Avaliação da Semana – Jac T40 Automático, mais potente, sofisticado um hatch encorpado.
Bem amigos da Veloxtv, nesta semana falaremos do sucesso de vendas da marca chinesa Jac Motors, o T40, porém desta vez andamos na versão com câmbio automático.
O T40 CVT é uma opção mais sofisticada do que a versão manual. Para começar, o manual usa motor 1.5 flex de 127 cv, enquanto o CVT conta com novo motor 1.6 a gasolina de 138 cv (flex só no fim do ano). Os ganhos de potência e torque eram imprescindíveis para que o modelo não perdesse agilidade com o câmbio CVT, de relações infinitamente variáveis. A transmissão simula seis marchas para que o motorista tenha a opção de fazer as trocas por toques na alavanca.
Com uma relação peso/potência melhor que a da versão 1.5, o T40 CVT é um pouco mais ágil, embora o ajuste do câmbio (fornecido pela belga Punch) seja mais voltado, claramente, para conforto e economia. E nem a posição “Sport” é capaz de tirar muito o crossover dessa condição. Ele vai bem em trechos planos, mas ainda perde um pouco de disposição em subidas – lembrando que o nosso teste de avaliação foi entre as cidades de São Paulo e Gonçalves-MG foi feito com três pessoas a bordo. O consumo em estrada ficou em 14,9 km/l; enquanto no trecho urbano constatamos o consumo de 9,2 km/l. Em todo nosso período de experiência com T40 rodamos aproximadamente 780 Km.
Pontos Fortes
Entre os pontos elogiáveis, está o padrão de construção. O acabamento interno, para a faixa de preço na qual o veículo está inserido, é bem-feito, com componentes internos sem falhas de encaixe ou de montagem. Os plásticos duros não destoam no segmento, sendo que no painel e nas forrações das portas eles são suavizados por enxertos estofados. A ergonomia também é correta, com boa posição de dirigir, volante de pegada confortável – apesar de a coluna ser ajustável apenas em altura, e não em profundidade – e instrumentos de leitura fácil. O nível de ruído a bordo não é elevado, revelando um isolamento acústico competente.
O preço sugerido para o novo crossover T40 CVT é de R$ 73.990, exatos R$ 10 mil a mais que a versão manual. Para justificar a diferença de preço, o T40 automático possui ar-condicionado automático, os bancos de couro são de série e o quadro de instrumentos tem melhor visibilidade. Ele ainda oferece sistema start-stop, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira (o manual só tem na traseira), assistente de partida em rampas e sistema de auto-diagnose.
Além das novidades, ele tem todos os itens da versão manual, como tela multimídia de 8 polegadas, piloto automático, direção elétrica, câmera frontal (mania russa), câmera de ré, etc. O único opcional é a pintura do teto em tom diferente da carroceria (R$ 1.490). De fato, o modelo vem bem completo, oferecendo um pacote interessante na comparação com outros hatches ou monovolumes de estilo aventureiro.
Espaço Interno
O espaço interno também é satisfatório para o porte do carro. Quatro adultos de estatura elevada conseguem se acomodar sem desconforto. Com cinco a bordo, a situação fica, literalmente, mais justa, mas ainda aceitável para a categoria. Além disso, todos contam com a proteção de cintos de três pontos e encostos de cabeça.
Design
Com desenho italiano, bom porte, estilo aventureiro, porta-malas espaçoso (450 litros), acabamento correto e boa lista de equipamentos, o T40 CVT firma-se como a melhor opção chinesa no mercado brasileiro.
Instrumentos
A suspensão do T40 é tipo McPherson na frente e semi-independente por barra de torção atrás. O sistema tem compromisso bem-equacionado entre conforto e estabilidade, e faz com que o veículo consiga entregar boa estabilidade em curvas, sem rolagem exagerada da carroceria, e, ao mesmo tempo, tenha um rodar confortável em pisos irregulares, deixando os ocupantes a salvo de mexidas bruscas e pulos. Só não é melhor porque o conjunto chega ao fim do curso com facilidade.
Os freios chamam a atenção pela utilização de discos nas quatro rodas (do tipo ventilado na dianteira e sólido na traseira), um sistema mais sofisticado e, em tese, melhor que o utilizado em outros modelos, nos quais as rodas de trás são equipadas com tambores. O T40 chega à imobilidade em espaços curtos, item que corrobora de maneira decisiva para a segurança.
Opinião sobre compra
Em nossa opinião vale a pena adquirir o T40 Automático; pois o preço que vai de R$ 70.990 a R$ 73.990, dependendo do nível de equipamentos, é competitivo diante do conteúdo do modelo e sua competitividade no mercado interno.
Galeria de Imagens