Avaliação da Semana – Citroen C4 Lounge o que ele tinha de destaque na versão anterior foi aprimorado e continua sendo o queridinho dos brasileiros em seu segmento.
Caros amigos internautas, nas últimas duas semanas estivemos com o renovado Citroën C4 Lounge; e o que era muito bom, ficou ainda melhor. Com certeza a montadora francesa acerta mais uma vez em cheio nas solicitações do seu público alvo; oferecendo segurança, conforto, tecnologia e principalmente dirigibilidade.
Entra ano, sai ano e, diferentemente de alguns carros que mudam pouco, o facelift do Citroën C4 Lounge deu-lhe um toque a mais de personalidade. Essa mudança de meia-vida trouxe uma nova frente, agora reposicionada dentro da linha C4, ao lado dos irmãos C4 Picasso, Grand C4 Picasso e C4 Cactus (cuja chegada ocorrerá no segundo semestre deste ano). Seguindo os traços da família, a dianteira do sedã passou a ser dividida em dois blocos, enquanto a silhueta, inspirada nos clássicos XM, SM e CX, estreou uma tênue alteração no vigia traseiro acompanhada de novas rodas de 16 ou de 17 polegadas, dependendo da versão. Atrás vieram lanternas 3D com assinatura luminosa. “A traseira foi a parte mais difícil de mexer, por isso destacamos o conjunto óptico”, diz Fabien Darche, gerente de estilo da Citroën para a América Latina.
Um destaque do C4 Lounge, desde seu lançamento em 2013, é a atenção aos detalhes, junto da qualidade dos acabamentos sensíveis ao toque. A cabine evoluiu ao receber quadro de instrumentos totalmente digital com iluminação branca, novo porta-objeto no painel, cor metalizada nos bancos e central multimídia com tela capacitiva de 7”, navegador embarcado e conectividade Android Auto/Apple CarPlay. O sistema de áudio é composto por quatro alto-falantes e dois tweeters. O ar-condicionado automático e digital é de duas zonas, e ainda oferece saídas de ar para quem viaja atrás. Falando nisso, seu entre-eixos de 2,710 m é superior aos 2,700 m dos rivais Chevrolet Cruze, Honda Civic, Nissan Sentra e Toyota Corolla, por exemplo, garantindo um bom espaço para quem viaja atrás. Ainda evidencia o conforto o encosto reclinável em até 29°. Já o porta-malas de 450 litros do Citroën é maior que o do Cruze (440) e menor que os do Civic (525), do Sentra (503) e do Corolla (470).
Segundo o fabricante, o volume de vendas será de 500 unidades/mês.Além disso o C4 Lounge é boa alternativa a quem quer fugir da mesmice dos sedãs japoneses, manter equipamentos e ainda economizar bons R$ 15 mil ou até R$ 20 mil por isso.
Além dessas novidades o três-volumes possui como itens de destaque: chave inteligente; alarme; trio elétrico; faróis full-LED; lanternas traseiras com assinatura em LED de efeito tridimensional; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); sensores de luminosidade e chuva; navegador GPS; câmera de ré; retrovisor interno antiofuscante; volante e bancos revestidos em couro; banco traseiro com apoio de braço retrátil na posição central; teto solar.
Também merece menção o já conhecido motor 1.6 turboflex da família THP, que ainda guarda resquícios de DNA da BMW. Capaz de render 166 cv de potência com gasolina e 173 cv com etanol, sendo 24,5 kgfm de torque com qualquer combustível logo a 1.400 rpm, ele entrega ótimo desempenho e consumo moderado para os padrões do segmento.
Espaço interno é outro bom ponto. Mesmo sendo um projeto mais antigo, o C4 Lounge possui entre-eixos de 2,71 metros, 1 cm maior que o de Corolla e Civic. Largura de 1,79 metro e altura de 1,50 metro contribuem para um bom espaço a pernas, ombros e cabeças. Bancos possuem nível satisfatório de conforto em todas as posições. Níveis de isolamento acústico, rigidez da carroceria e firmeza das suspensões são os mesmos de antes, e estão dentro do que se deve exigir de um carro de porte médio acima de R$ 100 mil.
O câmbio manual inexiste. Esse conjunto agrada pela competência. Ou seja, espere por uma condução silenciosa acompanhada de trocas ágeis e uma boa dose de conforto conferida pelas suspensões bem calibradas – não houve alterações no conjunto. A caixa de direção é eletro-hidráulica ao invés de ter assistência elétrica.
O grafismo todo branco no fundo escuro tem aspecto simplório, mas sua leitura é fácil e rápida. A exceção fica com o conta–giros representado por uma barra horizontal discreta no alto do visor. O equipamento em que a Citroën pesou mais a mão, no entanto, foi o conjunto de faróis full-led.
Como marca registrada nas versões mais equipadas da marca, como é o caso da nossa, a Shine, o cromado é aplicado de forma muito elegante em diversos pontos do C4. No para-choques dianteiro, nos frisos dos vidros laterais, e entre as lanternas traseiras, que apresentam novos desenhos internos e guia de luz. Os faróis são full led, com função follow me, e os de neblina incorporando a função cornering light. Os retrovisores externos são da cor da carroceria e elétricos, se integrando de forma bem delicada na carroceria do C4 Lounge.
Outro destaque, são as novas rodas de liga 17″, diamantadas na nossa versão Shine, utilizando pneus 225/45 R17.
Com 4621 mm de comprimento, 1789 mm de largura, 1505 mm de altura e 2710 mm de entre-eixos o novo C4 Lounge mantém intactas as características do modelo, como sobriedade e elegância.
A entrada no interior do sedã médio francês é feita sem utilização da chave, com abertura e travamento das portas pelo sistema “mãos livres” (keyless). De imediato o amplo espaço fica evidente, não só para condutor e passageiro, como para os ocupantes da segunda fileira, onde três pessoas viajam sem problemas. Ainda no banco traseiro, e se o apoio de braço com porta-copos estiver aberto ao centro, viajam dois adultos de altura generosa, ficando evidente que sobra espaço, tanto nos joelhos (em relação aos bancos da frente), como lateralmente, e ainda entre a cabeça e o teto, referências de um interior muito bem aproveitado e espaçoso.
A versão Shine é também muito bem equipada, e vem com os itens indispensáveis para um bom sedã médio.
Já em relação ao sistema de áudio e multimídia, uma ótima atualização, com funcionalidades e grafismo que nos remetem a outros bons produtos do grupo PSA, ela é touchscreen de 7″ com espelhamento de celular e os já referidos comandos do ar-condicionado, com bluetooth e entrada auxiliar USB, espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, sistema de navegação e mostrando as imagens da câmera de ré.
Em relação ao acabamento, é notório o cuidado em entregar um produto sólido, com peças emborrachadas, bem integradas, e numa cabine onde entram poucos ruídos externos.
Tanto o volante como os bancos têm revestimento em couro, e entre os dianteiros existe ainda o apoio de braço com porta-objetos. Os apoios de cabeça dianteiros têm regulagem de altura e inclinação e os traseiros apenas em altura. Já que falamos de bancos, no sedã francês não podia faltar o sistema de fixação ISOFIX e top tether para cadeiras de crianças nos bancos traseiros.
O sedã da marca francesa mantem as ótimas características da anterior versão, equilibrado, ele é suave na absorção das irregularidades, sem perder a eficiência em alta velocidade.
Como todo o carro francês de um modo geral, e muito particularmente na Citroën, o conforto é privilegiado no conceito geral do carro, por isso não surpreende que o conjunto de suspensão do tipo pseudo macpherson independente na frente, e travessa deformável atrás, trabalhando em conjunto com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora na frente e atrás, entregue um ajuste tão interessante para os diversos tipos e qualidade de piso no Brasil, equilíbrio nem sempre fácil, convenhamos.
A sensação é de estabilidade e segurança em todas as situações. O C4 Lounge é também um sedã de manobras rápidas e precisas, e a direção eletro-hidráulica é leve e precisa no dia a dia da cidade, sem deixar de “ganhar” a necessária rigidez quando aceleramos nosso Citroën em velocidades maiores.
Galeria de Imagens: