Avaliação da Semana: C4 Lounge Tendance impressiona pelo conforto, consumo e dirigibilidade.
Boa tarde a todos que acompanham nossas matérias com as avaliações técnicas e de conjunto dos modelos nacionais que encontramos em nossas ruas. Nesta semana falaremos do C4 Lounge Tendance.
O modelo é a versão sedã do C4 hatch de segunda geração (que foi lançado em 2010 na França), e é feito na fábrica argentina da Citroën em Palomar.
O sobrenome Lounge indica espaço e conforto, e é isso que o novo carro entrega. A marca francesa foi buscar no C4 Lounge destinado ao mercado chinês a melhor solução para atacar esse segmento aqui na América do Sul, já que não dispõe de um sedã assim no portfólio para a Europa.
O novo estilo caiu muito bem no sedã francês. Com linhas mais arrojadas, o C4 Lounge exibe formas equilibradas e não lembra em nada a “barca” que era o Pallas. Ao vivo, chamam a atenção os vincos laterais inspirados na linha de luxo DS, em especial o DS4, o que confere uma personalidade forte ao modelo. Na frente, os faróis têm desenho arrojado que se integram ao duplo chevron da Citroën, enquanto o para-choque abriga uma grade inferior filetada envolta em cromado. Fecham o pacote os faróis de neblina e as luzes diurnas no formato de “L”, com LEDs.
A traseira também é bem resolvida, com lanternas de LEDs e desenho que se integra ao vinco lateral e à barra cromada na (elevada) tampa do porta-malas. Por falar nele, o compartimento de bagagens diminuiu para 450 litros, ainda um valor razoável – era de 513 litros no Pallas. Uma alteração estética para o nosso mercado é a inclusão de uma área sem pintura na parte inferior, que abriga os refletores e acomoda a saída de escape.
Na parte interna também há uma revolução com traços da linha DS. O painel é inteiro emborrachado, feito com material macio. É possível apertar e ver a peça mexer. O volante é igual ao do DS4, porém sem revestimento de couro nas versões de entrada e intermediária. O sistema de som, com comandos no volante em todas as versões, oferece a indispensável entrada USB e conexão Bluetooth para telefonia e áudio streaming. O banco do motorista tem ajuste manual, assim como o volante, que pode ser regulado em altura e profundidade. Para quem vai atrás, há bom espaço para três pessoas, apesar do assoalho ter o túnel elevado. A boa notícia é a saída de ar presente também para estes ocupantes.
O C4 Lounge Tendance, que avaliamos, possui o câmbio automático de seis marchas – eram quatro no Pallas. O motor é o mesmo 2.0 16V Flex utilizado no antecessor, que que entrega até 151 cv de potência. O quadro de instrumentos é de cor âmbar e o velocímetro tem números digitais grandes. Também se faz presente a antiquada telinha (a mesma do Peugeot 308) para o rádio.
Os trajetos de medição confirmaram que o motor de 2,0 litros é razoavelmente econômico em uso rodoviário moderado, sem grande exigência de potência, favorecido pela baixa rotação em sexta marcha e pela calibração do câmbio, que não faz reduções sem necessidade (mais uma vez, todo o trajeto a 120 km/h foi cumprido sem precisar sair da sexta, apesar das várias subidas da rodovia que usamos). Contudo, no uso urbano ou quando se requer mais desempenho, o consumo vai às alturas e a fama de beberrão passa a se justificar.
No dia 08-02, efetuamos um passeio pela Rodovia Ayrton Senna, saímos de São Paulo e dirigimos até Guararema, neste trajeto constatamos um consumo médio de 13,5 km/l (utilizando Etanol) em um velocidade linear de 120 km/h. Quando aceleramos um pouco mais o consumo do mesmo foi de 10,2 km/l; em nossa análise e avaliação foi excelente levando-se em conta o peso/potência do mesmo e o tipo de combustível que utilizamos.
No dia 10-02, resolvemos fazer o teste de consumo do C4 Lounge com gasolina e novamente fomos surpreendidos pelo baixo consumo de combustível em rotações lineares, só que desta vez utilizamos a Rodovia Castelo Branco para avaliação de consumo As medições foram de 19,4 km/l a uma velocidade 120 km/h e com giro de 2000RPM’s; quando aceleramos e aumentamos o giro para 3000 RPM’s o consumo médio foi de 12,8 km/l.
O consumo do C4 Lounge Tendance em regiões urbanas giram na média de 10,9 km/l utilizando “Etanol” e 13,2 km/l utilizando “Gasolina Comum”.
A suspensão da Tendance é macia, o que torna a condução mais confortável. O novo câmbio de seis marchas dá nova vida ao motor 2.0, com saídas mais espertas, assim como nas retomadas. Em velocidade de cruzeiro a 120 km/h, agrada pelo nível de ruído baixíssimo. Nas curvas, a inclinação da carroceria é mais acentuada.
Apesar do novo câmbio automático de seis marchas trazer melhorias significativas, como a redução de consumo em até 10% de acordo com a Citroën, o comportamento da transmissão ainda precisa de pequenos ajustes. Numa condução linear ela cumpre seu papel de forma eficaz, mas notamos que ao acelerar forte (kick down), simulando uma ultrapassagem ou aquela entrada rápida na faixa do lado, o câmbio reduz como esperado e eleva a rotação, porém, fica segurando a marcha com o giro alto mesmo após a gente aliviar o pé.
Ficha técnica – Citroën C4 Lounge 2.0 16V
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1998 cm³, flex;
Potência: 143cv gasolina/151cv etanol a 5.250 rpm;
Torque: 20,2 kgfm gasolina/21,7 kgfm etanol a 4.000 rpm;
Transmissão: automática de seis velocidades;
Direção: eletro-hidráulica;
Suspensão: Tipo Pseudo McPherson na dianteira e travessa deformável, molas helicoidais , amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora na traseira;
Freios: discos nas quatro rodas, com ABS, RFU e AFU;
Rodas: aro 16 com pneus 205/55 R16 ou aro 17 com pneus 225/45 R17; Peso: 1.439 kg;
Capacidades: porta-malas 450 litros;
Dimensões: comprimento 4.621 mm, largura 1.789 mm, altura 1.505 mm, entre eixos 2.710 mm;
Preço R$69.990.00
A seguir a galeria de fotos do C4 Lounge Tendance.
Este consumo de 13,5 km/l em velocidade linear de 120 km/h muito me surpreendeu positivamente, gostaria imensamente que me confirmasse esta informação. Muito obrigado e parabéns pelo detalhamento da matéria.
10,7 com etanol na cidade? é isso mesmo? acho que não corresponde esta informação.
Eduardo, boa tarde.
Nos desculpe pela demora.
Sim, foi este consumo, e sempre fotografamos e deixamos guardado para informações. Tudo depende da forma de dirigir de cada um e quanto acionamos o acelerador de forma desnecessária e ainda por cima mantemos a rotação em uma média de 2.000rpm
O meu lounge Tendance 2.0-13/14, com gasolina aditivada, dentro da cidade e rodar muito moderado, raramente alcançando os 3.000RPM, rende 6,6 km/l.
Olá,
Me chamo Fernando, e tenho um Lounge tendance 2014! Gostaria de saber como vcs conseguiram fazer esta media de consumo, tanto na cidade como na estrada?
Moro em Novo Hamburgo/RS, é uma cidade basicamente plana, com poucas subidas e mesmo assim, ñ faço mais que 7.8 gas. e 7 etanol!
valeu
abraços
O meu lounge Tendance 2.0-13/14, Automatico ,com gasolina aditivada, dentro da cidade e rodar muito moderado, raramente alcançando os 3.000RPM, rende 6,5 km/l., como faço para aumentar o rendimento da gasolina ???
Alberto, boa noite, me desculpe pela demora na resposta.
Vamos lá…
Você tem que seguir á risca o que irei lhe dizer, e acompanhar o andamento do veículo:
1º Encher o tanque com Gasolina aditivada;
2º Quando estiver no final colocar gasolina comum (tanque cheio)
3º Pode colocar etanol e sempre andar com 2000 de rpm.
1º Encher o tanque com Gasolina aditivada; ( so ando com o tanque cheio, só que coloco a gasolina comum, mas essa semana irei colocar aditivada ) ok
2º Quando estiver no final colocar gasolina comum (tanque cheio) ( não entendi esse )
3º Pode colocar etanol e sempre andar com 2000 de rpm. ( verifico isso no painel ? )
Alberto
Isso, coloque gasolina comum, para que o tanque fique limpo e depois coloque o etanol e sempre no uso do veículo não ultrapasse o limite de 2000 rpm.
Olá, devo fazer algo errado. Mantenho uma velocidade de cruzeiro na gasolina aditivada na estrada de 110/120 com gasolina aditivada e não passa de 10 por litro mesmo mantendo abaixo de 2000/3000 (piloto automático). Na cidade na mesma gasolina não faz mais que 6 por litro. Deve ter algo errado com meu c4 só pode :/ não bate esse consumo no meu carro.
Matheus, bom dia.
A regulagem do veículo deve estar com algum problema. Mas tente não utilizar o piloto automático, pois com ele seu consumo é um pouco elevado, quando usamos o nosso próprio controle conseguimos manter o consumo.
Olá hoje rodei na estrada com meu c4 lounge 2016 2.0 com etanol aditivado a 2.59 reais o litro, e no percurso de ida com rotação de 2mil fiz 13 km/l com ar condicionado desligado. Na volta fiz 11 km/l rotação em 2 mil com o ar condicionado ligado. A maior parte do percurso era de velocidade de 80 km e não peguei trânsito. Já na cidade tem feito 6km/l com trânsito com etanol adtivado e ar condicionado ligado, realmente o gasto na cidade é grande mas devemos levar em conta que o ar estava ligado e estava trânsito.
Vanessa, boa noite.
Me desculpe pela demora na resposta, mas sempre que possível responderemos a todos.
Ainda não andamos na nova versão do C4 Lounge, que devemos fazer em breve.
O procedimento adotado por você foi o correto, sempre mantendo uma rotação linear; entretanto verifique se o posto aonde você abastece seu carro tem gasolina de confiança e você verá que o consumo ainda tende a melhorar.
QUAL CARRO É MAIS ECONÔMICO O MEU C4 LOUNGE TENDECE 2015 OU O FLUENCE PRIVILÉGE?
Lúbia, bom dia, tudo bem?
Vamos lá:
São dois excelentes veículos, mas tem que levar em consideração, a qualidade do combustível que você irá colocar e o segundo é o peso/força no pedal do acelerador.
Na minha análise o C4 Lounge venceu neste quesito.
Att.
Fernando Judice
Por favor.. me esclareça suas regras pra melhorar o consumo.
Encher com gasolina aditivada e quando estiver quase cheio completar com comum? Ou usar todo tanque de aditivada e após encher com comum?
Colocar etanol nos próximos abastecimentos junto com o q já tinha, ou esperar entrar na reserva pra usar etanol?
Agradeço a ajuda.
Vamos lá Josi, boa tarde.
1º passo encher o tanque com gasolina aditivada…..usar até quando o mostrador apresentar menos de 1/4
2º Passo encher com gasolina comum……fazer da mesma forma acima….
3º Passo o uso do metanol……neste ponto informo para abastecer sempre em um posto da Shell ou Ipiranga….com melhor octanagem.
Tô apavorado meu na cidade só 4 km na br 8 .o que fazer