Avaliação da semana – Avaliamos o Onix LTZ 1.4 2017, o que era muito bom ficou fantástico.
Nesta semana apresentaremos a avaliação do novo Onix LTZ 1.4 (Automático), um hatch que em seu segmento é o líder disparado em vendas e em aprovação por parte de seus consumidores. Para comprovar esse fato ficamos com o veículo por 7 dias e andamos por diversos tipos de asfaltos e condições de clima. Adivinhem qual a nossa conclusão? Só no final da matéria.
Design
Se pensarmos friamente quando uma montadora informa que fará um facelift no carro líder de vendas em seu segmento, como o Onix, devemos esperar que alguma surpresa apareça e que o crescimento não seja tão graduado se comparado com seu antecessor. Não foi isso que aconteceu, a Chevrolet acertou em cheio ao anseio de seu público e deixou o líder de mercado mais atrativo.
A estética mudou e o carro ganhou mais qualidade no acabamento. Na frente, o Onix traz vincos esculpidos sobre capô, faróis de máscara negra com filetes de leds e grade bipartida, o que dá um ar mais moderno e requintado ao compacto. As rodas são exclusivas, com acabamento diamantado na face superior e 15 polegadas, calçadas com pneus 185/65 R15. Na traseira, as mudanças foram quase imperceptíveis. O layout de luzes das lanternas mudou, assim como o desenho que para-choque, ficou um pouco mais esportivo.
Tanto na parte lateral quanto na parte traseira do veículo as mudanças foram poucas; entretanto significativas, atrelando ainda mais o veículo á nova estética da Chevrolet. O cuidado com os detalhes nos faróis traseiros e sua saia, capôs e tampas dos porta-malas foram redesenhados deixando o carro visualmente completo.
Motor
O motor é 1.4 que desenvolve até 106 cv de potência a 6 mil rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com etanol e 98 cv e 13 kgfm nos mesmos giros com gasolina no tanque. De acordo com a marca, em busca de melhorar a eficiência energética e aumentar a autonomia do carro, o motor passou por atualizações nos pistões e bielas, que foram substituídos, no tipo de óleo lubrificante e módulo eletrônico trocados, além de novo sistema de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas. O câmbio automático de seis marchas também passou por uma reprogramação para executar trocas mais suaves.
O Onix teve 102 peças retrabalhadas na carroceria e seu peso foi reduzido em 32 kg. Sempre com foco na economia de combustível, o carro passou a usar novos pneus “verdes”, com 23% menos resistência à rolagem e sistema de monitoramento da pressão. Outra mudança foi o rebaixamento do carro em 10 mm, para melhorar a aerodinâmica, e a troca da barra estabilizadora.
Com todos os detalhes acima apresentados o Onix ficou por volta de 20% mais econômico que seu antecessor. Em nossa estadia com veículo dividimos a dosagem do mesmo na medição de consumo na estrada e na cidade.
Usando o procedimento de a cada 100km paramos para reabastecê-lo com o mesmo tipo de combustível e comprovamos a economia que Oniz LTZ (automático) trás para seu consumidor final. O combustível que utilizamos foi o Etanol e sempre usamos uma única bandeira de posto de combustível para garantir a mesma qualidade e performance.
Consumo médio na Cidade | 10,4 Km/L |
Consumo médio na Estrada | 14,6 Km/L |
Tecnologia
Um aspecto de crescente importância para os consumidores automotivos – e que a Chevrolet trata com particular atenção – é a conectividade. O Onstar, sistema que é capaz de ajudar a encontrar restaurantes e outros pontos de interesse, programar uma rota no GPS ou informar um simples horóscopo do dia – agora está disponível também para os compactos da marca. Oferecida gratuitamente no primeiro ano, a tecnologia pode incluir localização em caso de roubo, diagnóstico de problemas mecânicos – até da pressão dos pneus – e chamada de ambulância em caso de acidentes. A quantidade de recursos do Onstar varia de acordo com o modelo. O conhecido sistema multimídia Mylink de conexão com smartphones, com tela de sete polegadas, também evoluiu – foi redesenhado e agora é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, incorporando mais recursos da telefonia móvel aos veículos.
Parte Interna
O espaço interno é bom em relação a outros compactos. Quatro ocupantes viajam sem problemas e um quinto passageiro, se pequeno é aceitável, desde que em trajetos curtos. O isolamento acústico é bom e a suspensão amortece bem as irregularidades do asfalto.
A posição de dirigir em nossa visão esta muito bem encaminhada, e o motorista tem acesso direto a todos os comandos do veículo esticando as mãos. O espaço interno é amplo o que faz com que suas viagens / saídas sejam com muito conforto; um dos pontos fortes da Chevrolet e que vimos e sentimos quando estávamos com o Onix. A parte de vidro em boa parte do cockpit proporciona uma excelente dirigibilidade.
Há diversos espaços para guardar os objetos do motorista. As quatro portas têm bons ângulos de abertura e o entre-eixos de 2,53 metros,o que garante bom espaço no habitáculo. O porta-malas transporta 280 litros e está na média para o segmento de hatches compactos. Bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno com detalhes do volante e console central em preto brilhante, tampa do porta-luvas com o logo Chevrolet, porta-óculos no console de teto.
Ficha Técnica
Preço básico: R$ 49.590
Carro avaliado: R$ 59.790
Motor: 4 cilindros em linha 1.4, 8V
Cilindrada: 1389 cm3
Combustível: flex
Potência: 98 cv a 6.000 rpm (g) e 106 cv a 6.000 rpm (e)
Torque: 13,0 kgfm a 4.800 rpm (g) e 13,9 kgfm a 4.800 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,933m (c), 1,705 m (l), 1,476 m (a)
Entre-eixos: 2,528 m
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Peso: 1.074 kg
Consumo cidade: 10,4 km/l (etanol)
Consumo estrada: 14,6 km/l (etanol)
O Onix LTZ 1.4 é uma boa compra?
Sim, é uma excelente compra e tudo dependerá de como você quer seu Onix; pois traz muito espaço interno, design moderno e muita tecnologia embarcada, a suspensão alta, boa posição de dirigir e também uma das melhores maneiras de escolher seu próximo carro é analisando seu valor de revenda.