NacionaisTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da semana: Avaliamos o Lifan X60, um veículo com um excelente porte e apresentação.

Bom dia amigos e internautas que acompanham nossos trabalhos; nesta semana avaliamos o  X60, um SUV compacto montado no Uruguai, que chega ao mercado brasileiro de forma imponente e atrativa faltando apenas alguns detalhes para solidificação no mercado em que se encontra; um motor mais forte e se possível a Diesel.

O X60 possui um amplo espaço interno, com equipamentos multimídia de ultima geração, apresenta um excelente conforto ao dirigir e aos passageiros; proporcionando a todos uma excelente e confortável viagem ou locomoção dentro de uma cidade.

O Lifan X60 chama atenção por ir um pouco mais além dos próprios conterrâneos. Enquanto freios ABS, airbags dianteiros, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, alarme, rodas de liga leve e retrovisores elétricos se tornam cada vez mais comuns até mesmo em carros nacionais, o X60 vai além com regulagem elétrica dos faróis, volante com regulagem de altura e comandos do som, rodas de liga-leve (até mesmo no estepe), freios a disco nas quatro rodas, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, lanternas com LEDs e faróis e lanternas de neblina. Até a central multimídia com Bluetooth, MP3, conexão P2 e USB e DVD, e que exibe imagens da câmera de ré, é um dos equipamentos de série da versão Talent.

Nas dimensões, o Lifan X60 leva pequena desvantagem sobre o Renault Duster. São os mesmos 4,32 m de comprimento, mesmos 1,69 m de altura, mas com 1,79 m de largura perde por 3 cm, e os bons 2,60 m de entre eixos ainda são 7 cm menores que os do franco-romeno. De toda forma, o espaço interno é amplo para as duas fileiras de assentos. Os bancos traseiros ainda contam com sistema interessante para rebatimento e ajuste da inclinação do encosto, e há sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

O X60 impressiona ainda mais com seu preço: R$ 55.000. Com este montante compra-se apenas versões de entrada e com motor 1.6 dos concorrentes nativos, ou o Chery Tiggo, com seu motor 2.0 de 132 cv. O Lifan X60 fica no meio termo, com um 1.8 16V VVT à gasolina que gera 128 cv e 16,8 kgfm de torque (4200 rpm), e que chegam às rodas dianteiras após o câmbio manual de 5 marchas fazer seu trabalho.

O X60 tem estilo moderno, mas também não chega a ser careta. O capô elevado, como em  SUVs derivados de picapes, e os faróis de neblina nas extremidades do pára-choque é que fogem um pouco ao normal, e o pára-brisa menor e menos inclinado do que em seus contemporâneos faz ele parecer mais velho. LEDs nos faróis e lanternas tentam dar um ar mais moderno ao modelo.

Efetuamos uma viagem com o X60 a cidade do Rio de Janeiro, para que pudéssemos verificar e avaliar as reais qualidades e seus obstáculos no quesito longa duração. Nesta viagem constatamos que o X60 possui um elevado consumo de combustível e um motor que fica aquém do peso-potência do modelo.

Este elevado consumo, deve-se ao motor 1.8 utilizado na versão Top de linha por ora avaliada, em caso de um passo á frente seria muito proveitoso e interessante a montadora vir com uma versão com motor 2.4 e também com uma versão a Diesel, que a nosso ver resolveria com o do consumo excessivo.

A  montadora possui nos próximos anos muitos caminhos a seguir com este modelo, podendo e devendo alçar vôos mais altos e ambiciosos e um deles em nosso entendimento seria essa melhoria na parte do consumo.

Acima de 3.000 RPM’s o motor se comporta muito bem, pois tivemos uma tocada suave em toda nossa viagem à cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

Em nossa estadia no Rio de Janeiro conversamos com um proprietário de um X60 em Copacabana, e o mesmo confidenciou-nos que a cada dia que passa ele se surpreende com o carro, mas o que mais deixa a desejar é seu alto consumo; pois em um capital como a fluminense se faz muito necessário a utilização do ar condicionado.

FICHA TÉCNICA
» MOTOR

Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 1.794cm³ de cilindrada, 16 válvulas, a gasolina, com potência máxima de 128cv a 6.000rpm e torque de 16,8kgfm a 4.200rpm

» Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

» Suspensão/Rodas/Pneus 
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, independente, Trailing Arm; 7 x 16 polegadas de liga leve; 215/65 R16

» Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

» Freios

Discos nas quatro rodas, com ABS e EBD

» Capacidades

Peso, 1.330kg; tanque, 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 370kg

Equipamentos

» De série
Airbag duplo, cintos de segurança traseiros laterais de três pontos, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e regulagem de altura, chave com destravamento remoto das portas, freio ABS com EBD, trava central das portas, alarme antifurto, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos, desembaçador traseiro, retrovisores elétricos, faróis de neblina, porta-copos, apoios de cabeça com ajuste de altura, volante com regulagem de altura, direção hidráulica, ar-condicionado, sistema multimídia com DVD, GPS, rádio AM/FM/CD Player e tela de sete polegadas, abertura interna do porta-malas, banco traseiro com encosto reclinável e bipartido, ajuste elétrico da altura dos faróis e sistema de fixação de cadeiras para crianças tipo Isofix.

» Opcionais

Não tem.

Seguem as imagens:

IMG_3191 IMG_3192 IMG_3195 IMG_3197 IMG_3224 IMG_3245 IMG_3247 IMG_3251 IMG_3252 IMG_3258 IMG_3259 IMG_3262 IMG_3263 IMG_3264 IMG_3265 IMG_3268 IMG_3270 IMG_3271 IMG_3276 IMG_3278 IMG_3281

About Author

10 comentários sobre “Avaliação da semana: Avaliamos o Lifan X60, um veículo com um excelente porte e apresentação.

  • FIZ UMA RECLAMAÇÃO NA PAGINA OFICIAL DA LIFAN MOTORS SOBRE UMA OFICINA AUTORIZADA QUE LEVEI MINHA S.U.V X60 E FUI LITERALMENTE CENSURADO E BLOQUEADO PELA LIFAN EM SUA PAGINA OFICIAL É ESSE O PÓS VENDA E O RESPEITO QUE ATRIBUEM AOS PRIMEIROS PROPRIETÁRIOS DA LIFAN X60??? EMPURRAR OS PROBLEMAS PARA DEBAIXO DO TAPETE??? SEJAM HONESTOS E ASSUMAM DANDO ATENÇÃO E RESPEITO AOS PROPRIETÁRIOS DE UMA LIFAN QUE PAGARAM CARO PELO CARRO E MERECEM SER ATENDIDOS COM EDUCAÇÃO E RESPEITO.

    Resposta
    • Caro amigo, boa tarde tudo bem?

      Quero saber maiores detalhes dos problemas enfrentados por vocês consumidores da Marca.
      Queremos fazer uma matéria com vocês. Será que podemos agendar e assim você me passa tudo o que esta se passando?

      Meu contato é fernando@veloxtv.com.br

      Resposta
    • Juliano, boa tarde.
      Não faço parte da equipe da Lifan Motors do Brasil; apenas realizamos esta avaliação do veículo como fazemos das demais montadoras.
      Mas devido seus comentários já enviei para o responsável (diretor de comunicação) para que pudessem resolver o problema o mais rápido possível para você. Mantenha-me informado para que eu possa cobrá-los por resoluções.

      Atenciosamente,
      Fernando

      Resposta
  • Prezado Fernando.
    Parabéns pela matéria.

    Venho acompanhando o X60 a algum tempo. Como a sua matéria foi realizada no início de 2014 (um ano atrás) gostaria de saber se você tem opiões mais recentes dos proprietários desse veículo. Em sites de reclamaões ou opinião do ano não vejo nada com menos de um ano.

    Estou pronto para fechar entre outro modelo, mas uma opinião recente seria muito bem vinda neste momento, por conta de tudo que dizem das montadoras chinesas.

    Abraços,
    Rodrigo.

    Resposta
    • Em dezembro de 2015 compramos um Lifan X-60 Vip, desde então apresentou vários problemas. O maior deles foi não ter força para subir em estradas com acrives, por várias vezes tive que desviar da rota e pegar outra estrada para não passar pelo constrangimento do carro apagar. Inclusive um dia cheguei a bater no carro que estava atrás. No início a Lifan Fratelo Florianópolis, disse que a peça a ser trocada demoraria. Esperamos 4 meses. O carro foi deixado 3 dias na concessionária e pasmem voltou sem nenhum conserto. Sem nenhuma troca de peças. Estelionato caracterizado. Maior surpresa foi quando meu esposo teve na concessionária pedindo a troca do veículo, pois o mesmo tem garantia de 5 anos e não teve o seu defeito resolvido, foi a proposta do gerente da Loja, que meu esposo deveria pagar a diferença do veiculo novo. Então, hoje além da esfera judicial, vejo como solução para que outras pessoas não sejam lesadas igual eu, e expor meu problema para as pessoas e além disso colocar uma faixa em meu carro tornando público a minha indignação. Comprei um carro zero para usufruir dos benefícios desde e não passar por situações de perigo e constrangimentos mas infelizmente não foi o que ocorreu.

      Resposta
  • Pois é, ainda não perceberam que a maior propaganda é a “boca a boca” e por isso, não pensam em atender bem os clientes, estou pensando seriamente em trocar meu carro e, a princípio cogitava adquirir um X60 mas depois de tomar conhecimento de inúmeros comentários sobre problemas de fabricação e assistência técnica vou repensar a compra de meu próximo veículo.

    Resposta
  • Boa tarde, voces falaram duas vezes sobre o alto consumo mas não deixaram nem uma pista sobre qual a média cidade, estrada, gostaria de saber porque estou interessado em adquirir um. Desde já agradeço a atenção.

    Resposta
  • Olha eu tenho uma Lifan X60 Vip, moro em Rio Grande -rs e já fiz várias viagem para floripa, Uruguay, Porto Alegre e posso dizer q o consumo dela é muito bom, faz em média 13 lt, na velocidade de 120 kh, e sem contar o conforto, eu estou muito satisfeito com ela, até porque com o valor deste carro oque vcs comprariam….

    Resposta
  • E ai turma tenho um Lifan X60 VIP 2015, comprei faz 2 meses, proprietário antes de uma Duster, não me arrependo nem um pouco da um show na Duster, esta fazendo uma media de 13 km/l na estrada numa velocidade de 120 km, na cidade 10 Km/l o carro e muito bom estou bem satisfeito.

    Resposta
  • Bom dia, tenho uma x60 2015 e comento que realmente o consumo dela não é satisfatório….na estrada a uma velocidade de 110km/h com 2 pessoas a bordo ela faz 10km/lt…..é muito baixo sendo que em todas as revisões eu pedia e reclamava deste consumo alto e nada mudou além de uma atualização do painel…..tive também a mesma experiência de em uma subida íngreme o carro não ter força para subir…..é um carro confortável….porém deixa a desejar no torque e consumo….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *