Avaliação da semana: Avaliamos o J2 um veículo cativante.
Caros amigos boa noite, nesta semana tivemos o prazer de andar com o JAC J2 e apresentaremos a vocês internautas que nos acompanham o que nos cativou; e com certeza esta cativando o consumidor brasileiro.
O J2 tem dois atrativos que agradam os motoristas que moram na cidade grande: seu tamanho é perfeito para encontrar vagas facilmente e ele se comporta bem no trânsito. É aquele modelo bom para ir ao trabalhar todo dia, sem muita pretensão e tampouco necessidade de carregar muita bagagem no porta-malas. O “urbaninho” é o carro de entrada da marca chinesa e custa R$ 33.990.
O J2 desperta curiosidade por seu design cativante e pela apimentada proposta do motor 1.4 em uma carroceria tão pequena e leve, ainda mais sobre a promessa de 0 a 100 em 9,8 segundos. O modelo se destaca perante aos outros irmãos pelas cores fortes e pelo design melhor lapidado e por ter personalidade própria.
Ao entrar no J2, a sensação é de que ele é um carro frágil e este sentimento é reforçado ao se deparar com o excesso de plástico presente no interior do carro. No entanto, ele esconde sob o capô um motor potente para acelerar o seu peso leve (915 quilos, ele não chega a ter 1 tonelada). O propulsor é o mesmo que equipa o J3, ou seja, o 1.4 VVT 16V, de 108 cv. O torque de 14,07 kgfm está disponível aos 4.500 giros e é mais forte quando comparado ao concorrente Fiat Uno, que parte de R$ 28.090, nesta mesma motorização. O modelo rival tem força de até 12,5 kgfm a 3.500 rpm.
Design
Enquanto a direção do J2 se mostra bastante confortável nas ruas da cidade, sentimos que na estrada não é bem assim. A partir dos 100 km/h, ele começa a “balançar” um pouco, o que não oferece tanta confiança aos passageiros. O motorista sente o vento enfrentar o compacto e não fica tão à vontade para acelerar muito mais. Mantivemos sempre o carro na velocidade acima informada e com a rotação muito próxima dos 3.000 rpm.
Sentimos que a suspensão do J2 poderia ser mais firme. Em pisos irregulares os passageiros não são poupados e sentem o impacto de buracos. O câmbio manual de cinco marchas é macio e as trocas são realizadas de maneira suave, sem problema de encaixe.
Como o J2 é compacto, não dá para exigir tanto de seu espaço interno. Seu entre-eixos mede 2,39 metros, portanto não há muita área livre entre as pernas do passageiro do assento traseiro e o encosto do banco do motorista (caso um dos dois tenha mais do que 1,70 m sofrerá com a falta de espaço). A visibilidade que o hatch oferece é muito boa, assim como a posição de dirigir.
A unidade avaliada não apresentou rebarbas, mas, para compensar o excesso de plástico frágil no acabamento, o J2 sai da fábrica bem equipado. Ele oferece itens de série como conjunto de vidros, travas e retrovisores elétricos, desembaçador, faróis de neblina, air bag, freios ABS, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, rádio, alarme e ar-condicionado. O volante oferece regulagem de altura, porém a posição é muito pouco alterada, na prática nem parece que tem esta opção.
A posição em que o comando de abertura dos vidros está localizado incomoda o motorista. Os botões ficam abaixo do rádio, na parte central do painel, e não identificam qual das quatro janelas cada um está associado. Portanto, é muito fácil confundir o condutor na hora de abrir ou fechar as janelas.
Em meio esta avaliação entrevistamos o representante comercial “Anderson Pantosi”, que esta a procura de um carro novo e com um baixo consumo de combustível; então propusemos ao mesmo que andasse com o J2 e da mesma forma que ficamos surpresos o nosso entrevistado saiu empolgado com as qualidades apresentadas pelo veículo.
Dentre alguns pontos fortes, Anderson destacou o peso potência do carro, em trechos urbanos que necessitam uma rápida retomada e pelo seu design inovador e arrojado. Salientou que ainda falta a versão flex para este modelo. Um outro atrativo dito pelo mesmo foi a facilidade em manobras.
O ponto que na visão de nosso entrevistado esta um pouco aquém do que o modelo poderia apresentar é um espaço interno mais distribuído; pois o porta-malas é muito pequeno cabendo poucas coisas.
Ficha Técnica
Motor/Performance |
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Motorização: | 1.3 | |
Alimentação | Injeção multi ponto | |
Combustível | Gasolina | |
Potência (cv) | 108.0 | |
Cilindradas (cm3) | 1.332 | |
Torque (Kgf.m) | 14,1 | |
Velocidade Máxima (Km/h) | 186 | |
Tempo 0-100 (Km/h) | 9.8 | |
Consumo cidade (Km/L) | 11.9 | |
Consumo estrada (Km/L) | 15.2 |
Dimensões |
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Altura (mm) | 1475 |
Largura (mm) | 1640 |
Comprimento (mm) | 3535 |
Entre-eixos (mm) | 2390 |
Peso (kg) | 915 |
Tanque (L) | 35.0 |
Porta-malas (L) | 121 |
Ocupantes | 5 |
Mecânica |
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Câmbio | Manual de 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Suspensão traseira | Suspensão tipo braços triangulares, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Freios | Dois freios à disco com dois discos ventilados. |
Itens de Série |
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Conexão externa para entretenimento inclui conexão USB. | |
Porta traseira abertura vertical. | |
Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente. | |
Distribuição eletrônica de frenagem EBD. | |
Estepe em ferro e normal. | |
Rodas dianteiras e traseiras em liga leve 14 com 5,0pol de largura. | |
Vidros elétricos na dianteira e traseira. | |
Limpador do pára-brisa com intermitência variável. | |
Vidros verdes. | |
Vidro traseiro fixo com anti-embaçante. | |
Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado. | |
Retrovisor interno. | |
Ar condicionado. | |
Transmissão manual com cinco velocidades no assoalho e manual. | |
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo braços triangulares e traseira com roda tipo independente e molas helicoidais. | |
Direção Assistida tipo. | |
Volante de direção com ajuste de altura. | |
Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente. | |
Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista para passageiro, manual e manual. | |
Revestimento dos bancos em tecido. | |
Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático. | |
Cintos de seguranca no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador. | |
Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros. | |
Airbag dianteiro para motorista e passageiro. | |
Pintura normal. | |
Alarme. | |
Travamento central remoto e sensível à velocidade. | |
Cobertura do porta-malas rígida. | |
Pneus: dianteiros, traseiros, 175 x 60 H e 79. | |
Luzes de neblina traseira. | |
Faróis de neblina dianteiros. | |
Controle dos faróis manual. | |
Faróis lâmpada halógena. | |
Acabamento de luxo com imitação de alumínio na alavanca de câmbio, imitação de fibra de carbono nas portas e imitação de fibra de carbono no painel. | |
Conta-giros. | |
Um hodômetro parcial. | |
Painel instrumentos. | |
Tração dianteira. | |
Capacidade de carga: banco traseiro normal – até altura dos vidros (litros): 121 e medida do fabricante. | |
Sensor de estacionamento traseiro e tipo sensores. | |
Espelho de cortesia para motorista e passageiro. | |
Pára-choques na pintado, dianteiros e traseiros. | |
ABS. | |
Dois freios à disco com dois discos ventilados. | |
Aerofólio na cor do veículo e no teto. | |
Tomada com saída 12v dianteira. | |
Equipamento de som AM / FM com CD no painel CD Player com leitor de MP3. | |
Quatro alto-falantes. | |
5 assentos com configuração 2+3. | |
Carroceria com cinco portas tipo hatchback entre eixos curto. |