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Avaliação da Semana – Avaliação Jac T6; o SUV completo e com preço acessível.

Bem amigos da Veloxtv, nesta semana apresentaremos a avaliação do Jac T6, um SUV Médio, completo, e que não deixa a desejar em nada a seus concorrentes diretos, e avisa estou nessa briga e se cuidem que cheguei.

O primeiro utilitário-esportivo da marca, o JAC T6 2016 chega com tamanho de suvs médios por preços dos modelos menores, essa é a grande jogada da marca para se diferenciar no mercado. Possui 4,47 m de comprimento e 1,84 m de largura e um preço competitivo a partir de R$ 69.990.

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Custando entre R$ 69.900 e R$ 75.690, o Novo JAC T6 é um SUV médio no meio de utilitários esportivos de porte compacto. Ele não está sozinho, é claro, pois há também o velho Tucson e os também chineses X60 e Tiggo.

O visual do JAC T6 2016 é bem resolvido com linhas que remetem ao Audi Q3 na traseira. Na frente as linhas são claramente um JAC, mostrando que a marca já começou a criar uma identidade visual que segue para a linha, clara demonstração de desenvolvimento de seus departamento de design.

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O design foi todo desenvolvido no centro de design da JAC, em Turin, na Itália. O SUV tem apliques cromados por toda a grade e ao redor do vidro, além de repetidores de seta nos retrovisores. Também traz itens como faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, que inclui o funcionamento automático durante 30 segundos após o motor do carro ser desligado.

O perfil é aerodinâmico e elegante até, passando a impressão de luxo antes de robustez. Cromados nas maçanetas, detalhes nos para-lamas dianteiros e barras no teto reforçam essa ideia. Os vidros filmados da JAC Motors ajudam no aspecto visual, embora atrapalhem a visibilidade a noite.

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Motor

Embaixo do capô do JAC T6 2016 temos um motor quatro cilindros 2.0 litros 16V VVT JetFlex, com cabeçote construído em alumínio. Este propulsor gera 155 cv e 160 cv, ambos a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra.

Ele oferece retomadas adequadas para seu porte e proposta, assim como conforto ao rodar na estrada. Em 110 km/h, a rotação fica na casa dos 2.900 rpm. O T6 Flex fez 8,5 km/litro na cidade e 12,2 km/litro na estrada, ambos com gasolina.

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A direção elétrica é muito leve em manobras e também o é em velocidades mais altas. Os freios são suficientes, mas a suspensão ainda reflete bem sua origem chinesa, sendo bem macia.

A suspensão independente tem uma calibragem bem esportiva, permitindo até certas ousadias devido a boa estabilidade. Segundo o importador o modelo rodou quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno em estradas brasileiras antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores, visando a adaptação mais condizente à realidade de uso no país. O sistema conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos.

Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com sistema anti-bloqueantes (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A direção oferece assistência elétrica progressiva, com excelente calibragem.

Parte Interna

O ambiente da versão chinesa não era de fato adequado ao padrão estabelecido pelo consumidor brasileiro e por isso, os bancos caramelo foram trocados por um tecido melhor e de excelente aspecto visual.

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O desenho do painel permanece o mesmo, mas agora com aplique que imita madeira (de boa aparência, por sinal), bem como detalhes em preto brilhante e tonalidade geral preta. A multimídia com espalhamento de smartphone (Mirror Link), navegador GPS e entrada HDMI também tem conexão Bluetooth e conexões USB e auxiliar, bem como reprodutor de CD e câmera de ré.

A novidade de colocar a tela do smartphone no display touchscreen é muito válida, mas nem todos os aparelhos conseguem conectar-se à essa funcionalidade, mesmo com uso do app GP Link, recomendado para essa integração. Aliás, o cabo HDMI fica instalado no porta-luvas junto com outra entrada USB.

Outro destaque do Novo T6 é o quadro de instrumentos de fácil leitura e iluminação branca, bem superior em visibilidade se comparado com o similar da minivan J6. O volante com comandos de áudio tem boa empunhadura, mas as hastes de faróis (sensor crepuscular incluso) e limpadores ficam distantes dos dedos.

Há basculamento elétrico dos retrovisores, mas não é acionado pela chave ao travar as portas, por exemplo. Precisa ser acionado por um botão sem iluminação na base do painel, junto ao ajuste dos espelhos. A iluminação ambiente é boa e não cansa, tendo regulagem de intensidade.

A ergonomia no geral é adequada e a posição de dirigir correta. O espaço para quem vai atrás é muito bom, assim como o porta-malas com 610 litros, cobertura retrátil e rede para bagagens na versão completa. O T6 JetFlex pode levar cinco adultos com conforto e mais grande quantidade de bagagem.

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Como esperamos de um modelo do segmento e tradicionalmente na marca JAC, o modelo vem bem equipado com diversos itens de comodidade, como vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia.

No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura

O sistema multimídia da Foxconn (opcional) é intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet por meio do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.

O JAC T6 Flex não oferece apenas um porte maior que os utilitários compactos, mas também mais espaço e porta-malas. O conjunto geral entrega conforto e nível de equipamento muito bons.

Ar condicionado automático, multimídia com GPS/HDMI/USB/Bluetooth/USB/Mirror Link, direção elétrica, trio elétrico, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 17, ABS/EDB, airbag duplo, câmera de ré, sensor de estacionamento, detalhes cromados, faróis de neblina, rede no porta-malas, sensor crepuscular, entre outros, são oferecidos no pacote completo do T6 2.0.

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Nossa Conclusão

Para você consumidor que gosta de SUV e não esta disposta a investir um dinheiro considerável na aquisição, indicamos a compra do Jac T6, por todos os motivos acima apresentados e descritos nesta matéria; como também o fato de andarmos com o mesmo em algumas cidades do estado de São Paulo e ele ter chamado a atenção por sua beleza, conforto e segurança.

Agora apresentaremos os dados técnicos fornecidos pela Jac Motors do Brasil, afim de que tenham certeza absoluta de todo o produto que estamos apresentando e a qualidade de seus componentes e materiais.

Ficha Técnica do JAC T6 2.0 JetFlex

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1997 cm³
Potência – 155/160 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 19,9/20,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,8 segundos
Velocidade máxima – 186 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.900 rpm
Consumo urbano – 8,5 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 12,2 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 17 com pneus 225/60 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.475 mm
Largura – 1.840 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.670 mm
Entre-eixos – 2.645 mm
Peso em ordem de marcha – 1.460 kg
Tanque – 60 litros
Porta-malas – 610 litros
Preço (completo) – R$ 75.690

 

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Esperamos que vocês tenham gostado de nossa matéria, na semana que vem estaremos apresentando com detalhes a avaliação de dois veículos; primeiro o Smart e no final da próxima semana falaremos do Honda CIVIC LXR.

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