Avaliação da Semana – Andamos no novíssimo Volvo XC40, o luxo á toda prova.
Caros amigos da Veloxtv, nesta semana apresentamos o nosso teste com o novíssimo Volvo Xc40, o utilitário de entrada da marca Sueca em todo mundo e no Brasil não poderia ser diferente.
Andamos com a versão Momentum, modelo semiautônomo mais barato do Brasil chega ao mercado para ser o carro-chefe da marca sueca.
O compacto da Volvo tem potencial para aumentar as vendas da marca no Brasil quase sozinho. Pudemos constatar quando fizemos a apresentação do carro para alguns empresários da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Entre os atrativos, está a tão comentada tecnologia de direção semiautônoma por computadores; além de outros atrativos imponentes no quesito de segurança, conforto e dirigibilidade.
Antes de iniciarmos com as informações do teste e as nossas impressões, abastecemos o veículo no Posto de Serviço Jardim da Glória, na Avenida Lins de Vasconcellos, 1867 – Jardim da Glória – São Paulo/ SP; onde colocamos 40 litros de gasolina original Ipiranga. Gostaríamos de agradecer ao Sampaio (gerente do posto) pela parceria com a Veloxtv neste ano para realização do nosso trabalho e início de nossa viagem á região serrana do estado do Rio de Janeiro; onde pelas estradas andamos mais de 1 000 quilômetros (ida e volta).
Todos os testes e avaliações da Veloxtv estamos utilizando combustível ipiranga e no caso da Volvo Xc40 completamos o tanque com a gasolina original.
Vamos ao que todos esperam, os melhores momentos do carro!
Espaço Interno
Por fora, o XC40 pode até parecer menor que seus concorrentes, mas ele é maior que o Audi Q3 e mede praticamente o mesmo que o BMW X1. Por isso o espaço interno também surpreende. Com 2,70 metros de entre-eixos, quem vai atrás não passa aperto. Há bom espaço para pernas e cabeças e só não é melhor para o ocupante do meio, porque o túnel central é bem elevado.
No banco de trás, há pelo menos duas saídas do ar-condicionado, porta-copos e até apoio de braço. A proteção de todos também é garantida pelos seis airbags e pelo sistema de ancoragem para cadeirinhas, o Isofix.
A abertura das portas traseiras é pequena em relação ao porte do carro. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso pode dificultar em algumas situações, como na hora de instalar uma cadeirinha infantil.
O bagageiro acomoda 460 litros e tem abertura e fechamento elétrico sem uso das mãos. O sistema é um diferencial nessa categoria e para acioná-lo basta passar o pé embaixo do para-choque traseiro para abrir e fechar o compartimento. Para levar objetos maiores, os bancos podem ser rebatidos, aumentando o espaço para 1.336 litros.
Primeiras impressões
O novo utilitário esportivo sueco é novidade na linha de carros da marca, até então o XC60 segurava o bastão de principal jipe da Volvo, o que deverá ser a nova tarefa do XC40. E tudo leva a crer que ele vai tirar de letra essa missão.
Numa estratégia global veloz, a Volvo lançou em Abril o modelo no Brasil, pouco tempo depois do início das vendas no exterior. Desde janeiro, ele já podia ser reservado e segundo a marca, mais de mil pedidos foram confirmados, praticamente metade do volume esperado por ela em 2018.
Esses futuros clientes devem ter uma grata surpresa. O XC40 não é apenas o menor SUV da Volvo, mas também um modelo que mescla o capricho visto em seus irmãos maiores com soluções originais em estilo e tecnologia.
No caso do XC40, há uma nova plataforma, a CMA, e também ideias e conceitos já conhecidos, mas também muita coisa nova a começar pelo estilo. Em vez de fazer uma miniatura de um XC90, a Volvo resolveu pensar num carro com personalidade própria. E conseguiu. Se não tem a ousadia de um Range Rover Evoque, o XC40 é um carro difícil de ser confundido. Até os faróis “martelo de Thor” tem um desenho um pouco diferente, lembrando uma flecha. Na lateral, a coluna C traz um corte diagonal que se encontra com a moldura superior e forma um conjunto muito original.
Motor
O motor 2.0 de 252 cv das versões T5 usa um compressor e turbocompressor montados de forma sequencial e 35,7 mkgf distribuídos nas quatro rodas, sempre terá câmbio automático de oito marchas e motor 2.0 quatro-cilindros sobrealimentado.
A suspensão independente nas quatro rodas usa molas firmes, mas amortecedores macios. Em curvas, porém, a rolagem da carroceria é baixa, outro aspecto importante neste SUV.
Mais detalhes
Itens como assistente de manutenção de faixa e faróis totalmente em LEDs são de série em todas as versões. O XC40 Momentum soma chave presencial, câmera de ré, opção para cinco modos de condução e ar-condicionado digital de duas zonas.
A qualidade do acabamento do painel é ótima, com materiais emborrachados e até peças metálicas (como os inusitados controladores dos difusores de ar verticais), item cada vez mais raro mesmo em alguns modelos de luxo.
O sistema multimídia Sensus também usado em outros Volvo segue como grande destaque, com software intuitivo e ótima resolução. O painel de instrumentos repete a solução vista nos irmãos: um cluster (painel de instrumentos) digital com 13 polegadas, volante multifuncional com diversos comandos e uma central multimídia de 9 polegadas vertical. Talvez a melhor ideia que a Volvo teve em muitos anos. Além de ter uma área enorme ela é intuitiva de manejar e se conecta com o CarPlay e Android Auto.
A “paixão” por um carro nasce pelo seu exterior, o “amor incondicional” está em seu interior. Nesse sentido, o XC40 conquista rapidamente. A Volvo se preocupou em criar um carro envolvente mas também moderno com uso de materiais nobres e acabamento primoroso. Não bastasse isso, resolveu sair do lugar comum ao desenhar um sistema de som com alto falantes distribuídos pelo carro que liberam espaço nas portas. Em vez das enormes caixas há um porta-objetos imenso além de superfícies agradáveis ao toque e de texturas originais. O espaço interno é bom para quatro adultos, sobretudo para a cabeça.
O porta-malas tem bons 460 litros de volume e inclui uma solução interessante: ao dobrar o assoalho móvel do compartimento, dois ganchos se destacam para prender sacolas.
A proposta da Volvo de disponibilizar o equipamento em todas as unidades, permitindo que até veículos usados recebam o Pilot Assist posteriormente, é única no país e ousada. Equipado com o sistema Intellisafe, o XC40 contorna curvas e mantém a distância para o veículo da frente com certa precisão – talvez o City Safe pudesse ser menos brusco em algumas atitudes que toma, mas ele tira carga do motorista com certeza. A frenagem automática de emergência causa sustos, mas contribui para nos manter alerta.
Afinal, muitos clientes se questionarão porque estão pagando por sensores, que incluem até uma câmera de alta resolução, que só serão ativados mediante uma taxa.
O XC40 é o fruto mais visível desse otimismo: um carro bastante interessante e equilibrado além de original. Mas a marca parece saber que não basta um ótimo pacote técnico para vingar. Se os rivais eleitos por ela são os alemães a lição com o pós-venda parece ter vindo das montadoras asiáticas.
Por isso, a Volvo tem se preocupado em manter uma ligação com o cliente, seja por meio do Volvo On Call, um sistema de concierge que ajuda o motorista inclusive em casos de furtos (a marca garante que recuperou todos os carros roubados até hoje), seja com um plano de revisões acessível que custa R$ 10 mil nos três primeiros anos de uso. Além disso, ela oferece uma extensão da garantia de dois anos e também passará a comercializar um seguro próprio em parceria com a seguradora Liberty.
Ao volante
O XC40 T5 tem um desempenho bom, especialmente no modo esportivo (Dynamic) de condução. No confortável, as respostas demoram um pouco, porque o motor trabalha em rotação mais baixa, e com menor pressão na turbina.
Assim como o XC60 e XC90, as versões mais caras do XC40 possuem um um seletor de modos de condução. São cinco possíveis configurações, que alteram a resposta do motor, a agilidade de troca de marchas, o ajuste de direção e até as resposta dos freios. O utilitário fica mais econômico no modo Eco (claro!), mas prepare-se para saídas de semáforo e retomadas lentas.
A suspensão é independente nas quatro rodas e filtra bem as imperfeições do piso. A direção tem respostas rápidas, o que dá a sensação de o carro ser extremamente leve e menor. O que ajuda nessa impressão também é o tamanho do volante, pequeno. Outro ponto positivo: o SUV é extremamente silencioso. Para se ter uma ideia, o motor está em 1.600 rpm a 100 km/h. Ou seja: nada de sofrimento!
Quando o assunto é consumo de combustível, o XC40 fez 9,5 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina, o único combustível possível para esse carro.
Um dos pontos positivos do XC40 é a lista de equipamentos. O SUV tem desde a versão de entrada painel de instrumentos 100% digital e personalizável de 12,3 polegadas, tela LCD sensível ao toque de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, ajustes elétricos do banco do motorista com memorização, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e sensor de chuva. Mas por esse preço: sentimos falta de ar duas zonas, da câmera de ré, aletas atrás do volante e chave presencial, que só são itens de série na configuração intermediária de mais de R$ 190 mil. Também não tem ajuste de modo de condução para a configuração mais barata.
Sim, o XC40 se destaca na categoria pela versatilidade da plataforma modular — ela permitiu que a Volvo construísse um carro com design refinado, tecnológico, seguro e cheio de boas soluções de espaço interno. Ele também é bem equipado, apesar de dever alguns itens importantes na versão de entrada. A configuração topo de linha, com motor de 252 cv, agrada na dirigibilidade. Como a montadora passa a atender clientes que querem gastar menos, se é que a gente pode dizer assim, a Volvo passa a oferecer preço fixo na revisão de até 150 mil km e garantia estendida de até quatro anos. Tudo isso para tirar o medo de quem se preocupa com os gastos de um carro premium.
Galeria de Imagens: