Avaliação da Semana – Andamos com o SUV elétrico JAC E-JS4
Caros amigos internautas bom dia, nesta semana falaremos do SUV JAC E-JS4. O que mais notamos foi o impressionante o salto de qualidade dos carros da JAC, desde que chegaram ao Brasil 11 anos atras. Do veterano J3, só restam lembranças -boas e ruins- hoje em dia. A marca mudou o foco, investiu em tecnologia e hoje tem no Brasil a maior linha de modelos elétricos do mercado, todos fabricados na China.
O desenho do SUV chama atenção. Tem o mesmo porte médio de um Nissan Kicks, por exemplo, e o destaque são os conjuntos de faróis e lanternas, que garantem visual interessante e contemporâneo ao modelo. O JAC E-JS4 tem 4,410 m de comprimento, 1,800 m de largura, 1,660 m de altura e 2,620 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 520 litros, medidos até a altura dos encostos.
O interior do E-JS4 agrada. Tudo é bem desenhado e exala modernidade, com revestimentos em materiais de boa qualidade, painel bem desenhado, comandos do ar-condicionado por “touch”, grupo de instrumentos com três possibilidades de visualização e o multimídia com generosa tela de 10,2 polegadas, com interface simples e conectividade de Android Auto e Apple CarPlay. Um recurso também interessante é o seletor de marchas giratório, mas o botão gira 360 graus; deveria ter um limitador em cada função. O ambiente por dentro é agradável e iluminado, e o teto solar panorâmico -de série- ajuda nisso; quem viaja atrás tem à disposição dispõem saídas de ar condicionado e bom espaço.
É bem equipado, recheado de mimos. Como itens de série, temos seis airbags, painel de instrumentos digital, banco do motorista com regulagens elétricas de altura e distância, ar condicionado bizone, abertura das portas e e partida sem chave, sistema de câmeras externas em 360º, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento na frente e atrás, controle eletrônico de tração e estabilidade, sistema isofix para fixação de banquinhos infantis e monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. Pela atualidade do projeto e preço, sentimos falta do “cruise-control” adaptativo, aviso de troca de faixa, frenagem autônoma de emergência e aviso de ponto-cego.
O motor elétrico é alimentado por baterias de ferro-lítio, de 55 kWh, e tem 150 cv de potência e 34,7 mkgf de torque, máximos. O peso é de 1.680 kg, a tração dianteira e faz de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge os 160 km/h de velocidade máxima, segundo o fabricante.
Como a Volkswagen é dona de 50% da JAC desde o final de 2020, a interferência dos alemães nos projetos começa a ser notada. As suspensões surpreendem por garantir conforto e estabilidade na dose necessária. A direção tem respostas rápidas, com peso correto, sem problemas em condição de condução ou manobras. O nível de regeneração de energia pode ser ajustado em três modos: no mais abrangente, pode-se guiar o SUV utilizando apenas o pedal do acelerador, mas isso exige algum tempo para o motorista acostumar. Em rodovias, o correto acerto das suspensões dianteira e traseira peritem enfrentar curvas com confiança e sem maiores sustos; o “rolling” (inclinação em curvas) da carroceria é baixo.
Com o veículo 100% carregado, o painel de instruções apresenta a autonomia do E-JS4 é de até 420 km (NEDC) e para recarregar a bateria são necessárias oito horas conectado numa rede de 220V, ou uma hora em uma estação de carregamento rápido de 380V. Como todo elétrico no Brasil, que carece de infra-estrutura, é preciso sempre calcular bem -e com folga- trajetos e roteiros e pontos de parada para evitar sustos. Como curiosidade, as baterias pesam 300 kg e respondem por metade do preço do carro.
A boa amplitude interna do JAC E-JS4 é cooperada pelo teto solar panorâmico de série e quem viaja atrás dispõem de saídas de ar e bom espaço para as pernas/joelhos.
Uma pena o JAC E-JS4 não ter o controlador de velocidade adaptativo (ACC), o assistente de permanência em faixas, o monitor de pontos cegos e a frenagem autônoma de emergência.
Um detalhe importantíssimo a ser observado pelos interessados é a questão do custo das revisões: elas saem por R$ 59,90 ( a de 10.000 km), R$ 169,90 (20.000 km), R$ 59,90 (30.000 km), R$ 219,90 (40.000 km), R$ 59,90 (50.000 km) e R$ 169,90 (60.000 km). Valores extremamente baixos.
Dirigibilidade limpa e sem ruídos
O motor elétrico alimentado pela bateria de fosfato de ferro-lítio de 55 kWh entrega 150 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Com 1.680 kg, as respostas são de prontidão e dotado de tração dianteira, o JAC E-JS4 faz de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e crava 160 km/h de velocidade máxima.
No uso urbano, o SUV ainda surpreende pela forma com que as suspensões filtram/absorvem as irregularidades do asfalto transmitindo conforto aos passageiros. Sem dúvidas, uma calibração melhor que a encontrada nos modelos T60 Plus, no iEV60, no iEV20 e fruto do trabalho com a Volkswagen.
Já na estrada, o acerto do conjunto dianteiro e traseiro associado ao centro de gravidade possibilita encarar as curvas transmitindo confiança e sem a carroceria demonstrar a tendência de rolar além da conta.
Bateria
Como o modelo utiliza o padrão chinês é fornecido um adaptador para conseguir a compatibilidade. Já devidamente estacionado na vaga do prédio surgiu outro contratempo. Afinal, a única tomada convencional aterrada perto era de 110V.
FICHA TÉCNICA
JAC E-JS4
Preço básico: R$ 249.900
Carro avaliado: R$ 249.900
JAC E-JS4
Motor: dianteiro elétrico, com ímã permanente
Combustível: a bateria
Potência: 150 cv
Torque: 34,7 kgfm
Câmbio: caixa de redução
Direção: elétrica
Suspensões: Independetes McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: Discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,410 m (c), 1,800 m (l) e 1,660 m (a)
Entre-eixos: 2,620 m
Pneus: 225/45 R17
Porta-malas: 520 litros
Bateria: bateria de fosfato de ferro-lítio, 55 kWh
Peso: 1.680 kg
0-100 km/h: 7s5
Vel. máxima: 160 km/h
Consumo médio:13 kWh/100 km
Emissão de CO2: zero g/km 100% elétrico
Autonomia:420 km (NEDC)