Eventos corporativosNacionaisNissanNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Andamos com o Nissan Versa SR a mais nova versão no sedã compacto.

Caros amigos e internautas, estamos de volta, e nada melhor que iniciarmos a “Temporada 2025” dos testes e avaliações da Veloxtv com a mais nova versão de um veículo.

 

Nesta semana apresentamos para vocês o Nissan Versa SR; a sigla significa Sport Rally, a versão do sedã compacto da Nissan foi lançada em Julho de 2024; afim de captar no segmento um público mais arrojado e e que curte algmas aventuras off road, mas que não abre mão do seu sedã compacto.  A opção tem um apelo mais esportivo no visual e mais itens de série. O preço atual é de R$ 127.490.

 

Seu visual

A atual geração do Versa vendido aqui já tem um facelift nas costas. O design é afiado frente à concorrência, principalmente da dianteira e especialmente da grade, com uma pegada mais agressiva. A versão SR ainda dá um upgrade nessa estética, com spoiler integrado à tampa do porta-malas e uma imitação de difusor na traseira. As rodas são de 16 polegadas deixando o conjunto harmônico no carro.

 

É a segunda versão mais cara da linha, atrás apenas da topo de linha Exclusive, e se diferencia por ter grade escurecida, emblema SR ao lado do logo da Nissan e retrovisores em preto.  A grade frontal recebeu um acabamento preto brilhante que caiu muito bem com a identidade visual do sedã.

Espaço Interno e conforto

Rodar com o Versa é garantia de conforto. A suspensão é bem acertada e o volante tem o peso certo para dar leveza em manobras e precisão em alta velocidade. Atrás, o espaço não é o latifúndio da primeira geração, mas ainda há boa área para pernas e cabeça de quem viaja no banco traseiro.

 

Os bancos de tecido receberam detalhes alaranjados nas estampas e costuras. Essa mesma cor surge nas linhas do volante multifuncional, mas não parece encaixar na proposta. Toda a identidade externa do sedã é voltada a tonalidades escuras e vermelhas.

 

Em dimensões, o sedã mexicano tem 4,49 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos. Quatro adultos viajam com conforto.

 

Motor

O Versa é um dos poucos sedãs compactos à venda no Brasil que não oferece a opção de motorização turbo. A marca japonesa mantém ano após ano o veterano 1.6 aspirado flex de até 113 cv de potência e 15,8 kgfm de torque.

 

O câmbio automático CVT (continuamente variável) simula seis marchas. Este é o mesmo conjunto mecânico usado pelo Kicks e pelo Versa anterior chamado de V-Drive. Seu torque cheio surge em 4.000 rpm e, por conta da caixa CVT, afeita a fazer o motor girar alto. A sensação é de um comportamento sempre arrastado.

Consumo

O bom consumo de combustível é um atrativo para o Versa SR, pois o sedã pode marcar 8,7 km/l na cidade e 11,5 km/l na rodovia com etanol. Na gasolina, os números vão para 13,1 km/l 16,3 km/l, cabe salientar que para que se possa atingir essas marcas o condutor tem que estar ciente que acelerações bruscas não fazem parte de sua rotina de direção diária.

 

Atrativos

Vale destacar que a versão esportiva recebeu uma parte das assistências ativas do Versa Exclusive, como alerta de tráfego cruzado e frenagem autônoma emergencial. Não chega a ser um pacote ADAS robusto, com sensores de ponto cego ou assistente de permanência em faixa (estes aparecem apenas na versão Exclusive), mas gostei do fato de as babás não serem tão intervencionistas.

 

O excelente acerto de suspensão, muito agradável para rodar na cidade. As molas controlam bem o remelexo da carroceria, mesmo em asfalto ondulado. Já os impactos são suavizados pelos amortecedores, que também não deixam a dianteira raspar em desníveis. É quase como se o Versa “flutuasse” pela leveza.

 

 

Minha opinião sobre a compra

O nível de conforto a bordo, o bom consumo e os equipamentos de segurança que ele recebeu da configuração Exclusive fazem a compra valer a pena.

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *