Avaliação da Semana – Andamos com o NIssan Kicks o queridinho dos jovens aventureiros.
Caros amigos da Veloxtv, como estão?
Nesta semana vamos falar um pouco com um público específico; os aventureiros; e nada melhor que andar no carro que esta sendo a grande procura por parte deste seleto grupo de pessoas com idade entre 30 a 40 com uma pegada aventureira na veia e por incrível que possa parecer não gastando muito.
Estamos falando do Nissan Kicks Advance, onde é possível ter um SUV compacto com motorização 1.6, câmbio automático e vários equipamentos de série que garantem o conforto necessário para quem não exige muito. Ideal para famílias pequenas, tipo casal e dois filhos, que utilizam o carro no dia a dia e não passam apertos em viagens nos finais de semana. O porta-malas tem bom tamanho. Leva 432 litros de bagagem.
O motor é 1.6 aspirado de 113 cv, quando abastecido com etanol. Com gasolina, entrega 110 cv. A única opção de transmissão é a automática do tipo CVT com 6 marchas simulada. A posição do câmbio inclusive lembra muito os velhos Honda Fit, os primeiros a dominarem o mercado dos automáticos para este tipo de público. Arrisco dizer que a Nissan herdou boa parte das viúvas do bom e eficiente carro da Honda.
O Advance, que está abaixo do top Exclusive, mas bem acima do Sense de entrada, conta com chave inteligente presencial (I-Key), painel multifuncional em HD de 7’’, rodas de liga-leve 17”, multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 8”, botão Push Start, console central com apoio de braço e 2 portas USB tipo A, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Já acabamento premium nos bancos faz parte de um pacote de opcionais, que aumentam um pouco o preço final. O revestimento em couro, por exemplo, é opcional.
Conta com faróis com regulagem de altura. Também passa a ser de série a iluminação diurna em LED nos para-choques, e o repetidor de seta em LED nos retrovisores laterais. Ou seja, nada de exageros, mas com boa oferta de itens de série.
Um SUV bem recheado em termos de equipamento. São seis airbags, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, alerta de saída de faixa com correção, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego, controle de chassis e a câmera 360º.
O funcionamento dos recursos está bem calibrado, com destaque para a ótima câmera 360º para as manobras, um item que apareceu primeiro no Kicks entre as marcas generalistas e se mostra cada vez mais necessário com vagas apertadas em prédios e shoppings.
á no campo da conectividade, o Nissan Kicks traz apenas o básico pensando no mercado como hoje. A central multimídia Nissan Connect tem 8 polegadas e trabalha bem, mas está defasada em relação à concorrência. Não há, por exemplo, espelhamento sem fio para celulares.
O SUV tem um sistema de suspensão independente na dianteira e eixo e torção na traseira. A direção é elétrica e os freios são a disco ventilados nas rodas da frente e a tambor nas traseiras.
Experiência de Uso e Conforto
Na versão 2024, o Nissan Kicks sofreu mudanças no motor e perdeu um pouco de desempenho. O propulsor 1.6 aspirado segue confiável e muito econômico. São 113cv (3cv a menos) e 15,3 kgf/m de torque. Para o pessoal no qual falamos em nossa chamada o SUV da Nissan é o veículo perfeito para que procura consumo muito confiável e uma segurança no off-road, devido á sua altura do solo.
Um dos principais trunfos do Nissan Kicks é o seu espaço interno. As medidas são boas: 4,31m de comprimento, 1,76m de largura, 1,59m de altura e distância entre-eixos de 2,61m (uma das melhores da categoria). Além disso, o porta-malas é excelente, com 432 litros.
Para uma família média ou grande, o conforto vai reinar, principalmente porque a suspensão também recebeu um ajuste voltado para o bem estar e não para a dirigibilidade.
Em um mercado tão saturado como o de SUVs compactos, o espaço interno acaba sendo fundamental, sobretudo para o público que quer o Kicks. Os itens de conforto do Nissan Kicks 2024 são complementados pelo carregador de celular por indução, sensores de chuva e crepusculares, sensores de estacionamento, câmera de ré, ar-condicionado digital e automático, bancos com tecnologia da Nasa e chave presencial.
Na cidade, o Kicks responde bem. Agrada muito a linearidade de respostas e, com o baixo peso, desenvolve o suficiente para o trânsito diário na cidade. Não tem a força dos turbo, mas parece ser suficiente no dia a dia com bastante conforto – e isso puxa para a suspensão, que não reclama e tem uma boa relação entre o conforto e a dirigibilidade, com uma direção leve para manobrar, mas que não fica boba em velocidades mais altas.
Destaque para o painel com a tela de 7″, sistema multimídia com tela de 8″ com espelhamentos com cabos, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, rodas de 17″ com acabamento diamantado, acendimento automático dos faróis, faróis e lanternas em LEDs, carregador de smartphones por indução, retrovisor interno fotocrômico e sistema de som Bose, com falante até no encosto de cabeça do motorista.
Na parte de segurança, 6 airbags, controles de tração e estabilidade (com assistente de partida em rampas), alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, alerta de ponto-cego, alerta de tráfego traseiro, câmeras 360, vetorizador de torque e detector de objetos em movimento em ré.
Conclusão
Viajamos com o Nissan Kicks para a região da Serra da Cantareira, saímos de São Paulo com destino á Itamonte, Minas Gerais; bem ao pé do Pico das Agulhas Negras, essa região é cercada por diversos pontos maravilhosos, e no caminho deste destino o que mais encontramos dentro do Parque Nacional de Itatiaia foram equipes de trilheiros com seus Nissan Kicks.
Para você que é jovem e esta a procura de um Mini SUV com um preço acessível, o Nissan Kicks cumpre todas essas medidas e além do mais, você terá em seu poder um veículo com um baixíssimo custo de manutenção. VALE A PENA SIM!!!