Avaliação da Semana: Andamos com o Nissan Kicks Advance, o SUV perfeito para o público jovem.
Caros amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que neste semana vamos falar sobre o Nissan Kicks Advance, versão intermediária do SUV compacto da Nissan; só vamos dar uma brecha; um excelente carro para os jovens aventureiros e suas primeiras experiências fora da estrada.
Alguns carros não são líderes em vendas, não se destacam pelo design arrojado ou pela motorização acima da média. Mesmo assim agradam a uma parcela considerada dos consumidores, que buscam modelos discretos que entregam aquilo que eles querem na medida certa. Assim é o Nissan Kicks, avaliado nesta semana pelo Carro Express em sua versão intermediária Advance. Ele oferece equipamentos interessantes, sem tanto requinte ou tecnologia. É do tipo que faz a lição de casa, garantindo satisfação para quem quer até passar despercebido por aí.
Por pouco mais de R$130 mil, é possível ter um SUV compacto com motorização 1.6, câmbio automático e vários equipamentos de série que garantem o conforto necessário para quem não exige muito. Ideal para famílias pequenas, tipo casal e dois filhos, que utilizam o carro no dia a dia e não passam apertos em viagens nos finais de semana. O porta-malas tem bom tamanho. Leva 432 litros de bagagem.
O motor é 1.6 aspirado de 113 cv, quando abastecido com etanol. Com gasolina, entrega 110 cv. A única opção de transmissão é a automática do tipo CVT com 6 marchas simulada. A posição do câmbio inclusive lembra muito os velhos Honda Fit, os primeiros a dominarem o mercado dos automáticos para este tipo de público. Arrisco dizer que a Nissan herdou boa parte das viúvas do bom e eficiente carro da Honda.
O Advance, que está abaixo do top Exclusive, mas bem acima do Sense de entrada, conta com chave inteligente presencial (I-Key), painel multifuncional em HD de 7’’, rodas de liga-leve 17”, multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 8”, botão Push Start, console central com apoio de braço e 2 portas USB tipo A, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Já acabamento premium nos bancos faz parte de um pacote de opcionais, que aumentam um pouco o preço final. O revestimento em couro, por exemplo, é opcional.
Assim como as demais versões, o Advance conta com faróis com regulagem de altura. Também passa a ser de série a iluminação diurna em LED nos para-choques, e o repetidor de seta em LED nos retrovisores laterais. Ou seja, nada de exageros, mas com boa oferta de itens de série.
Vejam os Motivos para você adquirir o seu Nissan KIcks Advance:
Veja cinco bons motivos para comprar e outros cinco para fugir do Kicks Advance CVT Pack Plus, versão intermediária de R$ 136.490. Baseada na versão Advance, de R$ 134.290, ela acrescenta revestimento em couro sintético dos bancos.
1) Espaço interno e porta-malas
Mesmo já com quase oito anos de mercado, o Nissan Kicks continua a ser um dos SUVs compactos mais bem resolvidos do Brasil no quesito espaço interno. Os vãos para pernas na fileira traseira são generosos e o porta-malas de 432 litros é um dos maiores do segmento. O conforto dos bancos é outro ponto positivo.
Porta-malas do Nissan Kicks é um dos maiores do segmento; espaço e conforto dos bancos traseiros também são pontos positivos
2) Consumo de combustível
Mesmo sem motor turbo, o Kicks continua a ser um dos modelos mais econômicos da categoria. Segundo o Inmetro, seu consumo chega a 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade, sendo 9,6 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada. Tem muito hatch ou sedã com inveja desses números. Tudo graças ao peso baixo para um SUV, 1.136 kg, e ao câmbio CVT da Jatco.
3) Quadro de instrumentos digital
O Kicks foi um dos primeiros carros nacionais a oferecer quadro de instrumentos digital. Parcialmente, diga-se, visto que o velocímetro segue analógico até hoje. Mas o fato é que o sistema do Nissan é um dos mais dóceis e intuitivos do mercado. As informações ficam dispostas de maneira lógica e o manuseio, por meio dos botões no raio esquerdo do volante multifuncional, são fáceis de operar.
Quadro de instrumentos do Nissan Kicks Advance 2024 é parcialmente digital, pois mantém velocímetro analógico
4) Capacidade de manobra
Outra qualidade inerente ao Kicks desde seu lançamento é sua ótima capacidade de manobra. São apenas 10,2 metros de diâmetro de giro. Nem um Fiat Pulse e seus 10,5 m têm isso. Na versão Exclusive, há ainda uma câmera em 360 graus. No caso da Advance, temos apenas sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré simples, mas já está de bom tamanho.
5) Manutenção
Com R$ 4.455 de preço fixo para seis revisões básicas entre 10.000 km e 60.000 km, ou em um período de seis anos, o Nissan Kicks tem um dos menores, senão o menor, custos de manutenção periódica do segmento durante o período de garantia.
O que o Advance oferece de série:
- Rodas de liga leve de 17’ e pneus 205/55 R17
- Acendimento inteligente dos faróis
- Faróis dianteiros com sistema Follow me Home
- Aerofólio integrado na cor do veículo
- Lanternas traseiras em LED
- Rack de teto longitudinal na cor prata
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção em LED
- Airbags duplos frontais, laterais e de cortina
- Câmera traseira de estacionamento
- Controle de Tração e Estabilidade – (VDC – Vehicle Dynamic Control)
- Luzes de condução diurna (DTRL)
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Limpador de para-brisa dianteiro e traseiro com controle intermitente variável
- Luz de freio em LED
- Piloto Automático
- Sensor de estacionamento
- Sistema inteligente de Partida em Rampa (HSA)
- Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS)
- Ar-condicionado
- Painel multifuncional em HD de 7’
- Multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 8’, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay® e Android Auto®
- 4 alto-falantes
- Volante de três raios com regulagem de altura e profundidade
- Acabamento dos bancos em tecido premium
- Banco do motorista com ajustes de altura
- Assento traseiro bipartido 60/40 rebatível
- Bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity®
- Abertura e fechamento das portas através de controle remoto
- Fechamento dos vidros através de controle remoto
- Apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os 5 ocupantes
- Chave inteligente presencial (I-Key)
- Console central com apoio de braço e 2 portas USB tipo A
- Porta-malas com iluminação interna
- Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras
- Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema “One Touch” e antiesmagamento