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Avaliação da Semana – Andamos com o Jac T40 com seu design arrojado e preço competitivo no mercado nacional, mostra que estão no caminho certo.

Caros amigos internautas, nesta semana apresentaremos todos os detalhes de nosso teste com o  “Jac T40” com câmbio manual de 5 marchas; e a primeira impressão sobre o mais novo queridinho da Jac Motors no Brasil é que a marca chinesa acertou em cheio no seu design arrojado e com preço muito competitivo perante seus concorrentes nacionais.

 

Seus preços variam de R$ 57.990 a R$ 60.990, completo, com direito, inclusive, à pintura em dois tons, com teto preto, como a do modelo cedido para nossa avaliação. É quase o mesmo que a Renault cobra pelo Sandero Stepway (R$ 58.900), e pelo menos dez mil reais mais barato que as versões mais simples de EcoSport, WR-V e Duster. Andamos na versão Top de Linha com valor de mercado de R$60.990.

 

A estratégia é oferecer um veículo completo, com preço muito competitivo e um elevado tempo de garantia. Esses fatores associados com um design acertado é a fórmula do JAC T40.

 

O design é atual, tem até um certo ar de mini-Hyundai ix35 e elementos que denotam especial preocupação com o estilo, como os faróis compartimentados por moldura interna com projetor tipo canhão e luzes diurnas (DRL) de leds.

 

O JAC T40 tem um visual interessante, especialmente quando levamos em conta a mescla entre pintura chamativa, teto de outra cor e os detalhes cromados. A frente apresenta uma grade cromada proeminente e luzes diurnas em LED. Os cromados estão por toda a parte, para dar um toque de refinamento.

 

Na lateral, o cromado continua na parte inferior da moldura das janelas e nas maçanetas, e na traseira ele aparece no para-choque. O conjunto de faróis e lanternas são bem destacados, acompanhando o desenho do carro e sempre invadindo a lateral.Na lateral, o cromado continua na parte inferior da moldura das janelas e nas maçanetas, e na traseira ele aparece no para-choque. O conjunto de faróis e lanternas são bem destacados, acompanhando o desenho do carro e sempre invadindo a lateral.

 

Algo muito importante em seu segmento é o visual, e parece que o modelo da marca chinesa não fica devendo nesse quesito. As rodas são de liga leve e com pinças de freio vermelhas, outro ponto chamativo.

 

Por dentro, os sinais de evolução também são muito mais relevantes do que os problemas. Esqueça o plástico rígido, brilhante e com incontáveis texturas diferentes espalhados pela cabine. O desenho é harmonioso, e parece que a qualidade dos materiais tem melhorado a cada modelo que a JAC coloca no mercado brasileiro.

 

Assim como no exterior, a marca se preocupou em chamar a atenção para alguns detalhes, como a costura vermelha no volante e no câmbio, além dos puxadores pintados de cinza nas portas, o que dá um bom contraste.

 

O painel é fosco e as superfícies agradáveis ao toque; tem até uma pequena porção emborrachada sobre o quadro de instrumentos. O airbag do passageiro, tem um vão em relação ao painel, e as molduras dos difusores de ar laterais, cromadas.

 

A lista de equipamentos é farta, e conta com itens que não são vistos em outros modelos dessa faixa de preço. O espaço interno também agrada, tanto para os ocupantes como para as bagagens no porta-malas, que conta com ótimos 450 litros.

Ao volante, o T40 é agradável, com direção leve e suspensão macia. Não espere um desempenho empolgante, pois a relação de marchas longa está lá para priorizar o baixo consumo de combustível do motor 1.5 flex de 127/125 cv, o mesmo aplicado no T5.

 

O JAC T40 é um modelo que não foi lançado há tanto tempo por aqui, mas ele já apresentou novidades interessantes desde que chegou às concessionárias.

 

A principal delas é a JAC Connected Front Camera (foto acima), um item que poucos carros oferecem (nesse segmento ou até nos superiores). Essa câmera trabalha em conjunto com o aplicativo JAC View, disponível para Android e iOS, e permite a gravação de fotos, vídeos ou apenas áudio, registrando todo o percurso percorrido com o carro.

Os vídeos são em HD, e tudo fica salvo em cartões SD inseridos na lateral do dispositivo. Outro ponto interessante é que ela possui acelerômetro, o que permite registrar os últimos momentos antes de um acidente, sendo bem útil para comprovar o que realmente ocorreu.

 

O T40 topo de linha tem multimídia, câmera de ré (com resolução surpreendentemente alta, mas em um ângulo que dificulta a noção de espaço) e câmera frontal. Controle de estabilidade e tração, piloto automático, assistente de partida em rampa são de série desde a versão básica.

 

Motor

O JAC T40 chegou apenas com o motor 1.5 VVT 16V JetFlex, que é dianteiro, longitudinal e com 4 cilindros, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades e com tração dianteira.

 

Esse propulsor entrega 125 cv (a 6.000 rpm) com gasolina e 127 cv (também a 6.000 rpm) com etanol, enquanto o torque é de 15,4 kgfm (152 nm) quando abastecido com gasolina (4.000 rpm) e 15,7 kgfm (154 nm) com etanol (4.000 rpm).

 

O uso dele na estrada faz com que as rotações fiquem abaixo dos 3.000 giros, enquanto na cidade dá pra manter abaixo das 2.000 rotações por minuto. Isso certamente gera um conforto maior e um nível de ruído aceitável, o que é exatamente a proposta de modelos com esse tipo de câmbio.

 

Consumo

Os dados de consumo do JAC T40 mostram que esse é um ponto forte do modelo chinês. A versão manual, em testes com gasolina, conseguiu médias de 13,5 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada; já com etanol o veículo atingiu médias de 11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Percorremos em torno de 800 km ao todo sendo metade para cada tipo de combustível.

 

Pós vendas – Revisão

Um dos grandes destaques dos carros da JAC, desde sua chegada ao Brasil, é a garantia de 6 anos sem limite de quilometragem. Ela vale para falhas de material, montagem ou de fabricação, desde que o proprietário sempre faça as revisões programadas.

 

O programa de revisões do JAC T40, assim como de outros modelos da marca, é feito a cada 10.000 km. Elas tem preço fixo (que podem ser divididos em 4 vezes) e a primeira é grátis, mas uma informação é importante: a primeira revisão é feita logo aos 3.000 km.

 

Conclusão

Para quem busca com um carro bonito, muito bem equipado e com ótima relação custo/benefício, o T40 deve ser considerado, no mínimo, para um test drive, após este test drive muitos consumidores entrarão nas concessionárias espalhadas pelo Brasil para a aquisição de um veículo. O T40 é um SUV/crossover compacto que utiliza motor 1.5 flex com comando de válvulas variável e câmbio manual de cinco marchas.  O carro é firme nas curvas, graças também aos pneus bem largos (205 mm). Informamos ao público que vale muito a pena dar uma passadinha nas concessionárias da Jac Motors e fazer um test drive no Jac T40.

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