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Avaliação da Semana – Andamos com o Haval H6 PHEV34, excelente opção de SUV híbrido plugin, conforto e tecnologia ás suas mãos.

Caros amigos da Veloxtv, nesta semana vamos apresentar uma matéria com o veículo mais comentado nos últimos tempos; o GWM HAVAL PHEV34; um SUV de luxo, com tecnologia de última geração, conforto ao dirigir e aos passageiros, e uma autonomia, Híbrida……vamos á leitura né?

A GWM
A GWM (Great Wall Motors, onde Great Wall significa Grande Muralha da China) completou em abril último um ano de comercialização de seus carros no Brasil, com a promessa de que ainda neste ano de 2024 sejam oferecidos modelos fabricados no Brasil. A marca chinesa não brinca em serviço, e prova disso é que coloca no mercado veículos capazes de incomodar as marcas mais tradicionais.

A avaliação

A Veloxtv avaliou o Haval H6 PHEV, o híbrido mais vendido do Brasil, que custa R$ 279 mil. O  uso da plataforma LMN da marca, desenvolvida para veículos eletrificados, dá ao Haval H6 PHEV as generosas dimensões de 4,683 metros de comprimento, 1,886 m de largura, 1,730 m de altura, com entre eixos de 2,738 m e porta-malas de 560 litros.

No caso do modelo e versão testada trata-se de um veículo híbrido auto carregável, numa explicação simplista. O motor a combustão e um gerador, mais os momentos de desaceleração e frenagem do SUV, recarregam a bateria por meio do sistema de regeneração de energia. Pelos instrumentos e/ou central multimídia é possível acompanhar quando o veiculo está consumindo carga elétrica da bateria ou recuperando energia.

Espaço Interno

O porta-malas do GWM Haval H6 PHEV34 tem capacidade volumétrica de 560 litros, podendo ser expandido para 1.445 litros após o rebatimento da segunda fileira de bancos.

Uma vez dentro, a posição de dirigir é rapidamente conquistada graças aos ajustes elétricos do banco do motorista, que incluem ventilação e oferecem um excelente suporte lombar, com abas laterais pronunciadas.


O volante de aro fino oferece uma boa empunhadura, enquanto a coluna de direção é amplamente ajustável em altura e profundidade. No entanto, um detalhe que pode incomodar é o excesso de detalhes em preto brilhante, que tendem a evidenciar as impressões digitais e requerem mais atenção durante a limpeza para evitar arranhões.

 

As áreas macias ao toque estão presentes por toda parte, elevando a sensação de requinte. O quadro de instrumentos é totalmente digital de 10,25 polegadas, e o multimídia de 12,3 polegadas oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fio, com uma interface amigável.

 

A maioria dos comandos, como ajustar o ar-condicionado ou selecionar um dos modos de condução, é realizada por toques na tela, o que requer desviar o olhar da via, uma característica compartilhada com os veículos da Volvo Cars. Outras particularidades do SUV da GWM aparecem no bom ângulo de abertura da porta-traseira facilitando o acesso à cabine. E quem viaja atrás encontra um bom espaço para as pernas e os joelhos, além do teto solar panorâmico contribuir na sensação de amplitude interna.

 

De série, inclui cinco entradas USB, oito alto-falantes, saídas de ar para os ocupantes traseiros, Wi-Fi com função de Hotspot, atualizações remotas Over The Air (OTA) e Head-Up Display (HUD), que projeta no para-brisa informações, como a velocidade.

Sensação ao volante

A combinação do motor de quatro cilindros 1.5 turbo a gasolina com injeção direta, aliado à eletrificação, proporciona números combinados de 393 cv e 77,7 kgfm.

 

Fácil de conduzir, apesar do porte avantajado, o conforto é evidenciado pelo bom acerto das suspensões, tanto na fase de compressão quanto na de distensão das molas. Apesar de a carroceria ter 1,72 m de altura, as suspensões inibem a rolagem, mostrando que o SUV da GWM foi bem calibrado e ao gosto dos brasileiros.

 

O desempenho é sempre entregue de forma animada, e o Haval H6 PHEV34 oferece sete modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Neve, AWD (All-Wheel Drive), Lama e Duna. No Eco, tudo é ajustado de maneira comedida visando a eficiência, enquanto no Esportivo o motor a combustão entra em ação ao menor toque no pedal do acelerador.

Motor

Quando provocado, o Haval H6 responde de maneira mal criada e as acelerações fazem o corpo grudar no encosto do banco. Sem dúvidas, é um SUV com ótimo custo-diversão-habitabilidade, embora a proposta não seja de ser um esportivo.

 

Além dos sete modos de condução, também estão disponíveis três programas de assistência para a direção (Conforto, Normal e Esportivo), que deixa mais macia ou firme. Mesmo no trânsito, este último não incomoda no dia a dia.

 

Também estão disponíveis três modos de regeneração de energia: baixo, normal e alto. Durante nossa convivência, o programa mais forte não incomodou, enquanto a função One Pedal possibilita dirigir somente utilizando o pedal do acelerador. E um elogio vai para a boa modulação do pedal de freio, assim como o emprego de discos nos dois eixos – no dianteiro, são ventilados.

O grande ponto alto é rodar com a bateria cheia. Dessa forma, o SUV prioriza o uso da eletricidade sem gastar uma gota de gasolina. As reações são instantâneas e fazem esquecer os 2.040 kg do veículo. O único barulho evidente, dependendo do tipo de piso, é o da rolagem dos pneus de medidas 235/55. Mesmo assim, o isolamento acústico da cabine mantém grande parte dos ruídos indesejados do lado de fora.

 

O motor a combustão possui um funcionamento silencioso, e entra em ação, principalmente ao demandar do acelerador ou quando a bateria está descarregada. Ela nunca zera e, após nossa rodada de avaliações, restaram cinco quilômetros.

Consumo

Com a bateria carregada, alcançamos médias de consumo superiores a 24 km/l na cidade, onde o SUV regenera constantemente a energia de volta à bateria de 34 kWh. O Haval H6 PHEV possui duas tomadas de carregamento: uma de corrente alternada, que carrega de 0 a 100% em aproximadamente cinco horas, e outra de corrente direta, que precisa de apenas 29 minutos para ir de 10 a 80%.

Segundo o Inmetro, o alcance puramente elétrico do Haval H6 PHEV34 é de até 113 km. Além de proporcionar uma condução eficiente e dinâmica, o Haval H6 também se preocupa com a segurança dos ocupantes.

De série, há um pacote generoso, incluindo seis airbags, assistente de descida e de aclive, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, alertas de ponto cego e frenagem autônoma de tráfego cruzado.

O Haval H6 conta com um sistema que adapta a velocidade de acordo com a curva, estacionamento automático, assistência de reversão automática, que refaz os últimos 50 metros e reconhece novos obstáculos, e desvio inteligente.

NOSSA CONCLUSÃO

O Haval H6 PHEV34 combina a eficiência da condução eletrificada com um espaço interno generoso e um pacote de segurança que faz inveja a modelos alemães. Os chineses demonstraram que aprenderam a fabricar carros com alta qualidade, e o Haval H6 PHEV é uma prova concreta da evolução da indústria chinesa.

Para quem precisa de um SUV espaçoso, com 560 litros de porta-malas para levar a família nos passeios de fim de semana ou nas atividades do dia a dia, o SUV da GWM é uma excelente escolha. Contudo, não se esqueça de manter a bateria sempre carregada para alcançar médias de consumo superiores a 20 km/l.

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