Avaliação da Semana: Andamos com o elétrico Ora 3 Skin, completo, seguro e com estilo europeu.
Caros amigos da Veloxtv, nesta semana andamos com o GWM ORA 3 SKIN; um perfeito veículo europeu; entretanto o mesmo é chinês.
O GWM Ora 03 Skin é a versão do compacto elétrico que pode plantar dúvidas na cabeça de alguém que veja o Dolphin nas tardes de domingo. Por R$ 150 mil, chama a atenção pelas ruas com seu estilo que mistura modernidade e retrô, além dos 171 cv e o pacote bem completo de equipamentos, principalmente assistentes de condução. Mas não são apenas qualidades.
Gato descolado na tomada
Na Europa, o Ora 03 era chamado de Ora Funky Cat, ou Gato Descolado, que remete ao seu visual – mudará para 03 também por lá. De fato, a dianteira com os faróis redondos remetem aos olhos do bichano e deixa tudo bem simpático. Não foram raros os smartphones que percebi tirando fotos do Ora no trânsito e quantas pessoas o olhavam curiosas. Até a traseira com as lanternas escondidas no vidro traseiro é bem mais simpática pessoalmente que pelas fotos.
A estratégia da GWM para a versão de entrada do 03 é interessante. Tem o mesmo motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm de torque do GT, além de manter o pacote de assistentes bem completo, mas colocou uma bateria menor, com 47,8 kWh (45,4 kWh úteis) ante o conjunto de 63,1 kWh (59,3 kWh úteis) do mais caro. Outros itens, como o visual esportivo e o teto-solar panorâmico, também somem da lista para reduzir o preço.
E justamente por ser vendido na Europa que a GWM teve um cuidado com o Ora 03. Para brigar com Peugeot, Renault, Volkswagen e outras empresas locais, não poderiam errar na construção e acabamentos do Ora 03. Alguns desses temos no Brasil e, apesar de mais caros, não deixam de ser referência para analisar o elétrico chinês.
Além do visual, o Ora 03 Skin se destaca pelo acabamento. Na parte superior, bom material suave ao toque, enquanto a inferior com plásticos rígidos não deve na qualidade e na montagem. O que podemos reclamar é que a cor do interior está diretamente ligada ao exterior – ou seja, se quiser o interior preto, mais discreto, terá que comprar o Ora 03 Skin preto. Em design, buscou uma inspiração nos Mini Cooper com os botões centrais e uma boa dose de alumínio no contorno de algumas peças.
Inspirado em casos reais
Não existe mais uma grande diferença de qualidade de construção tão perceptiva entre um chinês e um carro de marca tradicional. No Ora 03, as peças estão alinhadas, bem feitas e com a impressão de qualidade. Dá para ver o pacote de baterias embaixo do carro, protegidas por uma caixa metálica contra impactos – a base do Ora 03 é modular e vai também para modelos a combustão.
O Ora 03 tem 4.235 mm de comprimento e 2.650 de entre-eixos, dimensões próximas a de um T-Cross, por exemplo. As linhas arredondadas nas fotos podem não passar isso, mas é relativamente grande para um compacto, já se aproximando ao que era um hatch médio, como o Chevrolet Cruze Sport6 (4.448 mm de comprimento e 2.700 mm de entre-eixos). O Peugeot e-208, por exemplo, é menor que ele com seus 4.055 mm de comprimento e 2.538 mm entre os eixos.
É muito obvio que a GWM usou os europeus para desenvolver o Ora 03. O ajuste de suspensão e direção não tem nada a ver com os elétricos chineses, com respostas mais diretas e um conjunto mais firme e com menor rolagem de carroceria. O volante grande, sem ajuste de profundidade nesta versão e um pouco descentralizado, tira um pouco do brilho de uma condução mais animada, mas não o suficiente para se tornar um grande problema. No dia a dia, é leve e confortável e, em velocidades mais altas, só poderia ter um pouco mais de peso para ficar como o e-208, uma boa referência neste quesito.
No motor dianteiro, são 171 cv e 25,5 kgfm de torque, números de respeito para um hatch de 1.540 kg. Ao lado esquerdo do volante, o seletor de modos de condução é parte importante. Ali, até o Eco ainda dá um bom desempenho no uso diário, mesmo com acelerador mais amansado e respostas limitadas. Um modo Auto pode ajustar automaticamente o conjunto, mas o mais eficiente não apaga demais o Ora 03, principalmente na cidade.
No modo Esportivo, o acelerador fica mais sensível e o motor joga potência mais fácil no chão. Pise fundo e ele destraciona com vontade as rodas de 18″ com pneus 215/50, relativamente largos para um hatch. No nosso teste, o 0 a 100 km/h em 7,5 segundos o faz andar junto com um Fiat Pulse Abarth, de 185 cv no 1.3 turbo, com a vantagem da potência e torque em qualquer momento de um elétrico. Por questão pessoal, pediria uma suspensão só um pouco mais firme no Ora 03, mas já deixaria o conjunto perto do desconfortável pro uso diário.
Só que cavalo que anda, cavalo que bebe, ou neste caso, usa energia. Com 6,1 km/kWh no nosso teste urbano, o Ora 03 Skin não é um exemplo de eficiência, mas não podemos esquecer que são 171 cv neste jogo. Com o conjunto de baterias do Skin, são 277 km de autonomia no ciclo urbano, número superior aos 232 km pelo Inmetro, com concorrentes acima dos 300 km. Sua capacidade de recarga é de 11 kW em AC e 64 kW em DC, números bons pelo tamanho da bateria.
Teimosia chinesa
Gostei do Ora 03 Skin no uso diário. Até o espaço interno é bom e com boas soluções, como o piso plano para os ocupantes traseiros, apesar de ainda colocar os joelhos em posição alta para acomodar as baterias no assoalho. O porta-malas de 228 litros é o ponto mais limitante se o comprador vier de outro hatch ou de um SUV tradicionais para o Ora 03. O conjunto motor/suspensão/direção é equilibrado, na medida entre conforto e dirigibilidade, e basta destravar o carro para ele já ligar o motor, multimídia e ar-condicionado. Para desligar, tranque o carro ou acione um botão a esquerda do volante.
Em conectividade, o sistema multimídia de 10,25″ é rápido, com espelhamentos sem fios eficiente. Poderia ter uma porta USB-C para a recarga do smartphone, que é mais rápida que a USB normal no painel – a indução ficou apenas no GT. A chave presencial também poderia ter um visual mais refinado e não tão simples. O painel de 10,25″ tem boa resolução, mas faltou melhorar o uso do computador de bordo, um pouco confuso e que pede costume com os botões no volante.
Isso faz parte da teimosia chinesa na usabilidade dos sistemas. Está usando o espelhamento? Vai ter que sair do app para regular a temperatura do ar-condicionado, que tem botões apenas para ligar ou desligar no painel – mais uma vez, uma pequena aba na lateral ou abaixo para essa função não prejudicaria o espelhamento em uma tela grande. Nos assistentes, o piloto automático adaptativo funciona bem, com leitor de placas, pedestres e ciclistas, mas há um certo desespero do alerta de saída de faixas, que tem um volume considerável do alerta sonoro. Poderia ter um ajuste mais suave.
Isso estraga o GWM Ora 03 Skin? De jeito nenhum. Por R$ 150 mil, é o dono do pacote mais completo de assistentes de condução, como alerta de tráfego traseiro, alerta de abertura de portas, monitor de pontos cegos, entre outros, e com uma boa potência e o ajuste de conjunto mais europeu entre os chineses, o que pode agradar quem está acostumado com modelos das marcas tradicionais. A autonomia pode ser uma questão diante da concorrência desta faixa de preços, então analise bem seu dia a dia antes da compra.