Autódromo de Interlagos será palco do Superbike Brasil nos 29 e 30/8.
Acontece nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, a quarta etapa da temporada 2015 do SuperBike Brasil, para a alegria e animação dos entusiastas paulistanos de motovelocidade. Pilotos de todo o Brasil irão acelerar no ‘Templo da Velocidade’ em busca da vitória e pontos importantes no ranking. Com oito categorias diferentes, a competição proporcionará um final de semana memorável e emocionante, com toda certeza. Os destaques ficam por conta da Honda Junior Cup, Mulheres na Pista e Prova em Interlagos após obras.
Honda Junior Cup – A Honda Junior Cup é a categoria esportiva dedicada exclusivamente para crianças e jovens sem experiência. Essa inédita categoria escola, que será disputada pela primeira vez em Interlagos em 2015, integra pilotos de 8 a 16 anos e tem o objetivo de formar jovens talentos do esporte brasileiro. Esta é a primeira categoria exclusiva para crianças e jovens das Américas.
Com o intuito de abrir caminhos internacionais aos participantes, a categoria é associada a European Junior Cup, classe do mundial de SuperBikes, que recebe crianças do mundo todo. No SuperBike Brasil, a categoria utiliza uma versão preparada para competição da motocicleta Honda CG 150 Titan, que conta com carenagem e preparação que visam a performance nas pistas.
Mulheres na Pista – No SuperBike Brasil existe bastante espaço para a presença feminina, não só nas arquibancadas, mas também nas pistas. Durante cada etapa da competição realizada no Brasil, entre 7 e 8 mulheres disputam as corridas nas mais variadas categorias, com histórias interessantes e curiosas.
Primeira etapa de motovelocidade em Interlagos após obras – O SuperBike Brasil mais uma vez sai na frente e será o primeiro evento de corrida a ser realizado em 2015 no Autódromo de Interlagos, o mais importante circuito do país. Desde o fechamento do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em agosto de 2014, nenhuma prova de motovelocidade foi realizada no templo da velocidade nacional.
Vale lembrar que o traçado e a extensão da pista de Interlagos já foram bem diferentes, com o decorrer dos anos o circuito foi reduzido, tornando-se mais seguro e desafiador. Em 1940 eram 7.960m, em 1979 baixou para 7.873m, em 1990 passou a ser de 4.325m e no ano 2000 a extensão foi diminuída para 4.309m.
CONHEÇA O SUPERBIKE BRASIL – O campeonato de motovelocidade que revolucionou o cenário competitivo nacional conquista as Américas. Desde 2009, ano de realização da primeira edição da competição, o SuperBike Brasil tem levado pilotos amadores e profissionais a se dedicarem a categoria mais veloz do motociclismo.
Uma legião de fanáticos por motovelocidade acompanha as disputas tanto nas pistas como pela TV e internet, através de seus canais de interação com o público. Este que é o maior público da história recente da motovelocidade nacional, bem como o maior número de competidores a cada etapa, o que coloca o evento entre os 5 maiores do gênero em todo o mundo, precedido por MotoGP, World Superbike, British SBK Championship e Campionato Italiano Velocità,sendo referência no cenário esportivo nacional devido a projeção que proporciona aos patrocinadores, pilotos e equipes.
Respeito aos fanáticos por velocidade em duas rodas e ao público em geral, o SuperBike Brasil é o único evento que permite acesso livre aos boxes e paddock com tickets vendidos a um valor bem acessível. Outra opção são os ingressos para as arquibancadas, que podem ser retirados gratuitamente em diversos pontos de distribuição, indicados no site do evento. O objetivo do SuperBike Brasil é proporcionar aos visitantes e familiares, finais de semana de diversão, emoção, entretenimento e adrenalina que serão lembrados para sempre.
O uso das redes sociais também tem sua parcela de contribuição no crescimento do campeonato. São mais de 79 mil curtidas no Facebook, quase 3.500 seguidores no Instagram, mais de 4.000 inscritos no canal do YouTube e aproximadamente 800 mil visualizações nos vídeos da página, além de outros 3 mil seguidores no Twitter. Participação maciça do público em todas as plataformas.
A divisão de categorias é feita de acordo com as motos, cilindrada e o nível de preparação das mesmas, além da experiência dos pilotos. Como forma de incentivar o ingresso de novos praticantes, o SuperBike Brasil mantém divisões que proporcionam disputas por igual, deixando a briga pelos milésimos de segundo a ser feita no braço e dentro da pista, conforme regulamento e vistorias realizadas a cada etapa, mantendo a excelência e o nível da competição por igual em todas as categorias.
Com preparação livre para delírio de pilotos e engenheiros, a classe rainha da competição tem disputas com motos de 1000cc. Na SuperBike, os pilotos podem atingir os 300km/h nas retas e fazer curvas raspando o cotovelo no asfalto, para atiçar a adrenalina do público presente. As equipes de fábrica, os maiores investimentos e as motos mais rápidas do campeonato estão nesta divisão. Já na SuperSport, os modelos utilizados são limitados as motos de 600cc. Esta é a segunda classe mais veloz do SuperBike Brasil,onde pilotos e equipes tem carta branca para fazer modificações e tirar o máximo da performance dos modelos na pista.
Na SuperBike Light, pilotos amadores que almejam entrar em uma equipe de fábrica e pilotar profissionalmente tem a chance de levar ao extremo as potentes motos de 750cc a 1300cc. Na Master, pilotos com idade superior a 45 anos disputam o título com motos entre 600cc e 1000cc.
As categorias monomarca contam com modelos convencionais, desses que podem ser vistos nas ruas e adquiridos nas concessionárias. As limitações quanto à preparação dessas motos visam o equilíbrio da categoria, dando chance aos pilotos de aperfeiçoar suas técnicas dentro da pista e ganhar o devido destaque por mérito próprio. Muitos dos chamados “pilotos de fim de semana” estão trocando as estradas e vias públicas pelas pistas ingressando nas categorias monomarca. O ambiente controlado e seguro dos autódromos tem atraído esses pilotos, além da oportunidade de conviver com aqueles profissionais do esporte e, quem sabe, conquistar algumas dicas preciosas.
Sem exigir grandes investimentos em preparação, as categorias a seguir utilizam modelos de fábrica. Na Copa Kawasaki Ninja 600 participam os modelos Ninja ZX-6R e Ninja ZX-6R 636, na Copa Honda CBR 500R e na Copa Kawasaki Ninja 300 apenas os modelos que dão nome as categorias podem ser utilizados.
Dedicada à iniciação de crianças e adolescentes na motovelocidade, a Honda Junior Cupé a primeira categoria do gênero nas Américas. Desenvolvida pelo SuperBike Brasil em parceria com a Honda Brasil, proporciona suporte total com equipe especializada, tutor, instrutor, pedagogo e coordenação esportiva aos jovens pilotos. Um evento para toda a família e um aprendizado que vai muito além da pilotagem, pois aborda aspectos como disciplina, superação, pensamento estratégico, respeito e gerenciamento das emoções, aprendizados que serão levados para toda a vida!
O SuperBike Brasil tem patrocínio Silver: Honda, Pirelli, Mobil e Yamaha. Bronze Premium: Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Bronze: Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto.