Aston Martin confirma o favoritismo em Interlagos e vence nas classes LMGTE Pro e LMGTE Am
Com a vitória do carro 97 na Pro e o 98 na Am, a equipe britânica termina a última etapa da temporada 2014 da FIA WEC com chave de ouro
A Le Mans 6 Horas de São Paulo aconteceu neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos e terminou com a primeira vitória da equipe Porsche na categoria LMP1. Nas classes LMGTE Pro e LMGTE Am a vitória ficou com a equipe Aston Martin, na Pro com o carro 97, guiado por Darren Turner e Stefan Mücke e na Am, com o 98, pilotado por Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard.
A corrida de encerramento da temporada 2014 do Campeonato Mundial de Endurance acabou marcada por um acidente muito forte faltando 29 minutos para o fim envolvendo o Porsche 919 Hybrid número 20, com o australiano Mark Webber ao volante, e a Ferrari 458 Itália da categoria LMGTE Am dos pilotos Gianluca Roda, Paolo Ruberti e Mateo Cressoni. A prova foi encerrada atrás do Safety Car.
Nas classes da GT, tanto na Pro quanto na Am, grandes disputas pelas primeiras colocações ocorreram sempre com a Ferrari 71 de Davide Rigon e James Calado e o Aston Martin 99 do brasileiro Fernando Rees e seus companheiros de equipe Alex MacDowall e Darryl O´Young.
Porém, com uma estratégia melhor no final, o Aston Martin 97, de Mücke e Turner cruzou a linha de chegada na frente. Mesmo com a vitória, a dupla acredita que o resultado foi consequência direta da entrada do carro de segurança, como comenta Darren: “se não fosse isso eu acho que não conseguiríamos vencer, A corrida foi disputada, nós lutamos muito e essa vitória me deixa muito satisfeito”, exalta o piloto. Stefan concorda e acrescenta: “tivemos sorte, mas é muito bom terminar a última etapa com uma vitória”, comenta.
Na classe LMGTE Am o trio do carro 98 da Aston Martin já teve um caminho mais tranquilo nas 6 Horas de São Paulo. Pedro Lamy atribuiu essa vitória ao bom desempenho do time e do carro: “Nós tínhamos um bom carro, um bom acerto e meus companheiros foram muito rápidos, o que facilitou meu trabalho”, disse. Paul Dalla Lana, por sua vez, comenta que a corrida foi tranquila para a equipe.
“Foi uma disputa longa, porém muito positiva para nosso time, fizemos um bom trabalho”. Christoffer Nygaard, que completou o trio do modelo inglês, concordou com seus parceiros: “nós tínhamos uma boa vantagem para o segundo colocado e o final com o Safety Car garantiu nossa vitória. Foi muito bom”, finaliza.
Os brasileiros da categoria tiveram desempenhos diferentes. Fernando Rees batalhou, liderou um bom tempo a corrida e lutava pelo pódio, mas quando tentou ultrapassar um adversário foi jogado para fora da pista, o que acabou deixando o piloto apenas na sexta colocação na categoria Pro.
Na Am, Emerson Fittipaldi, em sua volta as pistas com 68 anos de idade, enfrentou muitos problemas em sua Ferrari de número 61, a qual dividiu com os pilotos Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal, impedindo que os três tivessem um bom ritmo. A equipe de Fittipaldi terminou a prova apenas na sexta colocação da categoria.
Confira o resultado final das 6 horas de São Paulo das classes LMGTE-Pro e LMGTE-AM:
1- Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) – à 28 voltas
2 – Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) – à 28 voltas
3 – Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) – à 28 voltas
4 – Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) – à 29 voltas
5 – Alex MacDowall, Darryl O’Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) – à 29 voltas
6 – Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) – à 29 voltas
7 – Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) – à 30 voltas
8 – Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) – à 30 voltas
9 – Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) – à 30 voltas
10 – Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am) – à 32 voltas
11 – François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition-Porsche/LMGTE-Am) – à 32 voltas
12 – Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) – à 63 voltas