Apresentação mundial do Mercedes-Benz S 600 em Detroit.
Nenhum outro automóvel corresponde de forma tão ampla aos legendários padrões do fundador da empresa, Gottlieb Daimler, quanto o modelo topo de linha da Mercedes-Benz. O S 600 com motor V12 biturbo é oferecido exclusivamente com longa distância entre-eixos e um luxuoso pacote de equipamentos. Desempenho: 390 kW (530 cv) e 830 Nm de torque.
O S 600 será apresentado mundialmente no Detroit Auto Show e será lançado no mercado europeu no próximo mês de março. Mas a Classe S estará melhor também em outros pontos: todos os modelos da atual gama passarão a contar com display head-up (à altura dos olhos do motorista), touchpad (superfície sensível ao toque, como a dos computadores portáteis) e COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS (assistente de prevenção a colisões).
“A Classe S sempre foi a manifestação concreta de nossa permanente intenção de entregar o que há de absolutamente melhor tanto em termos de tecnologia como design”, afirma Ola Källenius, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis. “Nosso modelo mais emblemático, o S 600, representa o foco de nosso trabalho de desenvolvimento – a “Essência do Luxo” – de uma forma que nenhum outro produto consegue. Nossos clientes na América do Norte e na Ásia, em particular, irão apreciar este novo modelo top, com seu empolgante motor V12”.
Com potência de 390 kW (530 cv), o motor V12 biturbo do S 600 é ainda mais forte que seu predecessor, que contava com 380 kW (517 cv). A cilindrada do motor foi aumentada de 5.513 para 5.980 cm³. O torque máximo, de 830 Nm, está disponível a partir de 1.900 rpm. Pela primeira vez, o S 600 conta com função ECO start/stop de série, ao mesmo tempo em que já atende aos padrões de emissões Euro 6. O consumo combinado do S 600 se destaca: 11,1 litros por 100 quilômetros, 21 por cento menor que o da versão anterior (14,1 l/100 km).
Itens mais relevantes do novo motor:
- • Cárter totalmente de alumínio
- • Corrente sincronizadora única
- • Virabrequim forjado em aço de alta resistência temperado e revenido
- • Pistões forjados modificados
- • Nova unidade de controle
- • Nova bobina de ignição exclusiva com ignição com duas velas
- • Balancins
- • Duas válvulas de admissão e uma de saída (três válvulas por cilindro)
- • Válvulas de escapamento ocas, preenchidas com sódio
- • Circulação do fluído de resfriamento a baixa temperatura com reservatório de expansão separado
A amplitude de equipamentos de série do S 600 reforça seu posicionamento como modelo topo de linha. O Sistema de Iluminação Inteligente por LEDs, a suspensão MAGIC BODY CONTROL com varredura da superfície da estrada (ROAD SURFACE SCAN) e o pacote Plus de assistência à direção (Driving Assistance Package Plus) são todos de série. Este último compreende o Active Lane Keeping Assist (assistente de manutenção na faixa), Active Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), o DISTRONIC PLUS com STEER CONTROL (controle da direção) e Stop&Go Pilot, freios PRE-SAFE e PRE-SAFE PLUS.
Motor topo de linha legendário
O número “600” tornou-se há muito uma lenda na história do automóvel: o modelo 600 (W 100), lançado em 1963, foi o primeiro veículo de passageiros da Mercedes-Benz com motor V8 com injeção de combustível. Esse mesmo motor, potente (184 kW/250 cv) e refinado, também foi usado, a partir de 1967, na série de modelos W 109 (no topo de linha 300 SEL 6.3). Outros modelos top a apresentar um motor V8 incluem o 450 SEL 6.9, da série de modelos 116 (210 kW/286 cv) e o 560 SE na série 126 (220 kW/300 cv na versão ECE). O modelo 600 SE na série de modelos 140, de 1991, marcou a introdução do primeiro motor com doze cilindros de série em um carro de passeio da Mercedes-Benz. O M 120 gerava 300 kW (408 cv), com seis litros de cilindrada, e iniciou a tradição de unidades V12 como motores topo de linha na Classe S. Desde a série 220, a Mercedes-Benz também tem oferecido versões otimizadas pela AMG, particularmente esportivas, com motores V8 e V12, no topo da gama da Classe S, na forma do S 63 AMG e S 65 AMG.
A partir de março: toques de refinamento adicionais na nova Classe S
Um head-up display (mostrador ao nível dos olhos do motorista) também é oferecido como opção para a Classe S. Como num caça a jato, ele mostra informações importantes no para-brisa, diretamente no campo de visão do motorista, garantindo que a atenção do condutor possa se concentrar no caminho à sua frente. O sistema provê informações sobre velocidade, limites de velocidade e instruções de navegação.
Na nova Classe S, o COLLISION PREVENTION ASSIST foi substituído de série pelo COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS. Além do sistema de assistência à frenagem adaptativo Brake Assist, que protege contra colisões em velocidades acima de sete quilômetros por hora, o COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS apresenta agora uma nova função: caso o risco de colisão persistir e o motorista não reagir, o sistema pode frear autonomamente em velocidades até 200 km/h, reduzindo assim a seriedade de colisões com veículos parados ou mais lentos. O sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 50 km/ e pode evitar colisões traseiras em velocidades de até 40 km/h.
Graças ao aquecimento elétrico do para-brisa, opcional, a visibilidade é assegurada mesmo em temperaturas abaixo de zero. Ele é projetado para funcionar juntamente com o ventilador do ar-condicionado e garante total visibilidade à frente de forma praticamente instantânea.
Mercedes-Benz S 600 (longa distância entre-eixos)
Motor
Número de cilindros/configuração V12, 3 válvulas por cilindro
Cilindrada | (cm³) 5,980 |
Diâmetro x curso | (mm) 83.0 x 92.0 |
Potência máxima | (kW/cv) 390/530 entre 4.900 e 5.300 rpm |
Torque | (Nm) 830 entre 1.900 e 4.000 rpm |
Taxa de compressão | 15.5: 1 |
Formação da mistura | Injeção de combustível a alta pressão com tecnologia common-rail e dois turbocompressores |
Trem de força
Transmissão | AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC automática |
Relações marchas | de Relação final | 2.47 |
1ª | 4.38 | |
2ª | 2.86 | |
3ª | 1.92 | |
4ª | 1.37 | |
5ª | 1.00 | |
6ª | 0.82 | |
7ª | 0.73 | |
Ré 1 | 3.42 | |
Ré 2 | 2.23 |
Chassi e suspensão
Dianteira | Suspensão com quatro braços com molas helicoidais e amortecedores de tubo duplo a gás |
Traseira | Suspensão independente com braços múltiplos com molas helicoidais, amortecedores a gás com tubo duplo e estabilizador por barra de torção |
Sistema de freios | Discos ventilados e perfurados nas quatro rodas, freio de estacionamento elétrico, ABS, Brake Assist e ESP |
Direção | Eletromecânica com pinhão e cremalheira |
Rodas | Dianteiros: 8.5 J x 19; traseiras: 9.5 J x 19 |
Pneus | Dianteiros: 245/45 R 19 Y; traseiros: 275/40 R 19 |
Dimensões e pesos
Distância entre-eixos | (mm) 3.165 |
Bitola, frente/traseira | (mm) 1.624/1.637 |
Comprimento (total) | (mm) 5.246 |
Largura (total) | (mm) 1.899 |
Altura (total) | (mm) 1.497 |
Diâmetro de giro | (m) 12.3 |
Capacidade máxima do porta-malas * | 510 |
Peso em ordem de marcha (EC) | 2.185 |
Capacidade de carga | (kg) 555 |
Peso bruto do veículo | (kg) 2.749 |
Tanque de combustível, incluindo reserva (l) | 80/8 |
Desempenho e consumo
Aceleração 0-100 km/h | (s) 4.6 |
Velocidade máxima | (km/h) 250 |
Consumo combinado | (l/100 km) |
Emissões de CO2 |
(g/km) 264-259 |