O ano de 2014 promete, vamos apresentar algumas novidades que estão pintando no cenário nacional. (Parte II)
Bom dia galera e apaixonados por carros, como começamos a informar em nossa última matéria no qual apresentamos alguns modelos que estarão á disposição do consumidor brasileiro neste ano de 2014. Continuaremos com a apresentação dos carros que farão sucesso neste ano.
4º) Renault Sandero
Substitui: atual geração do hatch.
Lançamento: primeiro trimestre.
Preço: entre R$ 30 mil e R$ 45 mil (mesmo patamar do atual).
Fabricação: São José dos Pinhais (PR).
Motores: 1.0 16V flex (80 cv e 10,5 kgfm de torque com etanol); 1.6 8V flex (106 cv e 15,5 kgfm com etanol).
Mercado: assim como o Logan em 2013, o hatch ganha sua segunda geração em 2014, inspirado nas modificações de projeto da romena Dacia. Sandero vai manter medidas gerais, mas conforto, tecnologia e beleza serão maiores para vender mais. Vai abrir também um ano quente da Renault, que aposta ainda no nicho premium com a importação do SUV Captur e do esportivo Mégane RS.
5º) Novo Honda Fit
Substitui: Honda Fit atual
Lançamento: em maio.
Preço: R$ 50 mil e R$ 64 mil (praticamente os mesmos preços do modelo atual).
Fabricação: Sumaré (SP) e depois em Itirapina (SP).
Motor: 1.4 16V flex (101 cv e 13 kgfm de torque com etanol); 1.5 16V flex (116 cv e 14,8 kgfm de torque com etanol).
Mercado: menos de um ano após mudar no Japão, o novo Honda Fit chegará ao Brasil para manter o bom número de vendas (cerca de 40 mil unidades por ano, segundo dados da Fenabrave) dos últimos anos. O principal objetivo é renovar um visual que não muda de verdade desde 2009 (houve uma leve mudança de grade no começo de 2012, praticamente imperceptível). O novo desenho é inspirado nos irmãos maiores, Civic e City, e exibe o último padrão estético da marca, que deve chegar ao outros modelos da marca em breve.
6º) Novo Honda Civic
Substitui: re-estilização (seguindo o estilo do sedã vendido em países da Europa, na foto abaixo) vai atualizar visual e equipamentos.
Lançamento: segundo semestre.
Preço: entre R$ 65 mil e R$ 85 mil, mesmo patamar do modelo atual.
Fabricação: Sumaré (SP).
Motor: 1.8 16V i-VTEC flex (140 cv e 17,7 kgfm com etanol); 2.0 16V i-VTEC flex (155 cv e 19,5 kgfm com etanol).
Mercado: por que mudar o líder do segmento de sedãs médios? Porque é preciso manter o chamado “fator novidade” no ano em que a concorrente Toyota vai lançar a nova geração do Corolla. A briga pelo topo promete pegar fogo. E para fortalecer mais a imagem da marca e do modelo, há ainda a promessa de relançar o esportivo Civic Si, agora um cupê (álbum acima), com importação direta do Japão.
7º) Peugeot 2008
Lançamento: Salão do Automóvel de São Paulo (outubro-novembro).
Preço: a partir de R$ 55 mil (estimado).
Fabricação: Porto Real (RJ).
Motores: 1.5 flex (93 cv e 14,2 kgfm com etanol); 1.6 EC5 16V flex (122 cv e 16,4 kgfm com etanol) — opções já conhecidas do hatch 208. Há ainda a possibilidade de uso do motor esportivo THP, 1.6 com turbo, que gera 165 cv e 24,5 kgfm apenas com gasolina.
Mercado: com 4,15 metros de comprimento e mesmo nível de tecnologia e tocada do hatch 208, com o qual dividirá plataforma e linha de fabricação, suvinho da marca francesa terá missão de encarar o sucesso de Ford EcoSport e Renault Duster e enfrentar também o Chevrolet Tracker no segmento que deve ser o mais aquecido do próximos ano e meio. É dele também a tarefa de auxiliar o 208 na reforço de vendas necessário para manter a Peugeot viva no mercado nacional.