Acidente com retardatário tira grande resultado de Rodrigo Baptista em estreia pelo Blancpain GT Series.
Uma estreia empolgante e, ao mesmo tempo, de gosto amargo para o jovem piloto brasileiro em Misano, na Itália. Em sua primeira prova pelo principal campeonato de Gran Turismo do planeta, Rodrigo Baptista mostra velocidade, põe seu Audi R8 LMS na sétima colocação mas é forçado a abandonar após acidente com retardatário a poucas voltas do fim.
Não faltou emoção na prova de abertura da Blancpain GT Series em 2016. Com um grid bastante equilibrado e composto por quase 40 carros, Misano foi palco de uma prova noturna de tirar o fôlego, repleta de acidentes, trocas de posições e resultado indefinido até os últimos minutos.
Largando da 18ª posição, o Audi #3 da dupla Rodrigo Baptista e Filipe Albuquerque fez o melhor início de prova entre os carros no pelotão da frente. Após uma primeira volta limpa, o experiente competidor português se aproveitou da boa performance da Audi em baixa temperatura – 12 graus no asfalto – e começou a galgar posições no traçado úmido e escorregadio de Misano.
No décimo giro, o Audi #3 da atual equipe campeã WRT já figurava em uma estável sexta posição, se aproximando volta a volta dos líderes.
Na frente, o campeão de 2015 da Blancpain Sprint Series Laurens Vanthoor abria terreno com o Audi #1. Com pouco mais de 22 minutos de prova, o sueco Felix Rosenqvist entra nos boxes com sua Mercedes e abre a janela de pitstops.
Nesse instante já se formava um trilho seco nos 4.226 metros do traçado adriático, permitindo que todos os carros calçassem os pneus slick para o restante da prova noturna.
Na volta 17 foi a vez de Albuquerque entrar nos boxes e passar o carro #3 para as mãos de Rodrigo Baptista. O jovem competidor brasileiro voltou à pista na nona posição.
“Entrei muito bem na pista e consegui desenvolver um ritmo muito legal”, conta Baptista. Virando mais rápido que os carros à sua frente, o Audi #3 já estava em sétimo apenas três voltas depois. À sua frente, a Ferrari de Marco Seefried e, imediatamente atrás, o Audi #28 do ex-Fórmula 1 Will Stevens.
Foi quando um acidente ao final da reta dos boxes, faltando 16 minutos para o final da prova, acionou a bandeira amarela em todo o circuito. Na relargada, um balde de água fria. Quando acelerava seu Audi R8 LMS já em bandeira verde, uma Lamborghini retardatária guiada por Stefan Rosina surgiu em baixa velocidade à sua frente. Sem tempo para desviar, Baptista e Rosina acabaram do lado de fora da pista. Era fim de prova para o brasileiro, a pouco mais de 10 minutos para o término da qualifying race em Misano.
“Tentei desviar do retardatário, mas não deu tempo. É desagradável, mas é o tipo de coisa que pode acontecer”, desabafou Baptista. “Vamos para a próxima. Amanhã vamos ver no que vai dar”.
Como o resultado da qualifying race define o grid para a prova de domingo, o Audi #3 de Albuquerque e Baptista larga na 33ª posição.
A vitória da qualifying race deste sábado ficou com o Bentley Continental #8 de Maxime Soulet e Andy Soucek, seguidos pela dupla Phillip Eng e Alexander Sims na BMW M6 #99. O pódio foi completado pela dupla de fábrica da Audi, no carro #1 de Frederic Vervish e Laurens Vanthoor.
A main race da etapa de Misano, na Itália, terá largada às 8h30 de Brasília, com transmissão ao vivo pelo site Veloxtv (www.veloxtv.com.br).