Abrafiltros celebra 19 anos com avanços e visão de futuro para o setor de filtração.
A ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso completa, no dia 26 de junho, 19 anos de fundação, com importantes conquistas em prol do desenvolvimento do setor de filtração. “Desde 2006, quando um grupo de empresários e profissionais do setor de filtração criou a Abrafiltros, sempre focamos não só em integrar os fabricantes de filtros automotivos e industriais, e, anos depois, também de tratamento de água, efluentes e reúso, mas também em defender seus interesses comuns e representá-los perante às instituições, especialmente, as governamentais”, comenta João Moura, presidente executivo da Abrafiltros.
Em sua trajetória, a associação promoveu diversas ações para atender às demandas do setor e fortalecer o relacionamento com associados, fornecedores e o público em geral.
Sustentabilidade: um dos pilares da Abrafiltros – Sempre com o compromisso de valorizar e preservar o meio ambiente e com o objetivo de atender à legislação, em 2012, a associação criou o Descarte Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa pós-consumo de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que foi implantado, inicialmente, no Estado de São Paulo e, depois, ampliado, em 2013 para o Paraná, em 2015 para o Espírito Santo, e, em 2020, para o Mato Grosso do Sul. “O Descarte Consciente Abrafiltros cumpre suas metas desde 2012 e, hoje, é considerado uma referência pelos órgãos governamentais, com a participação de 37 organizações e 63 CNPJs envolvidos. Até maio de 2025 foram 48.635.159 filtros reciclados”, destaca Marco Antonio Simon, gestor do programa, demonstrando a importância do Descarte Consciente Abrafiltros. Em dezembro de 2024, nos quatro estados, o programa já contabilizava 5.702 pontos de coleta em 402 municípios. Segundo o gestor, com os avanços das legislações ambientais a tendência é a expansão para outros estados, como exemplo o Estado do Mato Grosso que regulamentou em maio de 2025 a legislação para a implantação do programa, o Estado do Maranhão que já tem legislação editada e aguarda regulamentação, bem como, o Estado de Santa Catarina que o Decreto está em fase final da consulta pública.
Promoção e visibilidade do setor – Responsável por diversas iniciativas, a área de Comunicação & Marketing da Abrafiltros, atua para consolidar a imagem da associação, estreitar relacionamento com associados e demais stakeholders, além de criar e divulgar conteúdos visando a fidelização e o engajamento destes públicos. Um dos destaques é a participação na Filtech, maior feira de filtração do mundo, promovida em Colônia, na Alemanha. “A Filtech é a vitrine do segmento de filtração industrial. E nesse sentido, já são 04 edições que a Abrafiltros participa como expositora, no intuito de trazer as últimas novidades e tendências, ampliar relacionamentos com os pares do setor e também criar sinergia com empresas estrangeiras”, ressalta Adriano Bonazio, gerente da área. Já no Brasil, a associação apoia e participa de feiras do setor automotivo, como a Automec, que, neste ano, contou com a apresentação de uma palestra sobre programa Descarte Consciente Abrafiltros, em sua Arena de Conteúdos. No segmento industrial, também apoia e participa de diversos eventos, entre eles, a FCE Pharma e FCE Cosmetique, onde realizou a palestra: “Filtros: aplicações e oportunidades para o segmento farmacêutico” no espaço Talk Science. Além disso, apoia e participa de feiras e eventos do setor de tratamento de água, efluentes e reúso, como a FENASAN e o Encontro Técnico da AESabesp.
Outro projeto relevante é o videocast “Conversa com o Associado”, programa de entrevistas, criado em 2023 e transmitido no canal da associação no YouTube, que está no décimo sétimo episódio. Nele, empresas associadas compartilham suas trajetórias, produtos, soluções e curiosidades. Desde 2020, a associação também conta com o “Abra Talks”, videocast em parceria com as revistas TAE e Meio Filtrante, transmitido no canal TV Filtros, abordando temas ligados ao contexto socioeconômico do Brasil e do Mundo. O programa está em seu vigésimo primeiro episódio.
Todas essas iniciativas são divulgados por meio do website (www.abrafiltros.org.br) e de suas redes sociais – Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Spotify e também por sua Assessoria de Imprensa Verso Comunicação e a agência de publicidade L3PPM.
Formação e atualização constante – Para promover conhecimento, bem como trocar experiências e realizar networking, a Abrafiltros realiza cursos e eventos próprios ou parceria com instituições, como com o Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, SAE Brasil, EcoClass, Sobratema, ABINT – Associação Brasileira de Não Tecidos e Tecidos Técnicos, entre outros. Em 2024 foram mais de 170 cursos disponíveis.
Uma das principais iniciativas é o Seminário Brasileiro de Filtros, que terá sua terceira edição presencial no dia 8 de outubro, no auditório da associação em Santo André/SP. As duas primeiras edições foram on-line, e a última, realizada em 2023, contou com mais de 150 empresas/instituições envolvidas, 8 palestras e 4 momentos acadêmicos, com o apoio de 30 organizações.
O mercado de filtros em números – Em 2022, em parceria com a empresa 1ª Edição Setorial, a associação desenvolveu o Panorama Setorial, estudo que oferece dados e análises do mercado de filtros nos segmentos industrial, automotivo e de tratamento de água, efluentes e reúso. A atualização desse levantamento está em andamento, com o objetivo de fornecer subsídios estratégicos para as empresas associadas.
Ampliação de benefícios aos associados é permanente – A Abrafiltros também investe na ampliação de benefícios para os associados por meio de parcerias com instituições de ensino, escolas de idiomas, consultorias, empresas de lazer, entretenimento, saúde, entre outras. O projeto Benefícios está em constante expansão, e todas as vantagens estão disponíveis na área exclusiva para associados no site da entidade.
Compromisso com uma sociedade mais justa – A associação promove ações sociais, como a Campanha do Agasalho 2025, que vai até 15 de julho e destina roupas, calçados e acessórios de inverno à Casa do Caminho Ananias, entidade que acolhe idosas em situação de vulnerabilidade, em Santo André/SP. Outras campanhas já beneficiaram crianças carentes e uma aldeia indígena.
Governança, ética e compromisso institucional – Além das ações voltadas ao setor, a Abrafiltros também reforça sua atuação com base em princípios sólidos de governança. A associação conta com um programa de compliance ativo, que orienta condutas internas e externas, promove a isonomia nas decisões e assegura que todas as ações estejam alinhadas ao interesse coletivo do setor de filtração. O cuidado com a confidencialidade das informações compartilhadas pelas empresas associadas também é uma diretriz essencial, fortalecendo a credibilidade institucional.
Reconhecimento, agradecimento e convite ao setor – “O crescimento da Abrafiltros é resultado de um esforço coletivo. Cada empresa, cada profissional que acreditou nesse projeto ao longo desses 19 anos tem um papel fundamental em todas as conquistas e avanços que alcançamos”, afirmou o presidente executivo da associação, João Moura. Ele também destacou a importância da união e convidou empresas e profissionais do setor de filtração que ainda não fazem parte da entidade a se associarem. “Queremos ampliar nossa representatividade e construir, juntos, um setor cada vez mais sólido, inovador e sustentável.”
Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Abrafiltros, basta acessar https://www.abrafiltros.org.br/.