A FIA introduz nova estrutura de licenças esportivas para seus pilotos.
A FIA vai introduzir uma nova estrutura de licenças esportivas para os pilotos. As alterações entrarão em vigor em 2022 e oferecem um conjunto simplificado de classes de licença, de acordo com as disciplinas e o nível de desempenho.
As alterações criam uma nova estrutura simplificada para os ralis, todo o terreno, montanha, de um modo semelhante ao que já existe para as pistas. Isto irá assegurar que os pilotos têm experiência apropriada e conhecimentos de segurança que corresponda à performance do carro em que competem.
Sob o Apêndice L do Código Esportivo Internacional, foi publicado um novo conjunto simplificado de graus de licença, de acordo com as disciplinas e o nível de desempenho do carro. Isto permite aos pilotos classificarem-se progressivamente a partir de carros de baixo desempenho para carros de mais alto desempenho.
Além disso, os pilotos que desejem mudar entre o karting e autocross ou rallycross beneficiarão do fato de ter uma licença baseada nos mesmos critérios, para facilitar aos pilotos a passagem entre disciplinas.
Para Adam Baker, Diretor de Segurança da FIA, afirmou: “Isto representa uma das maiores mudanças na estrutura da FIA International Driver Licence dos últimos 10 anos, e é o culminar de mais de dois anos de trabalho árduo entre os departamentos esportivos da FIA, as Comissões Esportivas da FIA e um grupo de trabalho das Autoridades Esportivas Nacionais”.