Stock Car chega à metade da temporada.
Com a realização de 6 das 12 etapas programadas para a temporada 2014 da Stock Car, a categoria chega à metade do campeonato em Cascavel, cidade que fica a quase 500 km da capital paranaense. Embora esteja entre as melhores equipes da Stock Car, o primeiro semestre não foi um dos mais promissores para os pilotos da Eurofarma-RC. Mas, os pontos conquistados na última corrida, realizada em Goiânia no dia 03 de agosto, trouxe a equipe pentacampeã da categoria e atual titular do troféu de melhor piloto e melhor equipe da temporada 2013 de volta à lista dos mais rápidos da temporada atual. “Tivemos um início atípico, curto, com muitas novidades, corridas duplas, com revezamento, mas as coisas devem se encaixar a partir de agora”, diz Rosinei Campos, o mais antigo chefe de equipe da Stock Car.
No próximo domingo, a categoria volta a competir no sistema de rodadas duplas ou seja, serão realizadas duas corridas no mesmo dia no autódromo Zilmar Beux, uma novidade para o público e expectativa dobrada para os pilotos. “Temos que pensar que agora volta o sistema de rodada dupla, valendo 39 pontos no total. Isso muda toda a estratégia”, garante Meinha.
A primeira corrida vale 24 pontos para o primeiro colocado, entretanto, chegar na frente significa largar em décimo lugar na segunda corrida. Isso porque o grid é invertido para garantir mais emoção à competição. “Não pensamos mais se isso é justo ou não, nos adaptamos às regras e tentamos criar uma estratégia que no final, seja vantajoso em número de pontos conquistados”, diz o atual campeão Ricardo Maurício.
Em Goiânia, um problema no Power shift, novo sistema de troca de marcha, colocou Ricardo Maurício em desvantagem durante os treinos. Para Cascavel, a expectativa é que tudo tenha sido resolvido, já que, segundo o regulamento, apenas a empresa detentora da tecnologia pode mexer no sistema. “Não podemos abrir, apenas chamar os responsáveis e aguardar pelo resultado”, diz Meinha.
Quem também fez uma excelente corrida de recuperação em Goiânia e se prepara para a etapa de Cascavel é Max Wilson, campeão de 2010 e atual décimo nono colocado na classificação geral. “Ainda tempos metade de uma temporada pela frente e todas as etapas valendo muitos pontos, nada está definido, vamos continuar trabalhando”, diz ele.
Em Cascavel, em função de mudanças no asfaltamento da pista, os pilotos terão direito a um treino extra que acontecerá na sexta-feira, 15 de agosto, a partir das 9h40. Os treinos oficiais serão às 15h30 de sexta e 9h20 no sábado. O classificatório que definirá o gride de largada da primeira corrida será às 14 horas do dia 16 de agosto com transmissão ao vivo pela SPORTV.