Categ. NacionaisFórmula Truck

Fórmula Truck abre ‘segundo tempo’ da temporada de 2014 em Santa Cruz do Sul.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck abrirá sua segunda metade no dia 17 de agosto no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS). A sexta das dez etapas previstas no calendário, tendo em disputa o GP Aquarius Hotel, vai determinar os rumos da disputa pelo título da 19ª temporada da categoria, liderada com larga vantagem pelo paranaense Leandro Totti, da RM Competições/MAN Latin America.

Totti vem atingindo façanhas inéditas na Fórmula Truck em 2014. Piloto de um caminhão Volkswagen equipado com motor MAN, o campeão de 2012 venceu as cinco corridas disputadas até agora, nas pistas de Caruaru (PE), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cascavel (PR). Está 63 pontos à frente do vice-líder paulista Felipe Giaffone, um de seus companheiros de time. As cinco últimas corridas terão em disputa um máximo de 160 pontos.

A vantagem construída por Totti é tão significativa que ele depende de estar entre os cinco primeiros colocados quando o GP Aquarius Hotel chegar a um terço – instante em que há a intervenção programada do Pace Truck para o reagrupamento do pelotão de pilotos na pista – para chegar como líder à oitava e antepenúltima corrida do ano. Jamais, em quase duas décadas de F-Truck, um piloto havia vencido as cinco primeiras etapas de um campeonato.

Se Totti desembarca em Santa Cruz do Sul com um handicap favorável, a terceira edição de uma corrida da Fórmula Truck na cidade representa, para seus adversários, a chance do início da reação. Giaffone, três vezes campeão, esteve no pódio das quatro últimas etapas, com dois segundos, um terceiro e um quinto lugar. Vencedor da última corrida disputada no circuito gaúcho, em 2011, ele tem como meta alcançar o recorde de títulos.

Recorde que pertence a Wellington Cirino, piloto do Mercedes-Benz da ABF-Santos. Único tetracampeão brasileiro da Fórmula Truck, ele liderou duas corridas em 2014, em Curitiba e Cascavel. Terminou as duas em segundo e se colocou em condição real de vislumbrar a liderança, mesmo a 73 pontos de Totti – a desvantagem em relação a Giaffone é de 10 pontos. O envolvimento crescente da Mercedes-Benz com sua equipe é um de seus trunfos.

Dos quatro caminhões de Fórmula Truck que exibem escudos de futebol em suas carenagens, três figuram nas cinco primeiras posições na tabela de classificação do campeonato. Cirino e o brasiliense Geraldo Piquet, pilotos que exibem em seus Mercedes-Benz a parceria com o Santos Futebol Clube, estão em terceiro e quinto. O quarto é Roberval Andrade, da Ticket Car-Corinthians – o também paulista Danilo Dirani, outro piloto do time, está em décimo.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 5 de 10 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 152
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 89
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 79
4º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians, 62
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 59
6º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 45
7º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 35
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 30
8º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 30
10º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 24
10º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 24
12º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 20
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 14
14º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 13
15º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 11
16º) Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, 7
16º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 7
16º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, 7
16º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 7
20º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 5
20º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 5
22º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 3
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 3
22º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 3

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *