5 dicas para economizar no seguro
Seguro de carro: como escolher?
Antes de contratar qualquer seguro para seu carro, é bom saber o que ele significa no seu dia a dia.
O seguro é um contrato em que você, o proprietário do carro, paga uma quantia (oprêmio) à seguradora para que ela corra um risco no seu lugar.
No caso de sinistro (uma colisão, por exemplo), a seguradora vai indenizar o segurado.Funciona mais ou menos assim: quanto maior o risco que o veículo/motorista oferecem à seguradora, mais caro o valor do prêmio. A seguradora exige que o motorista pague uma parte do risco, conhecida como franquia. No caso de um sinistro, você tem de pagar o valor da franquia para que façam o reparo do carro.
Na hora de escolher a opção que melhor atende o seu perfil e as necessidades do seu bolso, o ideal é começar com uma boa pesquisa.
5 dicas para economizar no seguro:
– Contrate um corretor de seguros. Você pode buscar uma corretora de seguros ou um banco. Mesmo que o corretor seja de sua confiança ou indicado por colegas, faça uma boa pesquisa de preço com pelo menos três diferentes. Isso porque as comissões podem variar de acordo com o contrato e o preço da comissão do corretor afeta diretamente no valor da sua apólice (contrato entre o segurado e a seguradora, que contém os detalhes da cobertura).
– Descubra o seu perfil de condutor. Você utiliza o carro para trabalhar durante a semana ou apenas para passear no fim de semana? Seu carro fica estacionado na garagem coberta de sua casa ou na rua? Só você irá usar o carro ou vai dividir a direção com outra pessoa? Cuidado redobrado na hora de explicar o seu perfil para a corretora de seguros, pois ela irá traçar o seu perfil de condutor com base nesses detalhes – que podem fazer toda a diferença no preço.
– Atenção aos produtos e serviços oferecidos por seguradoras.Atualmente elas costumam oferecer planos extras, como serviços de eletricista, encanador e chaveiro, desconto em estacionamentos e despachante gratuito. Mesmo que a comodidade seja atrativa, verifique se esses serviços serão úteis para o seu dia a dia. Se não forem, descarte o plano para não pesar no preço final do seu seguro.
– Confira com atenção os detalhes dos serviços escolhidos e a apólicedo seu seguro. Agora é hora de acertar as contas! Por isso, não se esqueça de perguntar sobre as condições de pagamento. Algumas seguradoras parcelam em até 10x sem juros, mas outras limitam a quantidade de parcelas e podem até cobrar juros se você quiser parcelar.
– De olho no rastreador. Por ser um equipamento de segurança que torna mais fácil a localização de veículos roubados, o risco da seguradora diminui e consequentemente o preço do seguro. Caso a seguradora não ofereça o rastreador, veja se você pode fazer a instalação por conta própria e conseguir algum desconto.
Os seguros têm o preço mais elevado para motoristas com idade entre 18 e 25 anos. Isso acontece por conta do perfil do condutor, que nesta faixa etária costuma estudar e badalar. Redondezas de universidades são consideradas pontos críticos pelas seguradoras, com alto índice de furtos de carros. Além disso, algumas estatísticas mostram que os jovens são mais dispostos a dirigir perigosamente.
Antes de fechar um contrato, verifique se a sua corretora está cadastrada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Dessa forma você fica mais seguro sabendo que suas informações cadastrais estão em mãos de profissionais de confiança.