Nissan mantém o desenvolvimento do cupê IDX
Os esportivos compactos estão com tudo no mercado: Alfa Romeo e Mazda desenvolvem em parceria as novas gerações do Spider e Miata, numa associação semelhante à feita por Subaru e Toyota para colocar nas ruas o BRZ e GT86. Agora, a Nissan também entrará para o grupo, depois que a apresentação do conceito IDx, inspirado nas primeiras gerações do Nissan Skyline, despertou a nostalgia nos fãs, que clamaram pelo lançamento do modelo.
Por conta desse enorme potencial, a Nissan chegou a confirmar o desenvolvimento do modelo para um breve lançamento, porém, o vice-presidente da Nissan da América do Norte declarou que o projeto poderia ser engavetado. Pouco tempo depois, outro executivo da marca, agora o vice-presidente mundial de planejamento de produto, desmentiu a afirmação e declarou que o IDx continua nos planos da montadora.
Caso realmente chegue às ruas, o cupê compacto terá tração traseira, para deleite de grande parte dos consumidores, seguindo a mesma estratégia do principal concorrente, o Toyota GT86. O único problema encontrado no desenvolvimento do modelo decorre da plataforma, pois, atualmente, a Nissan não conta com uma arquitetura com tração traseira com as proporções necessárias para o compacto.
Desenvolver uma plataforma exclusivamente para o IDx encareceria demasiadamente projeto do modelo, elevando o preço final e, consequentemente, fazendo com que o público alvo, formado pelos jovens, seja afastado. O visual manterá as linhas apresentadas no conceito, embora ainda não haja certeza se os elementos virão da versão Freeflow ou Nismo. Torcemos pelo visual mais fiel à proposta retrô da primeira opção.