Vídeo – Brasileiro participa da arriscada prova TT Isle of Man na Inglaterra
Rafael Paschoalin, o único brasileiro que participa das difíceis provas do TT Isle of Man na Inglaterra.
Essa prova é diferente de qualquer outra de motovelocidade, por ocorrer dentro da cidade e estradas, além de ter outras características bem peculiares.
É uma das mais perigosas Road Racings (Corrida de Rua ou Rodoviária). Veja o vídeo no final da postagem! A TT Isle of Man, onde o TT quer dizer Tourist Trophy, é realizada todos os anos no mês de Maio. Também apelidada de “Corrida da Morte”, em 2014 completou 107 anos a partir de sua primeira realização, no dia 28 de Maio de 1907.
Esta prova fez parte do Campeonato Mundial de Motovelocidade durante 70 anos aproximadamente, mas não resistiu a pressão dos principais pilotos e por falta de segurança, em 1976, deixou de fazer parte do Circuito Mundial de Motovelocidade e hoje segue acontecendo independente. Da “TT IOM” só participam pilotos com experiência em provas de rua ou rodoviárias e convidados pela organização do evento. Durante 105 anos, nunca nenhum piloto brasileiro participou, mas em 2013, o piloto Rafael Paschoalin levou a bandeira brasileira para a Ilha. Tudo bem, é assunto para outra postagem aqui no Blog. Prometo uma entrevista com o piloto, logo!
Assista ao incrível vídeo produzido pelo Ruba sobre a TT Isle of Man:
Mas afinal, onde é esta tal Ilha? Como é?
A Isle of Man ou Mannin na língua local, o Manês (além do Inglês), localiza-se no Mar da Irlanda entre este país e a Inglaterra (mapa ao lado). Sua Capital e maior cidade é Douglas. Os Vikings chegaram por lá no século VII e no século XIV tornou-se uma dependência inglesa.
A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do Mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (leste), da Escócia (norte) e da Irlanda do Norte (oeste). Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km².As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621m.A população é de 80 mil habitantes (censo 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população actual nasceu na ilha.
E a Prova?
É disputada em um circuito de 60Km e 256 curvas, cruzando montanhas e vilarejos. Já dá pra imaginar como são os trechos urbanos, não? Os pilotos com média de velocidade de 200Km/h, vêem passar guias, calçadas, postes de energia elétrica e sentem no guidão tampas de boeiros e ainda desníveis no asfalto preparados originalmente para receber veículos cotidianos. A corrida não tem uma largada única, as motos vão saindo de 30 em 30 segundos e a quebra de limite e desafio se concentram principalemente no relógio e entre o piloto e a Ilha.
Os maiores vencedores são:
- Joey Dunlop com 26 vitórias em 78 participações;
- John McGuiness com 20 vitórias;
- Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 participações;
- Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações;
- Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações.
Por marcas:
- Honda com 111 vitórias;
- Yamaha com 105 vitórias;
- Norton com 43 vitórias;
- MV Agusta com 34 vitórias;
- BMW com 30 vitórias;
- Suzuki com 28 vitórias.