Kart: FASP incentiva campeões de quatro categorias no Campeonato Brasileiro
Maior evento da temporada na modalidade será disputado em Itu, a 100 km de São Paulo, durante as próximas duas semanasMaior evento da temporada na modalidade será disputado em Itu, a 100 km de São Paulo, durante as próximas duas semanas
Mais de 200 pilotos oriundos de todos os cantos do Brasil estarão em Itu, a cerca de 100 km de São Paulo, durante as próximas duas semanas. O Kartódromo Arena Brasil Kirin será palco do Campeonato Brasileiro de Kart – a mais importante competição da modalidade na temporada nacional. Quatro dos campeões serão premiados pela Federação de Autombolismo de São Paulo (FASP), que supervisiona o evento.
Na categoria Graduados, destinada aos competidores com idade acima de 15 anos, o campeão poderá participar de uma etapa da Sprint Race – campeonato nacional de turismo comandado por Thiago Marques (ex-Stock Car) – na próxima temporada. O campeão da Shifter Kart (categoria de karts com marcha) ganhará um curso de pilotagem promovido pelo Centro de Pilotagem Manzini. Já o campeão da Júnior (13 a 15 anos) terá o curso de pilotagem oferecido pela Escola de Pilotagem Alpie. Na Cadete, a segunda categoria mais jovem do Campeonato Brasileiro de Kart (8 a 10 anos), o campeão ganhará um motor Honda GX 160 usado na categoria.
O Campeonato Brasileiro de Kart é disputado por 12 categorias, que recebem pilotos a partir dos seis anos de idade. Por conta disso, o nacional é dividido em duas fases: na primeira são definidos os títulos de Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sudam, Shifter e F4. Na segunda correm Graduados, Novatos, Sênior B, Sênior A e Super Sênior.
Pela primeira vez em 10 anos, as duas fases serão disputadas no mesmo circuito. A última vez que isso aconteceu foi em 2004, também em São Paulo, quando a pista de Aldeia da Serra – em Barueri – sediou o nacional.
“Todos os integrantes da Federação de Automobilismo de São Paulo estão com empenho máximo para esta edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que deve ser uma das maiores da história do torneio. Além de repassar, dia a dia, todos os itens fundamentais em relação à organização do evento, buscamos parcerias que possam oferecer incentivos aos pilotos. Não tenho dúvidas de que Itu ficará, mais uma vez, na história do kartismo nacional”, comentou José Aloísio Bastos, presidente em exercício da Federação.
As disputas pelo título Brasileiro de Kart começam na próxima terça-feira. A primeira fase da competição será disputada entre os dias 22 e 26 de julho, enquanto a segunda fase será entre os dias 29 de julho e 02 de agosto. No Campeonato Brasileiro, os pilotos disputam provas eliminatórias que, através de um sistema de pontos classifica os pilotos para as fases Pré-Final e Final. O vencedor desta última corrida, marcada para o sábado de cada fase, é declarado campeão, independente dos resultados anteriores.