Volvo entrega as primeiras unidades do FH16 750cv, o caminhão mais potente do mundo.
A Volvo entregou ontem para um grupo de transportadores brasileiros as primeiras unidades do FH16 750cv, o caminhão mais potente do mundo. Com um motor de 16 litros e 750cv, é um veículo indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis e operações em que se exige grande desempenho do veículo.
“Estas empresas irão transportar máquinas, equipamentos e componentes com grandes dimensões e peso, como grupos geradores, transformadores, pás eólicas, vigas, pré-moldados, entre outras peças, normalmente utilizadas nas indústrias ou em obras de infraestrutura”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo.
“Estamos trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão do mundo para atender uma demanda específica do mercado brasileiro de transportes. Os transportadores de cargas especiais têm agora a oportunidade de adquirir um caminhão com capacidade de tração de até 250 toneladas, motor de 750 cv de potência, torque de 3550 Nm, freio motor VEB mais retarder com potência de frenagem de até 1180cv, e uma caixa de câmbio inteligente I-Shift, entre outros importantes atributos”, complementa Alexander Boni, gerente comercial de caminhões da linha F.
“O FH16 750cv vai proporcionar um aumento de cerca de 20% na capacidade de tração em relação aos caminhões mais potentes de nossa frota”, comemora Alfonso Gonzalez, diretor de logística e infraestrutura da Transpes, uma das maiores empresas de transporte de cargas indivisíveis do Brasil, que adquiriu oito unidades do FH16 750cv. “E ainda teremos muito mais segurança nas viagens por conta de uma potência de frenagem auxiliar de mais de 1 mil cv de potência”, diz o empresário, ao lembrar que sua frota percorre trechos com topografia bastante acidentada em diferentes regiões do Brasil, em muitos casos com serras com mais de 45 quilômetros de extensão.
Potente, mas econômico
“Com maior potência de frenagem auxiliar poderemos poupar componentes do sistema de freios e diminuir gastos com manutenção”, diz Gonzalez, que comanda a Transpes, uma das mais tradicionais transportadoras deste segmento, com 1,1 milhão de toneladas transportadas e 30 milhões de quilômetros percorridos anualmente.
As empresas que estiveram no complexo industrial da Volvo em Curitiba são a Transpes, de Belo Horizonte; Transdata, de São Paulo; Grupo Santin, de Araraquara; Transportes Pesados Blumenau, de Blumenau; Transportes Gislon, também de Blumenau; e Opencargo, de Porto Alegre.
O FH16, na configuração cavalo mecânico 8×4, é equipado com o consagrado D16G, um motor de 16 litros, e a mais moderna e segura cabine do mundo. “É uma invejável configuração, para atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo”, afirma Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.
O motor de 750cv entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. “Isto possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes, garantindo maior produtividade do transporte”, diz o gerente.