Jaguar anuncia produção do F-TYPE Project 7.
O F-TYPE Project 7 é a versão mais recente lançada pela Jaguar para a já aclamada linha de esportivos F-TYPE, cuja revelação se deu durante a abertura do Festival de Velocidade de Goodwood 2014.
O F-TYPE Project 7 é o veículo de performance mais poderoso da Jaguar e o primeiro lançamento da equipe de Operações Especiais da Jaguar Land Rover. Ele será produzido como uma edição exclusiva e limitada de apenas 250 unidades. Ele terá uma carroceria roadster única, conforme o carro-conceito recentemente apresentado, em tributo a um dos mais famosos e icônicos Jaguares de corrida da história: o tricampeão de Le Mans D-type, que neste ano comemora 60 anos (a Jaguar já comemorou sete vitórias na competição).
Por que o F-TYPE Project 7 é poderoso? O motor 5.0 V8 supercharged, agora com 575CV e 680Nm, permite que a carroceria inteiramente em alumínio – com 1.585 kg – alcance 0-100km/h em 3,9 segundos, e velocidade limitada a 300km/h. O F-TYPE Project 7 atende totalmente às legislações para trafegar como carro de passeio, possui um teto removível e porta-malas de 196 litros.
As rodas traseiras recebem força por meio da transmissão automática de oito velocidades Quickshift e pela segunda geração do sistema de diferencial eletrônico Electronic Active Differential (EAD). O sistema de freios de cerâmica e carbono, disponível como opcional no F-TYPE Coupé R, é um item de série no F-TYPE Project 7, proporcionando ao motorista freadas potentes e consistentes para um veículo superesportivo.
Outro sistema que chega como item de série no modelo é a vetorização de torque que, em conjunto com o sistema de diferencial eletrônico EAD, proporciona uma direção incrivelmente sensível e ágil aos comandos do motorista.
O modelo também traz acessórios em fibra de carbono que melhoram consideravelmente a aerodinâmica em altas velocidades. Tal característica, combinada a um sistema de suspensão configurado para o máximo desempenho, proporciona ao motorista uma experiência única ao volante.
Ao mesmo tempo em que o modelo foi totalmente desenvolvido pela Unidade de Veículos Especiais, uma divisão de produtos e engenharia dentro da Unidade de Operações Especiais da Jaguar Land Rover – seu design se manteve fiel ao conceito original Project 7, apresentado no ano passado.
Tais elementos de design incluem uma inspiração no lendário D-Type, com uma entrada de ar acima da cabeça do motorista, assim como para-brisas mais curto e para-choque dianteiro com desenho arrojado. O modelo também traz uma aerodinâmica que favorece um maior downforce, incluindo saias no aerofólio dianteiro e nas laterais construídas em fibra de carbono, assim como o aerofólio traseiro ajustável de acordo com a velocidade.
No entanto, enquanto o conceito apresentado no ano passado era baseado em um monoposto que apenas comportava o motorista, o Project 7 foi modificado para abrigar mais um passageiro.
Engenharia
O Jaguar F-TYPE Project 7 é produto de pura paixão e representa o auge da história da marca dentro do segmento de superesportivos. O modelo, baseado no F-TYPE, é o mais rápido e potente Jaguar já produzido em toda a história.
Desenvolvido pela unidade de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, o Project 7 é equipado com o mesmo motor V8 de 5.0 litros supercharged do F-TYPE Coupé R, mas recalibrado para desenvolver 575 cv de potência – 25 a mais do que o F-TYPE Coupé R – e 680 Nm de torque. Para controlar toda essa potência despejada nas rodas traseiras, o modelo conta com transmissão automática de oito velocidades com tecnologia Quickshift, configurado para proporcionar alto desempenho, e com a segunda geração do sistema de diferencial eletrônico ativo.
Sua carroceria produzida inteiramente em alumínio proporcionou ao veículo um peso final de apenas 1.585 kg, 80 quilos mais leve em comparação com o F-TYPE Coupé R. Isso ajuda o Project 7 a sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 3,9 segundos e à velocidade final de 300 km/h, eletronicamente limitada.
Esse impressionante desempenho combinado com a excelente dirigibilidade e as melhorias aerodinâmicas fazem do Project 7 uma nova referência dentro dos veículos esportivos da Jaguar.
O F-TYPE Project 7 é equipado com escapamentos esportivos, com ponteiras pretas de cerâmica, cuja abertura pode ser configurada eletronicamente de forma a alterar o caminho percorrido pelos gases, para um som mais ou menos esportivo.
Como itens de série, o modelo é equipado com rodas de aro 20 na cor preta, que podem trazer como item opcional os pneus de alta performance Continental ForceContact. O sistema de freios de carbono e cerâmica – Carbon Ceramic Matrix (CCM) – traz discos dianteiros de 398 mm e traseiros de 380 mm, acompanhados de seis e quatro pistões, respectivamente.
Produzido em cerâmica e fibra de carbono, o sistema de freios (CCM) é extremamente rígido e resistente, oferecendo ao motorista total controle em alta velocidade. O sistema aplica automaticamente uma pequena pressão nos freios assim que o acelerador é liberado, para melhor controle do motorista.
O sistema Adaptive Dynamics controla os movimentos verticais do veículo por meio dos amortecedores ativos monitorando cerca de 500 vezes por segundo os comandos do motorista e as condições de piso em que o veículo trafega no momento, para disponibilizar total estabilidade. Ao equipar o F-TYPE Project 7, esse sistema foi recalibrado para proporcionar ainda mais esportividade.
O sistema Torque Vectoring by Braking (TVbB) aplica de forma automática pequenas forças de frenagem de forma individual em cada uma das rodas como forma de ajustar o traçado do carro. Tal sistema, disponibilizado com item de série no Project 7, trabalha em conjunto com o diferencial ativo eletrônico e com o controle dinâmico de estabilidade, para proporcionar a tração exata que o modelo necessita de acordo com a situação, oferecendo uma maior agilidade de direção.
“Acima de tudo, o F-TYPE Project 7 é um carro rápido. Ele se utiliza de diversas tecnologias baseadas no F-TYPE Coupé R, que oferecem respostas muito rápidas a todos os comandos do motorista. Sua natureza totalmente focada em desempenho nos permitiu desenvolver um veiculo que fosse ainda mais longe em termos de esportividade. O resultado disso é uma experiência de condução muito envolvente em todos os sentidos”, afirma Mike Cross, chefe de engenharia da Jaguar.
Design
O Jaguar F-TYPE Project 7 traz consigo o design distinto e minimalista do conceito original, apresentado em 2013. Suas linhas são resultado de uma mescla na rica herança da Jaguar na produção de veículos de corrida com o que existe de mais novo nos superesportivos da marca, como o Jaguar F-TYPE.
“O F-TYPE Project 7 é o exemplo perfeito de como uma equipe de design consegue trabalhar em perfeita sintonia com a equipe de engenharia para transformar um carro conceito em realidade. Moderno, o modelo é a perfeita encarnação contemporânea do Jaguar D-TYPE, modelo que o inspirou”, afirma Ian Callum, diretor de design da Jaguar.
O veículo mantém a mesma essência de design do aclamado F-TYPE, modelo que venceu o prêmio de World Design of the Year e mescla suas linhas robustas com a nítida inspiração no lendário D-TYPE.
Com foco na aerodinâmica, o carro traz saias laterais, difusor traseiro e aerofólio traseiro ajustável, todos produzidos em fibra de carbono. Tais componentes geram juntos 177% mais downforce em comparação com a versão conversível do F-TYPE e o ajudam a atingir os 300 km/h de velocidade final.
As saídas de ar laterais e as capas dos retrovisores também são produzidas em fibra de carbono. O comprimento do para-brisas foi reduzido em 114 milímetros, o que diminuiu a altura total do veículo em 30.5 milímetros, de forma a favorecer a aerodinâmica.
Os bancos para o motorista e passageiro são extremamente finos e inspirados nos carros de corrida. Eles podem trazer cintos de segurança de quatro pontos, disponíveis como acessórios. O interior do veículo não poupa o uso de fibra de carbono em seu revestimento e traz volante em couro Alcântara com borboletas para troca de marchas e pedais em alumínio.
O Jaguar F-TYPE Project 7 será um veículo praticamente produzido de forma artesanal, o que proporciona absoluta exclusividade aos seus proprietários. Limitado a 250 unidades, o modelo irá ostentar uma placa numerada localizada entre os dois bancos e assinada pelo chefe de design da Jaguar, Ian Callum.
Como referência às 7 vitórias da Jaguar na tradicional 24 Horas de Le Mans, o Project 7 será disponibilizado em cinco diferentes cores de carroceria: Ultra Blue, Caldera Red, British Racing Green, Ultimate Black e Glacier White.
Especificações Técnicas
Motor e Transmissão
Capacidade (cc) 5.000
Cilindros 8
Valvulas por cilindro 4
Compressão 9.5:1
Transmissão 8-velocidades ‘Quickshift’ ZF 8HP70
Desempenho
0-100km/h (seg) 3.9
Velocidade maxima (km/h) 300 (eletronicamente limitada)
Potência (cv@rpm) 575@6500
Torque (Nm@rpm) 680@2500-5500
Rodas 20-polegadas ‘Storm’ com acabamento em preto
Pneus 255/35/20 (dianteiros)
295/30/20 (traseiros)
Tipos de pneus
Série:
Opcional:
Pirelli P Zero
Continental ForceContact
Dimensões
Comprimento (mm) 4519
Largura (sem retrovisores) (mm) 1923
Altura (mm, sem o teto) 1277
Entre-eixos (mm) 2622
Capacidade do tanque (litros) 72
Peso (kg) 1585