As primeiras imagens do VW Tiguan
Nova geração ganha plataforma do novo Golf. Será mostrada em outubro no “Salão Internacional do Automóvel”.
Liberdade ao Tiguan! O SUV mais bem sucedido da história da Volkswagenganhará plataforma MQB e irá se livrar do adjetivo que carrega desde que nasceu: o SUV do Golf. Com vida própria, o novo Tiguan não deverá passar dos 4,35 m de comprimento (o atual é 7 cm mais comprido) e terá os novos faróis e lanternas em dia com os dos últimos conceitos de SUVs apresentados pela marca. Com maior uso de alumínio, seu peso deverá cair em mais de 100 kg e, ao mesmo tempo, sua rigidez torcional será reforçada.
Em relação aos motores, aposte que o atual 2.0 TFSI, de 200 cv, seja substituído pelo novo 1.8 já presente noAudi A3. Na versão de entrada, o Tiguan será equipado com o quatro-cilindros 1.4, de 140 cv, o mesmo do Golf. A transmissão, nos dois casos, será a de dupla embreagem no lugar do Tiptronic de 6 marchas atual, que faz do Tiguan um dos carros mais sedentos da linha Volkswagen.
A apresentação oficial para o público deverá acontecer no Salão de Paris (França), que acontecerá a partir de 4 de outubro. Existe, inclusive, a possibilidade do novo Tiguan ser mostrado aos brasileiros no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre 30 de outubro e 9 de novembro, alguns dias depois de Paris. Quanto ao preço, nada muda, por enquanto. Hoje, ele parte de pouco mais de R$ 115 mil.