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Mercado Europeu – Indústria automotiva da UE enfrenta desafios com metas de CO2 para 2025.

A indústria automóvel da União Europeia precisa de uma solução urgente para fazer face aos custos desproporcionados do risco de incumprimento dos objetivos de CO2 2025 para automóveis e furgões devido à fraca procura de veículos de emissões zero (ZEV) na UE.

Sem uma solução adequada, as estratégias de conformidade seguindo as provisões regulatórias atuais terão um impacto prejudicial na competitividade da indústria e na sua capacidade de manter empregos.

 

Com os mecanismos atuais, vai haver consequências, e sem flexibilidade, a indústria enfrenta quatro opções problemáticas:

  • Pagar penalidades estimadas em cerca de 16 mil milhões de euros, recursos que obviamente poderiam ser reinvestidos em fabrico e empregos
  • Limitar a produção e venda de veículos com motor de combustão interna, possivelmente levando ao fecho de fábricas e consequente desemprego
  • Formar um ‘pool’ com outros fabricantes, resultando em pagamentos a concorrentes, incluindo fabricantes não europeus
  • Vender ZEVs abaixo do preço de mercado, distorcendo o mercado de segunda mão e com isso minando o lucro dos fabricantes

 

Mas há propostas da indústria, que solicita que os legisladores considerem duas opções:

Uma introdução gradual de 90% para 2025 e 95% para 2026

Introdução de um mecanismo de conformidade médio para os anos de 2025-2029

Ou seja, a indústria argumenta que:

O problema principal é a demanda insuficiente por ZEVs, influenciada por diversos fatores além do fornecimento.

 

Apesar da disponibilidade de 370 modelos BEV atualmente no mercado, incluindo 16 abaixo de 30.000€, a participação de mercado em 2024 ficou abaixo de 14%. A flexibilidade não resultaria no aumento da produção de veículos com motor de combustão interna.

 

Os fabricantes têm interesse em aumentar exponencialmente as vendas de ZEVs para atingir a meta de -55% em 2030 e um sistema de conformidade plurianual não teria impacto ambiental adverso, pois qualquer “não conformidade” deve ser compensada.

 

Sem flexibilidade, 2025-2026 poderia se tornar um precipício regulatório, forçando os fabricantes a tomar medidas extremas de curto prazo que poderiam desestabilizar os preços e minar a estabilidade financeira da indústria automobilística europeia.

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