Em um final emocionante, Ryan Hunter-Reay vence as 500 Milhas de Indianápolis.
A principal prova da temporada da Fórmula Indy, aconteceu neste domingo (25). A tradicional 500 Milhas de Indianápolis teve a vitória do piloto da casa Ryan Hunter-Reay, da equipe Andretti, que venceu por apenas 60 milésimos do brasileiro Hélio Castroneves, os dois lutaram pela vitória nas sete voltas finais.
Desde 2006, quando a vitória ficou com Sam Hornish Jr, um norte-americano não vencia as 500 Milhas de Indianápolis e foi Ryan Hunter-Reay o responsável por quebrar esse tabu em uma prova que teve 150 de 200 voltas ininterruptas por qualquer bandeira amarela.
Nas primeiras voltas a liderança ficou entre o pole Ed Carpenter e James Hinchcliffe e um pouco depois, Will Power passou a integrar o time do que se revezavam na ponta. A primeira rodada de pit-stop aconteceu a partir da volta 30.
No meio do pelotão, o brasileiro Tony Kanaan tentava escalar posições, porém, na volta 66, quando foi realizar o segundo pit-stop, Kanaan chegou praticamente sem gasolina e o carro acabou morrendo. A equipe teve dificuldades para fazer o carro do até então atual campeão da 500 Milhas pegar, com isso o baiano só retornou à pista com 18 voltas de desvantagem do líder e sem alguma chance de nova vitória.
Nessa altura da prova a liderança era disputada entre Castroneves, Hunter-Reay, Power e Andretti, mais atrás com Dixon e Carpenter. Tudo ia se encaminhando para uma corrida de 500 Milhas sem bandeira amarela, e quando se completava ¼ da prova, Charlie Kimball da Ganassi, escapa, dá um toque no muro e provoca a primeira neutralização da prova.
Sete voltas depois veio a bandeira verde e a prova começava a ganhar emoção, com a frequente troca da liderança entre Carpenter e Ryan Hunter-Reay, até que na volta 167, Scott Dixon acertou o muro e dava adeus a disputa, no mesmo momento Newgarden também abandonava, após ser acertado pelo carro de Martin Plowman.
Todos os pilotos aproveitaram para fazer mais um pit-stop, que seria o último. Faltando 25 voltas para o final foi dada a bandeira verde, porém não se deu sequer uma volta com ela, pois na relargada, Hinchcliffe e Carpenter, tentando disputar espaço, foram juntos para o muro, nova interrupção. Nessa altura da corrida, a liderança era disputada entre Hunter-Reay, Andretti e Castroneves.
Cinco voltas depois veio a relargada, os três ponteiros se revezaram na ponta por algumas voltas e faltando 11 giros para o final, Townsend Bell escapou sozinho e bateu forte no muro, a pancada foi tão forte que chegou a danificar o Soft-wall, o que provocou a bandeira vermelha da prova, para que o local do acidente pudesse ser limpo e o muro pudesse ser remendado.
Alguns minutos de pausa e a corrida se reiniciou, faltando apenas seis voltar para o final, o que foi suficiente para dar emoção na corrida. Castroneves e Hunter-Reay travaram uma batalha épica e o brasileiro era o líder até um pouco antes da penúltima passagem, quando o norte-americano da Andretti ultrapassou o brasileiro, por fora, Hélio tentou reagir, mas não conseguiu espaço, ficando na segunda posição por apenas 60 milésimos. Marco Andretti fechou o pódio em terceiro.
Confira o resultado final das 500 Milhas de Indianápolis:
1 – Ryan Hunter-Reay – Andretti – Honda – 200 voltas
2 – Hélio Castroneves – Penske – Chevrolet – à 0s060
3 – Marco Andretti – Andretti – Honda – à 0s317
4 – Carlos Muñoz – Andretti – Honda – à 0s779
5 – Juan Pablo Montoya – Penske – Chevrolet – à 1s323
6 – Kurt Busch – Andretti – Honda – à 2s266
7 – Sebastien Bourdais – KV Racing – Chevrolet – à 2s657
8 – Will Power – Penske – Chevrolet – à 2s850
9 – Sage Karam – Dreyer & Reinbond – Chevrolet – à 3s284
10 – JR Hilderbrand – Ed Carpenter – Chevrolet – à 3s470
11 – Oriol Sérvia – Rahal Letterman – Honda – à 4s107
12- Simon Pagenaud – Schmidt Peterson – Honda – à 4s567
13 – Alex Tagliani – Sarah Fisher – Honda – à 7s617
14 – Jacques Villeneuve – Schmidt Peterson – Honda – à 8s177
15 – Sebastian Saavedra – KV Racing – Chevrolet – à 8s593
16 – James Davison – KV Racing – Chevrolet – à 9s104
17 – Carlos Huertas – Dale Coyne – Honda – à 12s154
18 – Ryan Briscoe – Chip Ganassi – Chevrolet – à 13s314
19 – Takuma Sato – A.J. Foyt – Honda – à 13s795
20 – Jack Hawksworth – Bryan Herta – Honda – à 13s839
21 – Mikhail Aleshin – Schmidt Peterson – Honda – à 2 voltas
22 – Justin Wilson – Dale Coyne – Honda – à 2 voltas
23 – Martin Plowman – A.J. Foyt – Honda – à 4 voltas
24 – Pippa Mann – Dale Coyne – Honda – à 7 voltas
25 – Townsend Bell – KV Racing – Chevrolet – à 10 voltas
26 – Tony Kanaan – Chip Ganassi – Chevrolet – à 23 voltas