Átila Abreu vai correr o Global Rallycross Championship.
Átila Abreu é o primeiro brasileiro oficialmente confirmado no GRC Lites.
Depois de realizar uma bateria de testes na Califórnia há duas semanas, o piloto sorocabano foi a Barbados acompanhar a etapa de abertura do Global Rallycross Championship. Gostou do evento e, antes de retornar do Caribe, assinou contrato para disputar a temporada 2014 da categoria de acesso pela equipe sueca OMSE.
Seu primeiro compromisso pelo campeonato da GRC Lites será nos XGames de Austin no dia 7 de junho. A competição será no Circuito das Américas, o mesmo que recebe o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.
“Fiquei encantado com o conceito do GRC. É um evento que combina as melhores disputas do automobilismo tradicional com elementos dos esportes radicais. O formato tem grande apelo para o público jovem e tenho certeza de que vai motivar também torcedores e patrocinadores no Brasil”, declarou o piloto.
Como há duas corridas em conflito de datas com a Stock Car, Átila irá participar de 7 das 9 etapas da temporada do GRC Lites. Seu carro nos Estados Unidos terá o número 51, o mesmo usado pelo piloto nas provas no Brasil.
Categoria introdutória ao Global Rallycross Championship, o GRC Lites é um evento monomarca. Os carros têm tração 4×4, motor com 310 cavalos de potência e são preparados pela equipe sueca OMSE, a principal organização do rallycross mundial.
A maior diferença entre os carros da Lites e os “supercars” é a motorização. A primeira tem os propulsores aspirados, enquanto na categoria principal é liberado o uso de motores turbo capazes e gerar até 600HP.
O formato dos eventos segue o modelo consagrado do GRC e do Campeonato Mundial de Rallycross chancelado pela FIA: pistas entre meia e uma milha (de 800m a 1,6km) com superfícies distintas, saltos, baterias classificatórias e uma corrida final decidindo o vencedor de cada etapa.
“O Átila mostrou boa adaptação nos testes realizados na Califórnia. Ficamos muito satisfeitos com a chegada dele. É importante para o esporte ter pilotos do Brasil, um dos países mais tradicionais no automobilismo mundial”, disse o americano Brad Manka, coordenador do programa de GRC Lites da equipe OMSE.
Além do piloto paulista, a temporada 2014 do GRC tem Nelsinho Piquet competindo com as cores do Brasil nos supercars. O interesse de Átila na categoria aumentou quando os dois correram em dupla a prova de abertura da Stock Car em março deste ano em Interlagos. Satisfeito pela parceria na maior categoria do Brasil, o ex-piloto de Fórmula 1 apresentou o colega aos organizadores do GRC e à equipe OMSE.
“Pesou muito na minha decisão de correr como piloto convidado do Átila na Stock Car a possibilidade de termos mais projetos em conjunto”, lembrou Piquet Jr. “Fiquei muito contente com a vinda dele para o rallycross e sei que teremos grandes emoções acelerando esses 4×4 de lado nos Estados Unidos.”
Calendário – Global Rallycross Championship Lites:
7.jun – Austin – XGames
22.jun – Washington
20.jul – Nova York
26.jul – Charlotte
03.ago – Detroit*
23.ago – Daytona
20.set – Los Angeles
27.set – Seattle*
05.nov – Las Vegas
*Provas em conflito de datas com a Stock Car