Nascar Brasil: Tarumã marca o próximo desafio da Pirelli.
O campeonato 2023 da Nascar Brasil Sprint Race se aproxima de sua decisão e disputa neste fim de semana a penúltima rodada do ano, no tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS). Duas corridas da categoria estão previstas para ocorrerem no domingo (15), no veloz traçado de 3.069 metros de extensão. A instabilidade climática da região nessa época do ano exige que tanto os Pirelli P Zero, para a pista seca, como os Cinturato, para piso molhado, estejam preparados para equipar os carros da categoria.
Com nove curvas, sendo cinco para a esquerda e quatro para a direita, o traçado do autódromo gaúcho possui a maior parte dessas curvas sendo de média e alta velocidade. Isso credencia Tarumã a ser uma das pistas mais desafiadoras do calendário, impondo um grande combate para os pilotos da Nascar Brasil.
“Um traçado muito rápido, com asfalto bem abrasivo e com curvas desafiadoras como Tarumã, sempre exige bastante dos pneus durante o fim de semana de corrida. Com os carros de tração traseira, a tendência é que o pneu mais exigido seja o traseiro direito”, explica Fabio Magliano, gerente de Produtos Car e Motorsport Pirelli para a América Latina.
A previsão do tempo é outro fator a ser considerado na estratégia dos pilotos ao longo da etapa. “Como tem chovido bastante na região da Grande Porto Alegre nas últimas semanas, podemos esperar que os Cinturato também sejam utilizados pelo menos em alguma sessão de treinos durante a etapa. Quando temos condições climáticas diferentes ao longo do fim de semana de corrida, a tendência é que a disputa na pista fique ainda mais interessante”, conclui Magliano.
As atividades de pista começam na sexta-feira. Os treinos oficiais e as classificações acontecem no sábado e a rodada dupla será disputada no domingo. O BandSports exibe a última corrida de domingo ao vivo. Já o Motorsport Brasil exibe todas as provas, assim como o canal oficial da categoria no YouTube.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):
Abrasividade da pista: 5
Força lateral: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito
PNEUS DISPONÍVEIS
Pista seca: P Zero na medida 265/645-18
Pista molhada: Cinturato na medida 265/645-18
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO E CINTURATO:
Cambagem recomendada dianteira: -3,5°
Cambagem recomendada traseira: -3,0°
Calibragem recomendada a frio: 24 PSI
Programação de pista:
Sexta-feira, 13 de outubro:
08h00 – Shakedown 1
11h20 – Shakedown 2
15h40 – Treino Extra
Sábado, 14 de outubro:
10h20 – Treino Oficial 1
14h40 – Treino Oficial 2
17h15 – Classificação Corrida 1 (ao vivo no YouTube)
17h35 – Classificação Corrida 2 (ao vivo no YouTube)
Domingo, 15 de outubro:
08h15 – Warmup
10h10 – Corrida 1 (ao vivo no YouTube)
14h00 – Corrida 2 (ao vivo no BandSports e no YouTube)