Harley DavidsonMotosNotícias

Harley-Davidson, de 115 anos, torna-se a moto mais cara já vendida em leilão depois de ser vendida por US$ 935.000

Uma rara Harley-Davidson de 1908 tornou-se a motocicleta mais cara já vendida em leilão em Las Vegas em 28 de janeiro.

 

A motocicleta Strap Tank foi vendida por US $ 935.000 após as taxas de leilão no Mecum Auction, que listou o item como “o primeiro da raça, e o primeiro modelo Harley-Davidson que se encontrará, já que os protótipos que o precederam já se foram há muito tempo”.

 

Acredita-se que a motocicleta Strap Tank de 115 anos de idade – nomeada após seus tanques de óleo e combustível, que estão presos ao quadro com tiras de níquel – seja um dos apenas 12 modelos ainda restantes.

A Harley-Davidson começou a produzir motocicletas em um pequeno galpão de madeira em 1905, mudando-se para uma fábrica em 1906 e expandindo constantemente a produção para 450 motocicletas em 1908.

 

Os leiloeiros notaram que a motocicleta, havia sido habilmente restaurada e ainda tinha o tanque original, rodas, polia da correia do motor, tampa do assento e manga do silenciador, era excepcionalmente rara.

 

A moto, que foi vendida por US $ 875.000 antes das taxas, teria sido encontrada intacta em um celeiro de Wisconsin por David Uihlein em 1941, que ele manteve em sua posse por 66 anos.

 

A motocicleta mais jovem foi vendida por mais de um tanque de correia de 1907cc de 440, que custou US $ 715.000 após as taxas, pois não havia sido restaurada.

O Tanque de Correia de 1908 foi habilmente restaurado com a ajuda de Paul Freehill de Fort Wayne, Indiana. A moto recordista tinha muitas de suas peças originais, tornando-a ainda mais rara, disse Greg Arnold, gerente da divisão de motocicletas da Mecum Auctions.

 

“Nós comercializamos bem a moto e a Harley é de longe a marca de motocicletas americana mais famosa, então tivemos a sensação de que ela se sairia bem em leilão, mas obviamente você fica surpreso sempre que vender a moto mais cara de todos os tempos”, disse ele.

 

Fundada em 1903, a Harley-Davidson era uma fabricante relativamente pequena em 1908, mas o Strap Tank rapidamente ganhou uma reputação como uma motocicleta robusta e durável.

 

Foi construído na primeira fábrica em Chestnut Street, Milwaukee, que empregava apenas 18 trabalhadores em 1908.

 

A partir dessa fábrica, a marca foi capaz de crescer em um dos fabricantes mais bem sucedidos e mais reconhecidos do mundo.

 

A empresa, que ainda tem sua sede na Chestnut Street (desde então renomeada para Juneau Avenue) agora abrange o mundo com fábricas em York, Pensilvânia; Manaus, Brasil; Bawal, Índia; Pluak Deng, Tailândia; e, claro, Milwaukee, Wisconsin. Os tanques de correia foram construídos com um único motor atmosférico, deslocando 440ccs, e tinham uma potência estimada de quatro.

O quadro era feito de um único laço de aço carregado e a moto pesava 185 libras, assentada em pneus de 28 polegadas.

 

As motos estabeleceram um precedente com seu design e coloração, informando o design da Harley-Davidson V-Twin de 1909, a primeira V-twin de produção da empresa, que produziu sete cavalos de potência. As bicicletas nos primeiros anos não eram produzidas em massa e as mudanças eram sutis. A pintura cinza Renault foi adotada em 1906, a tempo para o Strap Tank, na foto.

 

Fonte: dailymail

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *