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Avaliação da Semana – Andamos com o novo Citroën C3; o mini SUV mais espaçoso de seu segmento e com muita tecnologia.

Caros amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que apresentamos o nosso teste / avaliação com o novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 Automático, o remodelado SUV compacto da montadora, que chegou forte no mercado nacional no último trimestre de 2022.

 

O novo Citroën C3 surgiu para lutar em um nicho logo acima do ocupado pelo Renault Kwid; um hatch com carinha de SUV com ampla altura do solo e espaço interno maior do que o oferecido por qualquer modelo de entrada no segmento.

 

O estilo do novo C3 é algo que nos impressionou desde o primeiro contato que tivemos com o veículo  algo que o destaca no mercado e passa personalidade. Olhando de frente, o que chama mais atenção são os faróis bipartidos; algo que está se tornando moda em outros segmentos. Os LEDs de rodagem diurna ficam acima e nas laterais dos faróis.

O C3 Feel Pack é o topo da gama (desconsiderando a First Edition, de tiragem limitada) e tem esse conjunto do 1.6 aspirado de 113/120 cv e 15,4/15,7 kgfm de torque, com duplo comando e variador na admissão, em par com o já conhecido câmbio automático de 6 marchas fornecido pela Aisin e que equipa uma série de modelos em diversas montadores – ou seja, não é a caixa conhecida por problemas da era PSA.

 

O C3 Feel Pack é idêntico aos demais da linha. Seus 3.981 mm o coloca entre o Renault Kwid (3.680 mm) e o Hyundai HB20 (3.940 mm), por exemplo, mas aposta no entre-eixos de 2.540 mm para brigar com os compactos como o Chevrolet Onix (2.551 mm), além da altura de 1.586 mm e o estilo aventureiro. Com relação ao mercado e sua disputa com seus concorrentes diretos o C3 1.6 já enfrenta uma concorrência mais dura quando se trata de hatches mais caros, pois o seu preço é de R$96.900,00; sendo que o valor sobe de acordo com a pintura escolhida, especialmente se tiver o belo teto branco.

 

Devido á altura de 1.586 mmo C3 possui um bom espaço interno. No banco traseiro, espaço para as pernas de dois adultos, mas um terceiro ao centro já se sentirá mais apertado nos ombros. No porta-malas, 315 litros são bons, mas o parachoque traseiro atrapalha na hora de colocar ou retirar objetos mais pesados, formando um “muro”. Não fica devendo nesse sentido aos hatches compactos tradicionais, acomodando bem ocupantes e bagagem.

Mas não tem como fugir de um carro que nasceu para ser barato. No acabamento, plástico em tudo. Tecido, apenas nas portas, com uma faixa em azul no painel para disfarçar um pouco a simplicidade do C3. A central multimídia, que conta com tela de 10 polegadas, com alta resolução e cores vibrantes, o multimídia tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de oferecer três portas USB (uma no painel e duas para quem vai atrás). Composto por alto-falantes dianteiros, traseiros e dois tweeters frontais, o sistema de som também tem clareza e volume adequados.

 

O Citroën C3 Feel Pack traz: ar-condicionado; direção elétrica; sensor de pressão dos pneus; rodas de liga de 15 polegadas; alarme; câmera de ré; retrovisores elétricos; vidros elétricos um-toque para as quatro portas; barras transversais no teto e comandos de som no volante.

 

Desempenho

O C3 utiliza o clássico 1.6 16V da época da PSA., mantém a suspensão com curso longo, com 180 mm de altura do solo, e a direção elétrica bem leve. Coloque na conta que você não precisa trocar de marcha e teríamos tudo para o C3 Feel Pack ser uma ótima opção de compra. Com gasolina, chegamos aos 9,6 km/litro de consumo na cidade, um bom número para um motor com a idade desse 1.6, mas há um porém nesse jogo. Você vai sentir mesmo uma diferença na pegada nas arrancadas e também nas retomadas, dado que é impossível notar que o motor grita mais do que roncaria em um turbo; no momento da devolução eu fiz este questionamento, pois achei muito estranho o veículo ter esse forte ronco no momento das retomadas e arrancadas.

Na estrada, os 17,3 km/litro aparecem com o modo econômico, mas manter os 120 km/h exige paciência e algumas reduções de marcha para ter força e seguir o ritmo de uma estrada; pois viajamos até o litoral norte de São Paulo e na volta utilizamos a nova rodovia dos Tamoios. O câmbio acaba se perdendo em algumas situações por esse comportamento de motor, chegando a alguns trancos durante essas indecisões. Em diversas situações, fez a troca para cima, mas logo reduziu em seguida. Ele mesmo não sabe se vai pro lado do consumo ou do desempenho.

 

A tocada no dia a dia é agradável. Ele pode não ter aquela força em baixa dos concorrentes turbinados, no entanto, não chega a ser apático. Acionado por um botão à esquerda da direção, o modo Eco dá uma segurada nas reações e está mais voltado aos trechos planos ou não muito inclinados.

 

Preço

O c3 Feel Pack 1.6 automático, como informamos acima encontra-se nas concessionárias com o preço de R$96.990; sendo o carro automático mais barato do Brasil.

 

Informações Adicionais

A plataforma modular CMP é moderna, utiliza aços de alta resistência em abundância e permite um ajuste dinâmico mais fino. Manobrar o hatch não exige nenhum esforço, além da direção ter uma taxa de retorno ao centro das mais bem ajustadas. Só fica a dever maior firmeza em velocidades mais altas.

 

A suspensão do C3 é bem calibrada, oferecendo conforto e estabilidade. Sem serem grandes em excesso, as rodas aro 15 com pneus 195/65 ajudam na tarefa de isolar melhor as imperfeições. O compacto pode não ser plantado no chão, mas a suspensão controla bem as oscilações.

 

Acabamento Interno

O acabamento também segue a realidade de um projeto nascido para ser barato. Há texturas acetinadas que ajudam a quebrar o visual simples, além de material que imita couro no volante, ele fica devendo teclas do lado esquerdo e o mesmo revestimento nos bancos.

O estilo interno tem as saídas de ar cujo estilo lembra o aplicado nos modelos da Volvo; com visão desimpedida do que está à minha frente, foi fácil enxergar os limites do carro.

Ficha técnica

Motor: 1.587 cm3, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 120/113 cv a 6.000 rpm, 15,7 kgfm de torque a 4.500 rpm (etanol) e 15,4 kgfm a 4.250 rpm (gasolina)

Câmbio: automático de seis marchas, tração dianteira

Direção: elétrica, com diâmetro de giro de 10,5 metros

Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 195/65 R15

Dimensões: 3,98 metros de comprimento; 1,73 m de largura; 1,60 m de altura; 2,54 m de distância entre-eixos; porta-malas de 315 litros; tanque de 47 litros; e 18 cm de altura do solo.

 

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