PEUGEOT E-LION DAY, 100% ELÉTRICO 100% IRRESISTÍVEL.
E-LION PROJECT é a filosofia orientadora para responder a estas necessidades na próxima geração de PEUGEOT.
E-LION PROJECT não é apenas sobre eletrificação, é um projeto holístico, uma abordagem de 360° baseada nos 5 E’s.
- Ecossistema: nosso ecossistema de produtos e serviços, baseado na tecnologia STLA;
- Experiência: a experiência do cliente de ponta a ponta, desde o carregamento até a conectividade;
- Elétrica: tudo isso é baseado em bateria 100% elétrica – e nosso compromisso de ter uma linha 100% BEV até 2025 na Europa;
- Eficiência: nossa obsessão em maximizar o desempenho, minimizar o consumo de quilowatts;
- Ecologia: tudo com o objetivo final de sustentabilidade e nosso compromisso de atingir Carbono Líquido Zero até 2038.
LINDA JACKSON, CEO PEUGEOT: “O E-LION PROJECT definirá a estratégia da PEUGEOT como marca de veículos elétricos e garantirá que estejamos conectados ao pulso da sociedade para oferecer uma mobilidade que esteja de acordo com os valores de nossa marca.”
PEUGEOT lançará 5 novos EVs em 2 anos na Europa:
E-308, E-308 SW (primeira propriedade elétrica européia), E-408, E-3008 e E-5008.
Os elétricos 308 e 308 SW serão movidos por um novo motor elétrico, desenvolvendo 115 kW (156 cv) e com uma autonomia de mais de 400 km (ciclo WLTP). Esta oferta é uma resposta sem concessões, com eficiência líder no segmento, com um consumo médio de energia de 12,7 kWh.
DESIGN DE PRODUTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA desempenham um papel fundamental no E-LION PROJECT e na meta da PEUGEOT de ser Carbono Líquido Zero até 2038
A nova linha BEV-by-design da PEUGEOT será suportada pelas plataformas tecnológicas da Stellantis, fornecendo uma base empolgante para o desenvolvimento de designs futuros.
- NOVAS PROPORÇÕES – mais flexibilidade e liberdade para reimaginar as proporções gerais do veículo
- NOVAS PERSPECTIVAS – uma linguagem de design totalmente nova
- NOVO ESPAÇO – repensando o espaço interior e função
- NOVOS GESTOS – steer-by-wire (sistema de direção eletrônica) nos permite explorar maneiras completamente novas de controlar o veículo. Isso permitiu a criação do Hypersquare e a próxima geração do i-COCKPIT® inteligente com um HMI completamente novo a ser lançado a partir de 2026 na Europa.
A experiência a bordo é facilitada pela tecnologia STLA.
- STLA-BRAIN, o centro nervoso e inteligência central do carro, carregado OTA
- STLA-SMARTCOCKPIT, a correção para a sua vida digital, dentro e fora de bordo
STLA-AUTODRIVE, o futuro da direção autônoma
Colaborações com os principais players do mundo, como Amazon e Foxconn, garantem que a nova tecnologia seja sempre entregue a serviço de uma experiência incrível.
JEROME MICHERON, DIRECTOR DE PRODUTO PEUGEOT: “Quando os nossos clientes conduzem um PEUGEOT elétrico, é inegavelmente um PEUGEOT em primeiro lugar e essa experiência será sempre a nossa prioridade”.
A PEUGEOT reduz o GWP (potencial de aquecimento global) nas próximas gerações de veículos.
As iniciativas em andamento variam desde estratégias de abastecimento e cadeia de suprimentos até a composição e estrutura geral do carro, até os materiais usados:
- Luz e vidro substituem o preto e o cromado;
- Assentos leves;
- Rodas de liga reciclada;
- Foco no uso de materiais reciclados;
- Estratégia de ciclo de vida global ao projetar nossa próxima geração de produtos.
CICLO DE VIDA GLOBAL: No futuro, a vida útil de um carro BEV será de 20 a 25 anos, enquanto hoje, com um carro ICE, é de cerca de 15 anos.
Esse ciclo de vida estendido é uma grande oportunidade para os designers imaginarem novas interações com os produtos durante sua vida útil.
As 4 etapas da abordagem do Design do Ciclo de Vida:
- Ciclo de Vida: a arquitetura projetada para durar 25 anos, com base na plataforma e tecnologia Stellantis;
- Recondicionar: a capacidade de reformar e reciclar peças-chave, incluindo o uso de peças recicladas (consulte Sustainera);
- Atualização: renova as principais peças de ‘desgaste’ do carro (estofamento/acabamento) como visto no Conceito INCEPTION, para fazer o carro parecer novo cada vez que muda de mãos;
- Sob demanda: atualização regular over-the-air de HMI, iluminação e outros componentes acionados por software para manter o carro atraente (como a atualização anual do iOS para o seu iPhone).
MATTHIAS HOSSANN, PEUGEOT DESIGN DIRECTOR: “Chega de carros em segunda mão. Em vez disso, um carro novo e personalizado que você pode atualizar a qualquer momento, dependendo de suas necessidades. Um produto sempre renovado que mantém seu valor ao longo de sua vida útil.”
O foco na minimização de peso, desperdício e processamento leva a técnicas inovadoras, como demonstra o PEUGEOT INCEPTION CONCEPT com os 4 ‘E’ da sustentabilidade:
- Economize peso (assentos mais finos, tecidos acolchoados);
- Economize resíduos (tecidos moldados);
- Economize recursos (acabamentos de matéria-prima, sem liga, sem cromo);
Economize energia (eficiência elétrica).
JEROME MICHERON, DIRETOR DE PRODUTOS DA PEUGEOT: “Estes desenvolvimentos anunciam uma nova era, mais respeitosa com o meio ambiente e nos permite oferecer aos nossos clientes inovações únicas que reforçam o “Power of Allure” da PEUGEOT.
No que diz respeito à experiência do consumidor: a PEUGEOT aposta em SER INSPIRADORA e SIMPLES para os clientes
Seja Inspirador – para além dos automóveis em si, a PEUGEOT infunde toda a experiência de propriedade com o Poder do Allure.
Cada experiência EV está alinhada com os três valores da PEUGEOT:
- Design Sedutor – a postura felina e a assinatura luminosa das 3 garras são marcas distintivas do design PEUGEOT;
- Emoção do prazer de condução instintivo amplificada ainda mais graças à eletrificação e à grande capacidade de resposta e agilidade do i-Cockpit;
Excelência por meio de qualidade, eficiência e tecnologia em toda a linha de veículos elétricos.
SIMPLIFIQUE – considerando a experiência do cliente antes, durante e depois da viagem.
- Fácil de comprar: a PEUGEOT lançou um pacote simples que inclui todas as opções, incluindo carregamento, disponível para compra online com apenas alguns cliques.
- Fácil de carregar: o carregamento em casa é feito com um serviço completo de ponta a ponta para a instalação de uma Wallbox doméstica – e o carregamento em trânsito é feito com acesso à rede de carregamento mais ampla da Europa através do e-Solutions Card. O cartão RFID de aproximação cobre vários distribuidores de energia e pode até vir pré-carregado com crédito pronto para uso.
- Fácil de planejar: o app PEUGEOT Trip Planner, exclusivo para região europeia, ajuda a traçar o percurso e o melhor local para carregar durante o percurso. Uma solução futura incluirá ofertas especiais de alimentação, compras e atividades localizadas próximas aos locais de carregamento para otimizar o tempo dos clientes durante o carregamento.
Praticidade – com o aumento do custo de vida e da inflação, a PEUGEOT está focada em tornar a experiência PEUGEOT EV mais fácil.
Dois tipos de ofertas, disponíveis na Europa, tal como o plano de celular:
- PEUGEOT As You Go: Uma oferta pré-paga com pagamentos mensais, com base no subsídio de quilometragem. Os clientes podem recarregar com kms adicionais conforme necessário. A PEUGEOT pretende expandir esta iniciativa em toda a gama e em outros mercados.
PEUGEOT À Sua Maneira: Uma única mensalidade inclui o aluguel do carro, todas as revisões e manutenções, seguros e até carregamentos. Todos os custos de propriedade em um único pagamento. Mas, ao contrário do celular, os clientes não ficarão presos a um compromisso de longo prazo. Se as circunstâncias mudarem, eles podem atualizar seu carro ou simplesmente devolvê-lo.
PHIL YORK, DIRETOR DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DA PEUGEOT: “As considerações sobre a propriedade de veículos elétricos estão evoluindo além dos princípios gerais dos veículos e para a logística pessoal. Estou entusiasmado para os nossos clientes verem como atendemos às suas necessidades com soluções inspiradoras e práticas – tudo embalado com o fascínio que esperam da PEUGEOT.”
A PEUGEOT está no bom caminho para cumprir o seu compromisso de ser Carbono Zero até 2038. Na verdade, prevê-se reduzir o potencial de aquecimento global em – 60% NO MUNDO e -70% na EUROPA até 2030.
O plano Carbon Net Zero se estende além de 100% de eletrificação para considerar:
- Materiais usados no projeto e fabricação do produto
- A energia utilizada
- Incorporar produtos em uma abordagem de economia circular
A Economia Circular na sociedade está se afastando de uma abordagem de “pegar, fazer, descartar” para uma abordagem circular de materiais e bens. Para a Stellantis, a Economia Circular abrange desde o projeto de veículos para durar mais, com quantidades crescentes de material reciclado, e com possibilidade de reparação, remanufatura, reutilização e reciclagem de carros e peças – os 4 Rs.
Além disso, o recondicionamento de veículos e peças e os programas de retrofit para converter veículos em BEV, são projetados para prolongar a vida útil e agora chegam a 6 R’s!
A rede Stellantis na Europa já dispõe de peças remanufaturadas nos catálogos e podem usar isso para oferecer peças sustentáveis e mais acessíveis aos clientes.
Clientes empresariais e particulares podem ver a reutilização em ação na plataforma de comércio eletrônico da Stellantis chamada B-Parts (atualmente disponível em 155 países com 5,2 milhões de peças).
Os clientes começarão a ver o selo SUSTAINera nas plantas européias. Já está nas caixas de peças e vai começar a aparecer nos veículos. Quando os clientes o veem, podem ter certeza de que a produção dessa peça consumiu até 80% menos matéria-prima e até 50% menos energia para ser produzida em comparação com a peça equivalente sem conteúdo reciclado.
LINDA JACKSON, CEO PEUGEOT: “Carbono Zero não são só palavras, é uma mentalidade, uma abordagem que todos nós precisamos adotar como organizações. E como indivíduos. Da mesma forma, o E-LION Project não é uma estratégia e uma apresentação de ppt. Este é um projeto que estamos comprometidos em cumprir porque é extremamente importante para nós e para as gerações futuras.”