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Avaliação da semana: Avaliamos o J2 um veículo cativante.

Caros amigos boa noite, nesta semana tivemos o prazer de andar com o JAC J2 e apresentaremos a vocês internautas que  nos acompanham o que nos cativou; e com certeza esta cativando o consumidor brasileiro.

O J2 tem dois atrativos que agradam os motoristas que moram na cidade grande: seu tamanho é perfeito para encontrar vagas facilmente e ele se comporta bem no trânsito. É aquele modelo bom para ir ao trabalhar todo dia, sem muita pretensão e tampouco necessidade de carregar muita bagagem no porta-malas. O “urbaninho” é o carro de entrada da marca chinesa e custa R$ 33.990.

O J2 desperta curiosidade por seu design cativante e pela apimentada proposta do motor 1.4 em uma carroceria tão pequena e leve, ainda mais sobre a promessa de 0 a 100 em 9,8 segundos. O modelo se destaca perante aos outros irmãos pelas cores fortes e pelo design melhor lapidado e por ter personalidade própria.

Ao entrar no J2, a sensação é de que ele é um carro frágil e este sentimento é reforçado ao se deparar com o excesso de plástico presente no interior do carro. No entanto, ele esconde sob o capô um motor potente para acelerar o seu peso leve (915 quilos, ele não chega a ter 1 tonelada). O propulsor é o mesmo que equipa o J3, ou seja, o 1.4 VVT 16V, de 108 cv. O torque de 14,07 kgfm está disponível aos 4.500 giros e é mais forte quando comparado ao concorrente Fiat Uno, que parte de R$ 28.090, nesta mesma motorização. O modelo rival tem força de até 12,5 kgfm a 3.500 rpm.

Design

Como dito anteriormente o design do J2 é mais apurado que os outros JAC, seu porte compacto e a frente simpática agradam muito, principalmente ao público feminino. O para-choques reformulado para o Brasil deu ao J2 uma aparência que o convida a experimentar o modelo nas ruas. A interessante linha lateral surge como moldura do para-lamas e percorre toda a lateral, dando personalidade ao modelo. A grande lanterna traseira ocupa uma boa parte da traseira ainda sim se interliga bem ao visual do carro que abusa das curvas, inclusive por dentro. Na parte interna o desenho segue uma filosofia contrária à do Uno: muitos elementos circulares, inclusive na pouco prática maçaneta cromada e no interessante cluster flutuante.
Dirigibilidade

Enquanto a direção do J2 se mostra bastante confortável nas ruas da cidade, sentimos que na estrada não é bem assim. A partir dos 100 km/h, ele começa a “balançar” um pouco, o que não oferece tanta confiança aos passageiros. O motorista sente o vento enfrentar o compacto e não fica tão à vontade para acelerar muito mais. Mantivemos sempre o carro na velocidade acima informada e com a rotação muito próxima dos 3.000 rpm.

 

Sentimos que a suspensão do J2 poderia ser mais firme. Em pisos irregulares os passageiros não são poupados e sentem o impacto de buracos. O câmbio manual de cinco marchas é macio e as trocas são realizadas de maneira suave, sem problema de encaixe.

Como o J2 é compacto, não dá para exigir tanto de seu espaço interno. Seu entre-eixos mede 2,39 metros, portanto não há muita área livre entre as pernas do passageiro do assento traseiro e o encosto do banco do motorista (caso um dos dois tenha mais do que 1,70 m sofrerá com a falta de espaço). A visibilidade que o hatch oferece é muito boa, assim como a posição de dirigir.

A unidade avaliada não apresentou rebarbas, mas, para compensar o excesso de plástico frágil no acabamento, o J2 sai da fábrica bem equipado. Ele oferece itens de série como conjunto de vidros, travas e retrovisores elétricos, desembaçador, faróis de neblina, air bag, freios ABS, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, rádio, alarme e ar-condicionado. O volante oferece regulagem de altura, porém a posição é muito pouco alterada, na prática nem parece que tem esta opção.

A posição em que o comando de abertura dos vidros está localizado incomoda o motorista. Os botões ficam abaixo do rádio, na parte central do painel, e não identificam qual das quatro janelas cada um está associado. Portanto, é muito fácil confundir o condutor na hora de abrir ou fechar as janelas.

 

Em meio esta avaliação entrevistamos o representante comercial “Anderson Pantosi”, que esta a procura de um carro novo e com um baixo consumo de combustível; então propusemos ao mesmo que andasse com o J2 e da mesma forma que ficamos surpresos o nosso entrevistado saiu empolgado com as qualidades apresentadas pelo veículo.

Dentre alguns pontos fortes, Anderson destacou o peso potência do carro, em trechos urbanos que necessitam uma rápida retomada e pelo seu design inovador e arrojado. Salientou que ainda falta a versão flex para este modelo. Um outro atrativo dito pelo mesmo foi a facilidade em manobras.

O ponto que na visão de nosso entrevistado esta um pouco aquém do que o modelo poderia apresentar é um espaço interno mais distribuído; pois o porta-malas é muito pequeno cabendo poucas coisas.

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Ficha Técnica

Motor/Performance

Motorização: 1.3
Alimentação Injeção multi ponto
Combustível Gasolina
Potência (cv) 108.0
Cilindradas (cm3) 1.332
Torque (Kgf.m) 14,1
Velocidade Máxima (Km/h) 186
Tempo 0-100 (Km/h) 9.8
Consumo cidade (Km/L) 11.9
Consumo estrada (Km/L) 15.2

Dimensões

Altura (mm) 1475
Largura (mm) 1640
Comprimento (mm) 3535
Entre-eixos (mm) 2390
Peso (kg) 915
Tanque (L) 35.0
Porta-malas (L) 121
Ocupantes 5

Mecânica

Câmbio Manual de 5 marchas
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo braços triangulares, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Itens de Série

Conexão externa para entretenimento inclui conexão USB.
Porta traseira abertura vertical.
Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
Estepe em ferro e normal.
Rodas dianteiras e traseiras em liga leve 14 com 5,0pol de largura.
Vidros elétricos na dianteira e traseira.
Limpador do pára-brisa com intermitência variável.
Vidros verdes.
Vidro traseiro fixo com anti-embaçante.
Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado.
Retrovisor interno.
Ar condicionado.
Transmissão manual com cinco velocidades no assoalho e manual.
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo braços triangulares e traseira com roda tipo independente e molas helicoidais.
Direção Assistida tipo.
Volante de direção com ajuste de altura.
Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente.
Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista para passageiro, manual e manual.
Revestimento dos bancos em tecido.
Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático.
Cintos de seguranca no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador.
Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros.
Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
Pintura normal.
Alarme.
Travamento central remoto e sensível à velocidade.
Cobertura do porta-malas rígida.
Pneus: dianteiros, traseiros, 175 x 60 H e 79.
Luzes de neblina traseira.
Faróis de neblina dianteiros.
Controle dos faróis manual.
Faróis lâmpada halógena.
Acabamento de luxo com imitação de alumínio na alavanca de câmbio, imitação de fibra de carbono nas portas e imitação de fibra de carbono no painel.
Conta-giros.
Um hodômetro parcial.
Painel instrumentos.
Tração dianteira.
Capacidade de carga: banco traseiro normal – até altura dos vidros (litros): 121 e medida do fabricante.
Sensor de estacionamento traseiro e tipo sensores.
Espelho de cortesia para motorista e passageiro.
Pára-choques na pintado, dianteiros e traseiros.
ABS.
Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Aerofólio na cor do veículo e no teto.
Tomada com saída 12v dianteira.
Equipamento de som AM / FM com CD no painel CD Player com leitor de MP3.
Quatro alto-falantes.
5 assentos com configuração 2+3.
Carroceria com cinco portas tipo hatchback entre eixos curto.

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