FiatNacionaisNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Andamos com a FIAT TORO FREEDOM TURBO 270 mais tecnológica e segura.

Caros amigos da VELOXTV, nesta semana vamos apresentar nosso teste com a nova FIAT TORO FREEDOM TURBO 270 evoluiu em relação às antigas versões flex, ficou mais rápida e com acabamento melhor.

 

A Fiat Toro é um dos cases de maior sucesso automotivo dos últimos tempos. Lançada em 2016 a picape conquistou rapidamente o público brasileiro. A começar pelo design, que causou um grande impacto por fugir dos padrões e oferecer um ar de modernidade e sofisticação aos proprietários.

 

A unidade que testamos foi a Freedom com o novo motor 1.3 turbo de quatro cilindros, flex, que entrega até 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 27,5 kgfm de torque com qualquer combustível. Esta unidade parte de R$ 131.890.

E para já nos posicionarmos sobre o nível de equipamento deste modelo, a lista de itens de série conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, aletas para trocas de marchas atrás do volante, central multimídia de 8,4 polegadas, câmera de ré, volante revestido de couro, ar-condicionado digital de duas zonas, para-sol com iluminação, apoio de braço frontal, tapete, faróis e luzes de neblina de LED, rack de teto, capota marítima e maçanetas e espelhos na cor do carro.

 

A Fiat Toro Freedom avaliada pelo site veio equipada com o Pacote Conforto Plus, que custa R$ 7.232 e adiciona bancos de couro com apoio de braço traseiro, TBM (conectividade sem fio com celulares), NAV (GPS integrado ao multimídia), carregador por indução no console central, AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (aviso de saída de faixa), AHB (comutação automática do farol alto) e sensor de estacionamento frontal. Sobre o monitoramento de faixa falaremos adiante, mas já adiantamos que é bastante intrusivo.

Nessa bela “jogada”, a Toro conseguiu conquistar quem buscava um SUV pequeno, mas sofria com o pouco espaço na bagagem, e quem queria uma picape, mas que torcia o nariz para o conforto oferecido e não queria algo tão grande.

 

A Cabine

A cabine da Toro ganhou até 26 litros em porta-objetos, quando comparamos com as unidades de 2021. Essa capacidade se traduz em dois porta-copos de até 700 ml no console central (entre os bancos) e mais dois embutidos na posição central do encosto da segunda fileira de bancos. Nas portas e no painel também é possível encontrar diversos compartimentos para guardar objetos e essa evolução é nitidamente sentida no dia a dia com a picape.

Apesar de permanecer com os mesmos 4,94 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos, a Toro consegue carregar com conforto até quatro adultos. Uma viagem longa pode incomodar um passageiro mais alto que ocupe o banco traseiro, pois além de ter um encosto mais ereto — comum em picapes por conta da caçamba, o banco é curto e pernas compridas sentirão falta de um assento mais longo.

 

Tecnologia e segurança embarcada

 

Ar-condicionado de duas zonas, os bancos possuem abas largas que prendem o motorista e passageiro nos bancos. Na unidade avaliada, com bancos revestidos de couro, o conforto é garantido na frente da cabine, mas vale ressaltar que a versão Freedom vem de série com bancos de tecido.

 

O painel de instrumentos com 7 polegadas e a central multimídia de 8,4” são dois capítulos importantes dessa reestilização da Fiat Toro 2022. Começando pelos mostradores, a picape já ficou muito mais tecnológica e nele é possível ver, além das funções do computador de bordo, informações como Força G e também a porcentagem em tempo real da potência disponível e utilização da turbina do motor.

 

E para complementar a tecnologia da parte da frente do carro há uma central multimídia de 8,4 polegadas nesta versão Freedom.

Na central é possível acessar informações do carro, diversos aplicativos liberados pela Fiat, funções do ar-condicionado, rádio, conexões bluetooth e parear o celular via Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo. Ou seja, a Toro está à frente de algumas picapes de segmento superior e até mesmo de SUVs compactos e médios ao trazer esse tipo de conexão que dispensa a utilização de cabo.

 

O acabamento mescla materiais quando há bancos de couro na cabine, ou seja, há couro sintético também nas portas e o painel, apesar de ser repleto de plástico duro, o material é menos rudimentar do que em outros carros da marca. O habitáculo é agradável e o silêncio a bordo também merece elogio.

Na estrada não é necessário deixar o som do multimídia muito alto e as caixas de som dão conta do recado, uma vez que o motor 1.3 e a manta acústica presente no capô tornam a experiência dentro do carro ainda mais aconchegante.

A caçamba suporta até 820 litros de bagagem (padrão VDA) e com o 1.3 turbo a Toro carrega até 750 kg de carga, 100 kg a mais do que a picape com motor 1.8 aspirado. O compartimento tem 1,33 m de comprimento, 1,36 m de largura e 0,59 m de altura. Por sua vez, para estabelecer uma comparação, a Fiat Strada cabine dupla tem 844 litros de espaço na caçamba e carrega 650 kg.

 

Desempenho e consumo

O motor 1.3 turboflex da Toro chega a impressionar pela ficha técnica: são 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Chamado de Turbo 270, o propulsor tem injeção direta de combustível, é equipado com comando de válvulas MultiAir e tem corrente de comando — em vez de correia dentada — o que diminui consideravelmente o custo com manutenção, uma vez que a corrente de comando tem o mesmo tempo de vida do motor.

 

O desempenho é satisfatório quando o carro está vazio e o motor consegue carregar com tranquilidade os 1.658 kg da picape. O câmbio automático de seis marchas está bem escalonado com o motor, o que proporciona um giro baixo na estrada. Exemplo: a 90 km/h, com a sexta marcha engatada, o propulsor trabalha em apenas 1.600 rotações por minuto, o que proporciona um consumo não tão elevado.

Outro fator que faz com que este motor agrade ao arrancar é que o torque de 27,5 kgfm (apenas 8,2 kgfm a menos que o 2.0 turbodiesel) surge a apenas 1.750 rpm, mesma rotação do torque máximo do motor a diesel. Ou seja, o turboflex tem um comportamento exemplar. Uma única vez o câmbio automático vacilou em uma subida, quando tirei o pé e voltei a acelerar: o giro subiu muito e houve um tranco na troca entre a segunda e terceira marcha.

 

Este conjunto traz um consumo mediano para a Toro: 6,5 km/l com etanol e 9,4 km/l com gasolina na cidade. Já nas rodovias as médias sobem para 8 km/l e 10,8 km/l com etanol e gasolina, respectivamente.

Tecnologias

A Toro Freedom não traz de série Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Aviso de Saída de Pista (LDW) e esses equipamentos só estavam presentes na versão testada porque foram adicionados por meio de um pacote opcional, conforme descrevemos no início do texto. Uma vez na picape avaliada, resolvi testá-los e já adianto que esta tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de salvar vidas e evitar acidentes.

 

O aviso de colisão funciona mesmo em baixas velocidades, mas este sistema de segurança parece aquele carona assustado que vai ao lado do motorista. Uma aproximação ligeiramente mais rápida do carro à frente já faz com que o painel pisque a mensagem para “FREAR!” e o aviso sonoro pode ser percebido até por quem está nos carros ao redor.

A frenagem automática é bastante intrusa e dá para sentir o pedal do freio abaixando mesmo quando o motorista sabe que dá tempo de frear com segurança. O carro parece que, às vezes, quer dirigir no lugar do motorista e isso me deixou bastante apreensivo. Tive que desligar alguns controles para poder testar o carro sem tanta intromissão dos sistemas de segurança.

 

Outra intrusão bastante incômoda, principalmente para cidades como São Paulo — onde os motociclistas costumam andar na faixa — é o aviso e correção de saída de pista. O LDW (do inglês Lane Departure Warning), por vezes, corrige de forma brusca a direção do carro e volta com violência para a faixa. Mas o LDW não considera que um ciclista/motociclista possa estar passando no momento da correção e isso ocasionará uma batida, indo na contramão do propósito para o qual foi desenvolvido: evitar acidentes, não causar.

Nossa conclusão!

A versão Freedom custa R$ 131.890 e está equipada com motor 1.3 turboflex.  é fato que a introdução do novo motor 1.3 GSE no portfólio do modelo fez muito bem para a Toro. Caso você não precise da tração 4×4 ou a maior autonomia do motor diesel, sem dúvida a Toro 2022 nas configurações Turbo 270 Flex passam a ser ótimas escolhas. Para os motoristas mais detalhistas, as funções eletrônicas e os controles de condução são importantíssimos para a aquisição desta picape. Sua segurança é algo que muito importa, e pelo visto tornou-se imprescindível na TORO FREEDOM que testamos.

 

Em resposta a muitos amigos eu digo, “Vale a pena Sim comprar uma FIAT TORO FREEDOM.

 

GALERIA DE IMAGENS

About Author

Um comentário sobre “Avaliação da Semana – Andamos com a FIAT TORO FREEDOM TURBO 270 mais tecnológica e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *