Avaliação da Semana – Testamos o Citroën C4 Cactus Shine Pack THP, muita originalidade e desempenho.
SUV foi o destaque da marca no ano passado. C4 Cactus Shine Pack é a versão topo de linha é equipada com motor 1.6 THP de alto desempenho. Linhas originais e inconfundíveis conquistam logo, mas derrapa em detalhes de acabamento.
A versão Shine Pack é a topo de linha do C4 Cactus. Sob o manto da Stellantis, a marca preferida dos franceses começa a deslanchar no Brasil. O C4 Cactus teve mais de 19,5 mil unidades vendidas em 2021. Em janeiro deste ano, foram 2.283 unidades vendidas.
As linhas originais e inconfundíveis despertam a atenção e é difícil encontrar quem não goste. Se beleza atrai, esse Citroën confirma a tese. A versão Shine Pack é equipada com muitos itens de segurança e é grande a altura do solo.
Apesar de ser voltado para uso urbano, os 22,5 centímetros de altura do solo permitem a esse Citroën rodar por caminhos mal conservados sem esbarrar a parte debaixo. São bons também os ângulos de entrada e saída, com 22 e 32 graus respectivamente.
Se as linhas agradam, o C4 Cactus mantém a originalidade no interior, com painel central de desenho sem rebuscamento e que foge do lugar comum. Na parte frontal do painel, há aplique em material emborrachado. O restante usa plástico duro, incluindo os forros de porta.
O quadro de instrumentos é digital, falta o indicador de temperatura do motor, e o grafismo pequeno do conta-giros dificulta a leitura. Uma das falhas em ergonomia. A tela tátil do sistema multimídia de sete polegadas reúne funções diversas.
Ar-condicionado tem comandos abaixo da tela tátil e nela também. Abaixo deles, fica o seletor de terreno denominado Grip Control, que controla os níveis de aderência, (padrão, neve, barro, areia), incluindo desligamento do controle de estabilidade.
O sistema multimídia não inclui navegação nativa e é compatível com Android e Apple. Há uma porta USB e uma tomada de 12 volts no painel central.
O banco do motorista tem regulagem manual de altura. Assentos dos bancos deveriam ser um pouco mais compridos para apoio total das pernas.
A forração dos bancos é em material sintético que não transpira, mas dá sensação de refinamento. Acesso ao banco traseiro requer abaixar. Há conforto para dois adultos e uma criança no centro. Encosto fracionado (1/3 e 2/3) possibilita levar objetos compridos e um ou dois ocupantes.
O porta-malas de 320 litros tem bom aproveitamento horizontal, mas vão de acesso elevado requer levantar a bagagem tanto para colocar quanto para retirar. Tampa tem local de fechamento somente no lado direito, dificultando para canhoto.
A direção é bem calibrada em alta e é leve em manobra. Ponto central é bem definido. Volante tem boa pega e reúne comandos de áudio, fone e computador. O revestimento rugoso do volante, que carece de melhor acabamento, evita deslize acidental.
A coluna de direção é regulável em altura e distância. Diâmetro de giro de 11 metros requer mais manobra em espaço reduzido, apesar de o C4 Cactus Shine Pack THP ter o comprimento reduzido. É o menor entre os SUV`s em produção no país.
Além dos modos de condução, estão disponíveis os modos Sport, em que as trocas de dão em rotação elevada, e o Eco, que visa diminuir consumo com trocas em rotações mais baixas. Marchas podem ser trocadas manualmente por meio da alavanca.
A versão testada tem alerta de saída de faixa, de distração ao volante, frenagem automática de emergência, com alerta, em velocidade de até 85 km/h para veículo e de 60 km/h para pedestre, e indicador de descanso.
Desempenho do Citroën C4 Cactus Shine Pack THP é excelente com motor 1.6 turbo de alta potência. As respostas são imediatas tanto na aceleração quanto em ultrapassagem (retomada). Atinge 100 km/h em menos de 8 segundos com etanol e velocidade máxima de 212 km/h, dados do fabricante.
Freios a disco nos dois eixos são eficientes e param o carro em espaço de segurança. Faróis com luzes de halogênio não têm a eficiência do LED. Facho baixo tem alcance razoável. Há auxiliares de neblina.
A suspensão tem bom compromisso entre conforto e estabilidade com calibragem para dois ocupantes. A transferência das imperfeições para o habitáculo é perceptível por causa dos pneus de perfil baixo (55). Não incomodam tanto, mas o rodar não é suave.