Engenharia do BMW Group Brasil apoia desenvolvimento Global do BMW iX, primeiro modelo inteligente do mercado.
O BMW Group tem como premissa oferecer aos seus clientes as mais novas tecnologias, entregar o Puro Prazer de Dirigir e liderar a transformação da indústria premium de mobilidade. Nesse sentido, o BMW iX já em pré-venda no país, nasceu como o primeiro carro inteligente do Brasil, traz itens de conectividade e conveniência inéditos na indústria automotiva global e contou com colaboração fundamental do time de engenharia brasileiro. Os engenheiros locais foram responsáveis por parte importante do desenvolvimento de todo o sistema de informação e entretenimento do modelo.
Liderados por Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil, o time de engenheiros brasileiros foi o responsável por testar, validar e solucionar diversos problemas nos sistemas de entretenimento, comandos de toque, comandos por gestos, integração por aplicativos e interface de voz. “O Brasil apresenta excelente nível de profissionais e todos os tipos de topografias necessários pra desenvolver e validar sistemas mundiais”, afirma o executivo. “Além de apoiar os processos globais, também aprimoramos a evolução com comandos de voz no português usado no Brasil com foco nos clientes locais”, reforça Negele.
Ao todo, foram reportados e corrigidos 966 problemas. A maior parte deles referente ao sistema de navegação, por conta das características das cidades brasileiras. Em segundo lugar no ranking de problemas corrigidos estão os comandos de voz. Com esse desenvolvimento, os sistemas que equipam o BMW iX funcionam de forma muito mais natural e fluida.
Um BMW X5 a diesel protótipo foi o veículo utilizado pelo time de engenharia para o desenvolvimento. Com todo o sistema eletrônico do iX, o modelo rodou por cerca de 40 mil quilômetros para executar as mais variadas testagens. A maior parte deles em Araquari, mas também ocorreram testes drives no Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Foram realizados, também, testes de bancada dos sistemas. Neste modo, os testes são feitos de forma sem a necessidade de condução, com frequência de 24 horas durante todos os dias da semana. Além de ajudarem no desenvolvimento, esses dados são utilizados no banco de dados do grupo e auxiliam os sistemas em todas as partes do mundo.