Driver faz história com evento em aeroporto público de Leme.
Prova Driver 600 reuniu carros esportivos e superbikes no aeródromo localizado a pouco mais de 180km de São Paulo, e serviram de aquecimento para a disputa que será realizada em 24 de maio na quinta maior pista de pousos e decolagens do mundo.
Um sucesso sob todos os aspectos. Estas são as palavras que melhor definem a Driver 600, evento que não somou pontos para o campeonato – realizado no dia 12 de abril em Leme, no interior de São Paulo. O primeiro motivo para tamanho sucesso é o fato de ter sido a primeira competição da Driver em um aeroporto público, com todos os documentos emitidos pelos respectivos órgãos responsáveis, autorizando oficialmente o evento. Além disso, mesmo sendo uma prova extra-campeonato, a etapa reuniu, entre competidores e participantes do passeio, 80 carros e motos na busca pelas maiores velocidades em um trecho de reta de 600 metros.
Com casa cheia, o público presente no aeródromo de Leme viu o estreante Nigel Sanchez estabelecer a melhor marca do dia com uma superbike BMW S1000 RR. O paulista natural de São José do Rio Preto registrou impressionantes 256,993 km/h na marca de 600 metros e fechou o evento com a maior velocidade entre todos os participantes.
Sanchez aproveitou uma das aberturas à participação de superbikes feita pela Driver para conhecer o evento. E não se decepcionou. “Gostei bastante e achei bacana a proposta da prova. É aquele tipo de competição que merece reunir ainda mais gente, de tão interessante que é, especialmente para o público das motos”, disse ele.
Entre os carros, a maior velocidade do dia foi registrada pelo Nissan GT-R de Armando Jarouche, um dos mais experientes competidores da Driver em provas de velocidade. Os 245,031 km/h de Jarouche no final dos 600 metros foram atingidos a bordo de um modelo especialmente preparado para esse tipo de competição.
“O mundo da velocidade e, especialmente, as competições de reta da Driver são a minha praia. Por isso fiz uma preparação especial no Nissan GT-R, com pistões e bielas forjados, câmbio e turbinas especiais”, contou Armando. O resultado é um carro com cerca de 900 cavalos de potência – contra 530 da sua versão original – construído especialmente para as pistas. “Raramente uso esse carro na rua. O foco de tê-lo é, realmente, para competir, que é minha paixão”, completou.
A característica da Driver 600 foi um atrativo para os proprietrários de muscle cars colocarem suas criações à prova. Uma das estrelas do evento foi o Ford Mustang Shelby GT 500 de Alexandre Assolini e Juliano Cornachia. O carro tem 8.000 quilômetros rodados basicamente em eventos da Driver desde 2011. E foi dentro da pista que seus proprietários trabalharam em busca de atualizações e melhorias.
“Quando colocamos o carro pela primeira vez na Driver, achamos que só o fato de ser um Mustang Shelby seria o suficiente para andar na frente. Mas não foi bem assim”, diverte-se Assolini. “Então o primeiro passo foi aumentar a potência dos 540 cavalos originais para 700. Depois, vimos que só a potência não era o bastante, precisávamos de estabilidade. E, então, fizemos o primeiro pacote de suspensão. Depois fizemos vários outros upgrades no carro, até chegar nessa versão”, acrescentou.
Se para os competidores a prova em Leme representou mais uma oportunidade de extrair o máximo dos carros em um ambiente seguro e propício para a prática do esporte, para a organização da Driver 600 o evento foi um verdadeiro marco na história da empresa.
“Este evento em Leme certamente abrirá caminho para outras provas da Driver Cup em aeroportos públicos como este”, disse Décio Rodrigues, um dos diretores da Driver. “O evento foi um sucesso sob todos os aspectos e temos muito a agradecer à Prefeitura de Leme, que nos deu todo o suporte para que pudéssemos fazer um evento com foco total na segurança, aos participantes, porque sem eles não teríamos chegado até aqui, e muito menos dado este passo importante em nossa história. Depois, aos nossos parceiros, que emprestaram o prestígio de suas marcas a nosso evento e nos ajudaram a construir essa nova fase da Driver Brasil e, por fim, a toda nossa equipe, que mais uma vez trabalhou muito bem e cuidou de todos os detalhes. Vale salientar que temos uma enorme preocupação em não danificar o asfalto da pista, por isso burnouts não são permitidos”.
Para o prefeito de Leme, Paulo Roberto Blascke, a parceria com a Driver veio ao encontro de uma das demandas do atual plano de governo da cidade. “Uma das propostas de governo é que Leme não seja conhecida apenas no estado de São Paulo, mas no país todo por sua excelente localização geográfica. Então vimos nessa parceria com a Driver uma excelente vitrine para a nossa cidade, já que o evento reúne participantes de várias cidades e estados do Brasil”, comentou o prefeito.
Além dos carros que efetivamente competiram na pista do aeródromo, outros 40 superesportivos participaram do evento através da Driver Experience. O grupo se reuniu em São Paulo na manhã de sábado, e seguiu em carreata até Leme, onde pôde acompanhar as provas e, também, acelerar na pista do aeródromo na parte da tarde.
O próximo evento está marcado para o dia 29 de abril no Autódromo de Interlagos, quando será realizado o Driver Day em parceria com o Gresse Racing School, todos em busca de aprimorar sua técnicas de pilotagem e a volta mais rápida no circuito.