RenaultVeículos

RENAULT conquista prêmio por promover a igualdade de gêneros e valorização da mulher.

A Renault recebeu ontem o prêmio WEPs Brasil 2014 (Women’s Empowerment Principales – Empresas Empoderando Mulheres), que tem a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Bronze. A premiação é um reconhecimento e valorização das iniciativas da empresa na promoção da igualdade de gêneros e o empoderamento da mulher.

“Este reconhecimento é um estímulo para melhorarmos ainda mais os nossos programas de valorização da mulher. Na Renault, a diversidade é parte fundamental da estratégia e fator chave da nossa performance”, destacou Ana Camargo, Diretora de Recursos Humanos da Renault do Brasil. Entre outras medidas concretas, a Renault iniciou em 2009 várias ações para a promoção da mulher, especialmente através do programa “women@renault”.

Este programa inclui, principalmente, uma vertente de recursos humanos para atrair e manter os talentos femininos: contratação, evolução da carreira, liderança, desenvolvimento profissional, equilíbrio vida profissional e pessoal. O “women@renault” também inclui uma vertente de rede social. Conectados através de uma plataforma 2.0, os milhares de participantes desta rede fazem intercâmbios informais e participam de debates, além de test-drives e treinamentos, principalmente focados na liderança feminina.

No contexto da Aliança Renault-Nissan, desde 2006, a Renault é um dos patrocinadores master do Women’s Forum, cujo objetivo é debater as condições sociais e econômicas que são decisivas para o avanço das mulheres no ambiente corporativo, realizado na cidade francesa de Deauville. No Brasil, a Renault, que participou das duas edições anteriores, participará também da edição deste ano, marcada para o mês de maio. Além disso, a Renault patrocinou também, em 2013, o seminário “Mulheres reais que transformam”, promovido pela jornalista Ana Paula Padrão.

No Brasil, o WEPs é uma iniciativa da Itaipu Binacional e instituições parceiras, e recebeu, neste ano, a inscrição de 186 empresas de todo o Brasil. Das 75 classificadas, 35 eram pequenas e microempresas, 21  de grande porte e 19 de médio porte, das regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Foram 32 finalistas e as vencedoras foram conhecidas em cerimônia realizada ontem no Teatro Positivo, em Curitiba.

 

INSTITUTO RENAULT PROMOVE A VALORIZAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE

Além da política voltada à valorização das suas colaboradoras, a Renault também conduz, através de seu Instituto Renault, várias ações em benefício das mulheres brasileiras, como é o caso do apoio dado à Associação Borda Viva. Para contribuir para a autonomia financeira e ao desenvolvimento das competências dos membros da comunidade Borda Viva, instalada nos arredores de sua fábrica em São José dos Pinhais (PR), o Instituto Renault instalou, entre outras coisas, uma oficina de costura, uma cozinha social (onde são servidas cerca de duzentas refeições diárias, especialmente para o atendimento de crianças menores de 6 anos provenientes de regiões desfavorecidas da comunidade) e cedeu um prédio para instalação de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei).

Cursos de profissionalização (corte e costura e alimentação) também são organizados para ajudar a reinserção das mulheres. Além disso, aproximadamente 7.000 pessoas são beneficiadas anualmente por projetos entre o Instituto Renault e a Associação Borda Viva.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *