Keko inicia exportação para Jamaica e ilhas do Caribe.
Líder brasileira em personalização automotiva embarca acessórios para equipar veículos nesses países, que representam o 33º mercado internacional da empresa.
Um novo mercado passa a integrar o portfólio das exportações da gaúcha Keko Acessórios, que a partir de agora está presente em 33 países nos cinco continentes. A empresa acaba de embarcar uma carga consolidada para a Jamaica. No pedido, com destino ao Porto de Kingston, na capital jamaicana, seguem santantônios da linha K3, capotas marítimas e protetores frontais para equipar as picapes Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok na Jamaica e ilhas do Caribe, como Barbados, Antígua e Barbuda e Santa Lúcia.
A negociação foi concretizada com o distribuidor Body Shop, sediado em Kingston e referência na distribuição de acessórios automotivos para o mercado jamaicano e ilhas caribenhas, incluindo o aftermarket e concessionárias autorizadas. O contato da Keko com o novo cliente iniciou há cerca de quatro anos, durante um Sema Show, nos Estados Unidos. Por coincidência, após diversas tratativas o negócio foi selado na última edição do salão automotivo.
“Embora seja um mercado relativamente pequeno quando comparado a outros, a Jamaica juntamente com as ilhas do Caribe proporcionam a diversificação da marca Keko no cenário internacional e a cobertura da região do Caribe, onde a empresa estava presente apenas em Trinidad e Tobago”, pondera o gestor de exportação Guilherme Cavalli. Ele também destaca o fato de a Keko passar a ocupar a posição de outros players nas negociações internacionais. Até então, o distribuidor Body Shop comprava capotas marítimas dos Estados Unidos e santantônios e protetores frontais do mercado asiático. “Três pontos favoreceram a troca dos fornecedores pela Keko: nosso prazo de entrega bastante eficaz em função da proximidade logística, o preço competitivo somado à qualidade dos produtos. O novo cliente enxergou o santantônio K3 como um grande diferencial para atender o mercado do Caribe”, afirma Cavalli.
A expectativa da Keko é manter o fornecimento para esse novo mercado. As exportações representam, hoje, 20% da receita total da companhia. A estimativa é que os negócios com o mercado externo avancem 20% em 2014.
Sobre a Keko Acessórios
Fundada há 27 anos, na Serra Gaúcha, a Keko é líder brasileira em acessórios para personalização de veículos automotores. Precursora de tendências em seu segmento, destaca-se pelo pioneirismo, inovação, design, tecnologia e qualidade dos produtos.
A marca é reconhecida em 33 países e fornece para grandes montadoras como Ford, General Motors, Mitsubishi, Toyota e Volkswagen, além do aftermarket (mercado de reposição doméstico). O mix de produtos Keko inclui protetores frontais, estribos, santantônios, engates de reboque, bagageiros, capotas marítimas, protetores de caçamba, protetores de porta-malas, guinchos, faróis, entre outros itens.
Em 2011, quando completou 25 anos de fundação, a companhia transferiu-se para um moderno parque industrial com 22 mil metros quadrados de área construída, em Flores da Cunha (RS). Projetada com conceitos de sustentabilidade, ecoeficiência e compromisso social, a nova estrutura foi planejada para atender os planos de crescimento da empresa e as demandas do setor automotivo, posicionando a Keko no padrão de qualidade e competitividade dos grandes players mundiais do mercado automotivo. Site: www.keko.com.br