Fenatran – Linha IVECO Daily 2020 cria um novo conceito de veículo leve para o transporte urbano.
Robustez com conforto de automóvel, tecnologia e segurança de ponta e o melhor custo operacional mantém o modelo como líder da categoria no Brasil.
Será na edição 2019 da FENATRAN a apresentação da nova linha IVECO Daily 2020, que chega para revolucionar o segmento e se posicionar como ‘referência’ em sua categoria, proporcionando uma nova experiência no transporte de cargas e de passageiros nos grandes centros urbanos do país. Essa história de sucesso teve início em 1978 na Europa, e posteriormente no Brasil em 2000, com o início da produção do veículo na fábrica de Sete Lagoas (MG). Hoje, os novos modelos nas versões chassi-cabine, furgão e minibus aliam robustez, versatilidade para diferentes operações e o melhor custo operacional do mercado para o cliente.
Thiago Carlucci, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul, afirma que o objetivo da marca com a apresentação da nova linha Daily, que vai de 3,5 a 7 toneladas, é oferecer ao cliente uma experiência única na gama de produtos leves, com alta tecnologia e um patamar de qualidade de destaque no mercado brasileiro. “Agora, unimos o melhor de dois mundos na nova Daily. Mantivemos a robustez e performance, já reconhecidos e que consagraram o modelo, mas trouxemos um novo patamar de design, segurança e tecnologia para o produto. Nossa ideia é ampliar a participação da montadora no segmento de leves”, complementa o executivo. Atualmente, o segmento de leves representa 16% do total de veículos comerciais rodando no país. A IVECO tem cerca de 15% de participação nessa fatia de mercado.
Seguindo o design dos produtos fabricados pela IVECO no mundo, a nova Daily se destaca pela modernidade das linhas da cabine, arrojadas e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O visual também foi projetado com foco na operação do cliente, o novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.
Já o novo interior foi totalmente pensado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam como um conjunto de componentes que colocam a Daily como a melhor opção do segmento.
O novo painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. “Estamos cada vez mais modernos e a inserção de novas tecnologias embarcadas no conceito da Daily mostra isso”, afirma o executivo. Destaque para o sistema multimídia, com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play e para o novo ar-condicionado automático digital.
As novidades da cabine não param por aí: novo ângulo de inclinação do parabrisa para melhorar a visibilidade, direção com coluna ajustável para proporcionar mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do caminhão.
A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total, com um centro de gravidade e manobrabilidade aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica que agora vão de 7,3 a 18 m³.
Novas tecnologias estão à disposição do cliente, mas na versão chassi-cabine a resistência do chassi com longarinas em perfil “C” de 5mm, e o robusto conjunto suspensivo da Daily, continuam fazendo parte desse modelo que se destaca no segmento.
No quesito consumo de combustível, a tecnologia também se mostra presente. A novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível. “O conjunto torna a nova Daily ainda melhor que a versão anterior, que já era considerada ‘a melhor’ na categoria”, diz Carlucci.
“Trabalhamos duro para aperfeiçoar o que já era excelente. Para se ter uma ideia, foram mais de 230 mil horas de desenvolvimento e mais de 150 diferentes tipos de testes performados por protótipos em nossa fábrica em Sete Lagoas (MG)”, explica Thiago.
Para impulsionar esse campeão de vendas a IVECO mantém a consagrada linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. São motores modernos, que combinam alta performance com baixo consumo de combustível.
A segurança fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista, ajudantes e passageiros.
- Electronic Stability Program (ESP) = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veiculo se torna instável.
- Hydraulic Brake Assist (HBA) = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
- Hydraulic Fading Compensation (HFC) = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
- Hydraulic Rear Boost Assist (HRB) = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
- Extended Understeering Control (EUC) = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.
- Roll Movement Intervention (RMI) = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
- Roll-over Mitigation (ROM) = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
- Trailer Sway Mitigation (TSM) = mitigação da instabilidade do trailer.
- Load Adaptive Control Mode (LAC) = controle adaptativo de carga.
- Hill Hold Control (HHC-S) = mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veiculo em rampas.
“Estamos cada vez mais modernos e a inserção de novas tecnologias embarcadas no conceito da Daily mostra isso”, ressalta o executivo.
Além de contar com todas tecnologias disponíveis para as versões de carga, a versão para o transporte de passageiros, Daily Minibus, ganhou novo entre-eixos alinhado com a Daily Furgão, que proporciona melhor dirigibilidade e maior espaço para o conforto dos passageiros. O modelo agora tem vidros laterais colados e ar condicionado no teto com difusores ao longo do salão, melhorando sensivelmente a capacidade de refrigeração e conforto dos passageiros. Destaque para o diferencial blocante automático que maximiza a tração, fornecendo 50% do torque e potência para cada uma das rodas motrizes. O sistema é projetado para manter as rodas em um modo de direção constante e tem a capacidade de, automaticamente, desbloquear para permitir a diferenciação de velocidade em curvas ou manobras. Esse sistema é ideal para o aumento da tração em terrenos irregulares e escorregadios como lama, pedras, entre outros. Roberto Pavan, gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS, ressalta que o Minibus tem um conjunto confiável, que proporciona rentabilidade ao operador e um sistema que promove inclusão e acessibilidade dos passageiros com dificuldades de locomoção.
“Todas as mudanças da Daily vieram para melhorar ainda mais um modelo já consagrado, pensando sempre no cliente. Temos o único veículo da categoria que une tecnologia e segurança com a robustez de caminhão. É realmente um veículo único”, finaliza o diretor de Marketing.
E, para coroar esse conceito, a IVECO, mais uma vez com foco nos clientes, trabalhou para garantir que o custo operacional da nova geração seja tão competitivo quanto da geração anterior, que já era destaque no quesito dentro da categoria. Na prática, o cliente tem agora novas tecnologias, um pacote de segurança completo e a performance e robustez de sempre com a certeza de que não pagará nada a mais para manter em operação a sua nova Daily.
Os modelos da nova Daily ganharam novos ‘nomes’: 30-130 ao invés de 30S13, por exemplo. A nomenclatura mudou, mas a reconhecida qualidade da linha Daily está ainda melhor para atender diferentes operações do transporte de cargas e de passageiros, com ótimo custo-benefício e versatilidade.
A nova Daily também ganha novas versões para se adequar ainda mais as diversas missões e necessidades do mercado. São elas a de 65-170 e a 45-170, além da versão de 7 toneladas exclusiva para o mercado de motorhomes.
Nova Daily/line-up
Chassi-cabine: 30-130 / 35-150 / 45-170 / 55-170 / 65-170
Furgão: 30-130 (7,3 a 12 m³) / 45-170 (12 m³) / 55-170 (12 a 18 m³)
* com exceção das versões de 3,5 toneladas (30-130 e 35-150), as outras versões podem ter cabine dupla.
Minibus: 45-170 / 50-170
Motor-Home: 70-170