Categ. NacionaisFórmula Truck

DF Racing Fans fecha primeiro dia da temporada com 68 voltas completadas em Caruaru.

Raijan Mascarello e David Muffato tiveram primeiro contato com a pista pernambucana nesta sexta-feira e ressaltaram potencial de melhora do time para o fim de semana que abre a temporada da F-Truck.

A sexta-feira (14/3) marcou o início oficial da temporada 2014 na Fórmula Truck. Os caminhões voltaram a acelerar às 11h, quando a pista do autódromo de Caruaru, em Pernambuco, foi aberta para o primeiro treino livre do fim de semana. Na equipe DF Racing Fans, David Muffato e Raijan Mascarello tiveram seus primeiros contatos com o circuito, em um dia de grandes desafios pessoais e técnicos.

Pessoalmente, cada piloto teve de desvendar os segredos dos 3.180 metros de extensão da pista. Tecnicamente, os times da Fórmula Truck encaram a extinção dos filtros catalisadores que eram usados até 2013. Isso implica em um reajuste do sistema de injeção de combustível do motor, para que os caminhões não emitam fumaça pelo escapamento. Do contrário, os times
podem receber punições.

Para Djalma Fogaça, chefe da equipe DF Racing Fans, os resultados da sexta-feira ainda não refletem as reais posições das equipes para a primeira etapa do ano, marcada para às 13h do domingo.

“Tem caminhões na nossa frente que estão com muita fumaça ainda. Nós estamos com zero de emissão de fumaça, então existe uma diferença de desempenho por conta disso. Mas não é tudo. Ainda precisamos trabalhar muito no desenvolvimento dos caminhões para estarmos, de fato, competitivos”, disse o chefe do time. Juntos, David Muffato e Raijan Mascarello registraram 68 voltas ao longo dos dois treinos desta sexta-feira, comprovando a durabilidade dos caminhões da equipe – os únicos a completarem todas as provas do ano passado na F-Truck.

“Foi um dia complicado, como eu já imaginava, em termos de desempenho”, avaliou David Muffato. “Eu não conhecia a pista, nem o caminhão da DF Racing Fans. Então foi tudo um grande aprendizado. Melhorei bastante do primeiro para o segundo treino, coisa de dois segundos, mas ainda tenho muito o que desenvolver. Especialmente para identificar quais são as reações normais do caminhão e quais não são. Trabalho é a palavra de ordem agora, para chegar com o máximo de competitividade no domingo”, comentou o piloto paranaense, que faz sua estreia na Fórmula Truck.

Piloto da DF Racing Fans desde 2013, o mato-grossense Raijan Mascarello classificou a pista pernambucana como uma das mais difíceis em que já competiu.

“São muitas ondulações, o caminhão pula o tempo todo. A pista é bastante difícil por conta disso. Além de aprender qual a pilotagem adequada para ela, é preciso ajustar o caminhão para essa condição. Fizemos alguns testes nos treinos e vamos seguir trabalhando no sábado. O ponto positivo é que nossos caminhões não tem problema com fumaça e isso pode ser o fator decisivo neste fim de semana”, comentou Mascarello.

A etapa de Caruaru, que soma pontos para os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da Fórmula Truck, prossegue neste sábado com mais duas sessões de treinos livres antes da classificação que vai determinar a ordem de largada. A corrida, primeira do ano na categoria, será às 13h de domingo.

Confira abaixo a programação e como terminou cada sessão desta sexta-feira:

Programação

Sábado – 15 de março
8h30min às 9h15min – Treino livre 3
10h15min às 11h – Treino livre 4
13h – Treino classificatório
14h45min – Top Qualifying

Domingo – 16 de março
9h às 9h30min – Warm up
13h15 – Largada – 1ª etapa de 2014

Resultado – 1 treino livre
1) Felipe Giaffone (Volkswagen, SP), 1:49.065, média de 105.0 Km/h
2) Roberval Andrade (Scania, SP), 1:49.216
3) Beto Monteiro (Iveco, PE), 1:49.932
4) Leandro Totti (Volkswagen, PR), 1:49.934
5) André Marques (Volkswagen, SP), 1:50.425
6) Adalberto Jardim (Volkswagen, SP), 1:50.467
7) Valmir Benavides (Iveco, SP), 1:50.752
8) Geraldo Piquet (Mercedes, DF), 1:50.836
9) Danilo Dirani (Scania, SP), 1:50.927
10) Paulo Salustiano (Mercedes, SP), 1:51.248
11) João Maistro (Volvo, PR), 1:51.639
12) Diogo Pachenki (Volvo, PR), 1:51.801
13) Pedro Muffato (Scania, PR), 1:51.887
14) Raijan Mascarello (Ford, MT), 1:51.977
15) Marcello Cesquim (Mercedes, PR), 1:52.066
16) Fabiano Brito (Volvo, PR), 1:52.575
17) Ronaldo Kastropil (Mercedes, SP), 1:53.245
18) Wellington Cirino (Mercedes, PR), 1:54.128
19) Jansen Bueno (Scania, PR), 1:54.324
20) David Muffato (Ford, PR), 1:54.481
21) Luiz Lopes (Iveco, SP), 1:54.988
22) Jaidson Zini (Iveco, PR), 1:55.531
23) Debora Rodrigues (Volkswagen, SP), 1:56.853
24) Leandro Reis (Ford, GO), 1:57.351

Resultado – 2º treino livre
1) Geraldo Piquet (Mercedes, DF), 1:49.235, média de 104.8 Km/h
2) Roberval Andrade (Scania, SP), 1:49.286
3) Beto Monteiro (Iveco, PE), 1:49.300
4) Felipe Giaffone (Volkswagen, SP), 1:49.319
5) André Marques (Volkswagen, SP), 1:49.404
6) Leandro Totti (Volkswagen, PR), 1:49.653
7) Paulo Salustiano (Mercedes, SP), 1:49.697
8) Adalberto Jardim (Volkswagen, SP), 1:49.831
9) Valmir Benavides (Iveco, SP), 1:50.064
10) Danilo Dirani (Scania, SP), 1:50.511
11) Diogo Pachenki (Volvo, PR), 1:50.653
12) Ronaldo Kastropil (Mercedes, SP), 1:50.978
13) João Maistro (Volvo, PR), 1:50.984
14) Pedro Muffato (Scania, PR), 1:51.056
15) Marcello Cesquim (Mercedes, PR), 1:51.082
16) Fabiano Brito (Volvo, PR), 1:51.299
17) Raijan Mascarello (Ford, MT), 1:51.749
18) David Muffato (Ford, PR), 1:52.056
19) Luiz Lopes (Iveco, SP), 1:52.187
20) Jansen Bueno (Scania, PR), 1:52.805
21) Debora Rodrigues (Volkswagen, SP), 1:53.294
22) Jaidson Zini (Iveco, PR), 1:54.113
23) Leandro Reis (Ford, GO), 58:18.510

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *