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Dia Nacional do Caminhoneiro: Dunlop mostra como cuidar bem do seu pneu de carga, gerando economia e segurança aos motoristas.

Profissionais responsáveis por transportar mais de 65% de todas as mercadorias do país pelas estradas, os caminhoneiros rodam mais de 8,5 mil quilômetros por mês, em média, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2018.

Esta alta quilometragem, associada aos cuidados preventivos e corretivos que os pneus e veículos exigem, impactam diretamente no desempenho, custos e rentabilidade do profissional da estrada.

Com o início da produção de pneus para caminhões e ônibus na fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil, detentora das marcas Dunlop e Falken, em Fazenda Rio Grande, no Paraná, a empresa oferece novas tecnologias ao setor, como por exemplo, o método TAIYO (Sun) System, que traz um novo processo de produção de pneus através da aplicação de finas fitas de borracha de forma automatizada ao longo de sua circunferência, diferentemente do processo até então disponível no mercado.

  • Ferramentas adequadas;
  • Lubrificantes de base vegetal;
  • Local limpo;
  • Por profissionais capacitados utilizando os equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

  1. Faça a Calibragem– A pressão de ar correta é um item extremamente importante para o bom desempenho do pneu e para a sua segurança. Deve ser verificada e ajustada regularmente, e sempre com os pneus frios.

Os pneus devem ser inflados de acordo com a carga transportada e a velocidade de utilização.

  1. Atenção na combinação de pneus duplos– Para que os pneus rodem com o máximo de eficiência, deve-seobservar as performances também em eixos de tração ou livres. Os duplos devem ter as mesmas características:

  • Tipo de construção;
  • Dimensões;
  • Marcas;
  • Larguras e Diâmetros iguais;
  • Desenhos iguais;
  • Profundidades de sulcos iguais.

Duplos mal combinados proporcionarão desgaste irregular do pneu de maior diâmetro, diminuindo sua performance quilométrica e consequentemente sua vida útil.

  1. Faça o rodízio regularmente– Rodízio é a mudança periódica de posição dos pneus no veículo, para compensar a diferença de desgaste em função de vários fatores, como:

  • Irregularidades mecânicas;
  • Distribuição de carga;
  • Diversidade do percurso.

O rodízio é indicado para todos os pneus dos veículos e deve ser realizado de forma periódica e preventiva, a fim de extrair o máximo de desempenho dos pneus e do veículo.

  1. Alinhamento– Tem o objetivo de fazer com que as rodas rodem sem arrasto, o que proporciona desgaste mais uniforme dos pneus, redução do consumo de combustível e evita a deterioração dos componentes da suspensão. Além disso, diminui os esforços que incidem sobre o sistema de direção, o que facilita a dirigibilidade do veículo.

  1. Balanceamento– Balanceamento é o equilíbrio de massas do conjunto pneu e roda. Este equilíbrio é necessário para:

  • Reduzir ou eliminar as vibrações e trepidações geradas;
  • Melhorar o conforto do operador;
  • Aumentar a vida dos componentes mecânicos do veículo.

Deve-se realizar o balanceamento de forma preventiva e periódica.

  1. Fique atento às condições mecânicas– A suspensão é responsável por absorver os impactos do solo e garante a estabilidade do caminhão, contribuindo para um desempenho seguro no trânsito e maior conforto aos caminhoneiros na direção.

Recomenda-se revisões preventivas periódicas de todos os componentes da suspensão do veículo a fim de garantir o bom funcionamento do sistema.

As más condições dos itens de suspensão causam desgastes irregulares e prematuros nos pneus, aumentam o consumo de combustível e diminuem a estabilidade do veículo, comprometendo a dirigibilidade e sua segurança.

  1. Retirada do pneu para reformas– Os pneus devem ser retirados para reforma antes que a profundidade de sulco da banda de rodagem chegue em 1,6mm no ponto mais liso.

Mas, normalmente cada frota ou caminhoneiro utiliza seu próprio critério, levando em consideração seu tipo de trabalho e experiências históricas.

Esse fator de retirada do pneu para reforma com a profundidade de sulco adequada para o tipo de serviço, reflete na preservação da carcaça e, consequentemente, contribui para o aumento da vida útil e menor custo por km rodado.

  1. Condução Segura e Econômica– Os hábitos e estilos de condução são determinantes para a segurança e economia dos motoristas, sendo assim devemos nos atentar a algumas dicas, tais como:

  • Agir e conduzir o veículo com total responsabilidade, obedecendo as leis de trânsito, garantindo a própria segurança, a de terceiros e da carga;
  • Praticar a condução com “Previsão”, ou seja, aquela que o motorista está sempre atento no que poderá ocorrer a sua volta;
  • Trafegar com o veículo sempre engrenado;
  • Realizar manutenção periódica e preventiva nos sistemas de freios, suspensão, elétrico e arrefecimento.

“A Dunlop vê no segmento de carga do Brasil um grande potencial e por isso vem investindo maciçamente em tecnologia para entregar os melhores pneus ao setor. Investindo em nossa rede de distribuidores oficiais e abertura de novos Truck Centers pelo Brasil, a Dunlop oferece locais de apoio e serviços de qualidade ao caminhoneiro. Estamos juntos aos caminhoneiros nas estradas e queremos manter essa relação sólida e constante”, diz Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Dunlop no Brasil.

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