Chevrolet é a marca preferida dos latino-americanos.
De acordo com um estudo recente da área de Classificados do Mercado Livre, que analisou o comportamento dos usuários na Argentina, Chile, Colômbia, Brasil, México e Uruguai, a Chevrolet é a marca mais procurada pelos latinos, com exceção da Argentina. Em segundo lugar, está a alemã Volkswagen como a montadora que mais aparece no ranking top 3 desses países. A pesquisa também revelou que, de maneira geral, as montadoras dos Estados Unidos aparecem de forma unânime como preferidas em toda a região, enquanto as japonesas ficam em segundo lugar.
Ainda com relação à nacionalidade, Argentina e Colômbia são os únicos países pesquisados onde a procura por marcas francesas aparece no top 3 (Peugeot e Renault, respectivamente). Outro dado interessante é que o Chile é o único onde há uma montadora coreana (Hyundai) entre as mais buscadas. No Brasil, 28% preferem os veículos norte-americanos; 22,3% alemães e 20% japoneses.
O Chile é ainda o país com maior oferta de carros asiáticos, principalmente japoneses, que representam 32% da demanda. Já os veículos de origem chinesa têm o maior crescimento de oferta no Chile (46%), seguido pela Argentina, enquanto no resto dos países a presença é marginal.
Entre os modelos mais procurados nos países estão a pickup Hilux, da Toyota, seguida do Gol, da Volkswagen. Já entre as categorias dos automóveis, os modelos do tipo sedã são os mais procurados em todos os países pesquisados, exceto no México, onde o interesse por modelos de SUVs é muito superior à média regional.
Na hora de escolher a cor do veículo, os preferidos são os brancos, pretos e vermelhos. Isso se repete em todos os países, menos no Brasil, onde em vez do preto, a busca é maior por automóveis prata.
O estudo considera o comportamento dos usuários da plataforma nos seis países de abril a janeiro deste ano.