Avaliação da Semana – Andamos com o Onix Activ o aventureiro do líder de vendas.
Caros amigos e internautas, é com um imenso prazer que nesta semana apresentamos o teste realizado com o Chevrolet Onix Activ 2019, a versão aventureira do carro mais vendido no Brasil.
Versão aventureira do carro mais vendido no país difere das demais pelos adereços e maior altura do solo. Onix Activ 2019 tem apoio de cabeça e cinto de três pontos no assento central .
Carro mais vendido no Brasil por três anos consecutivos, Onix traz finalmente itens de segurança básica no assento central traseiro na linha 2019: cinto de três pontos retrátil e apoio de cabeça. Esse espaço é usado em percurso curto na maioria das vezes. Porém, nunca se sabe quando ocorre acidente. Por isso, a importância desses equipamentos. Assim como as demais versões, o Onix Activ 2019 recebeu reforços estruturais na carroceria depois do fiasco no teste de impacto do LatinNCap, em maio de 2017, ao tirar nota zero na proteção a adultos. Em janeiro último, obteve três estrelas de cinco possíveis em situação idêntica. A mesma pontuação para crianças nas duas ocasiões.
Chevrolet Onix Activ 2019 tem apliques de plástico na cor prata em diversos pontos da carroceria: laterais, parachoques dianteiro e traseiro, paralamas, e no rack de teto (bagageiro de outrora). A parte inferior do parachoque na cor preta é para a traseira parecer mais alta. Há também borrachões parafusados na parte inferior das portas. E as rodas de liga na cor preta brilhante completam o visual, mas dividem opinião com os que preferem pintura fosca. O Onix tem porte parrudo com linha de cintura elevada, vidros pequenos nas portas de trás e traseira curta. Porta-malas bem dimensionado (280 litros) pode ser aberto por comando interno no painel ou na chave, mas não tem iluminação. Os adereços aumentam o peso do carro em 17 quilos em relação à versão similar completa. O visual da Activ faz o carro parecer maior.
Interior
Internamente, há apliques em tons de cinza nas portas e painel central. Forração dos bancos em tear fino e tiras estreitas de couro na composição do visual. O visual interno agrada, com montagem benfeita na maioria das vezes e sem rebarbas. Quadro de instrumentos do Chevrolet Onix Activ 2019 mistura elementos digitais e conta-giros analógico. Falta indicador de temperatura do motor. Tradicional sistema multimídia MyLink, sem navegação, em tela de sete polegadas exposta no centro do painel. Ao lado, no alto, fica o prático porta-luvas com iluminação.
Ao alcance das mãos
Comandos estão ao alcance das mãos. Porém, assentos curtos em todos os bancos penalizam conforto. Posição de dirigir é elevada e há regulagem de altura no banco do motorista. Coluna de direção tem apenas regulagem de altura, falta a de distância. O deslize em ergonomia é a necessidade de abaixar um pouco a cabeça para entrar no banco traseiro. Isso por causa do caimento do teto na parte traseira para criar efeito visual esportivo. Há alças de apoio acima de todas as janelas, exceto a do motorista com portaóculos.
Volante
Volante bem dimensionado, com boa pega e revestido com material rugoso, evita deslize acidental das mãos. Agrupa comandos de som, telefone e controle de velocidade. Direção com assistência elétrica é leve em baixa e firme em alta. Fabricante anuncia diâmetro de giro de 10,6 metros, que é razoável. Na prática, o carro vira pouco e é preciso manobrar mais em garagem. Retrovisores grandes compensam em parte a visibilidade limitada de ¾ traseira. Entre os mimos dessa versão está o sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores.
Maior altura do solo
Chevrolet Onix Activ 2019 tem suspensão elevada em 1,4 centímetro e possibilita rodar em piso ruim sem esbarrar a parte inferior, exceto a do parachoque dianteiro em saída na rampa de garagem. Pneus de perfil (65) mais alto minimizam desconforto em superfície irregular. Versão cedida para impressões estava equipada com pneus verdes (baixa resistência à rolagem), que deixam o rodar mais durinho. Suspensão bem calibrada entre conforto e estabilidade. Inclinação da carroceria nas curvas se dá em nível aceitável. Freios foram eficientes em situação simulada de emergência. Faróis iluminam bem no facho baixo, sendo necessário lampejar o alto em algumas situações.
Motor
Motor 1.4 de oito válvulas proporciona boas respostas aos comandos do acelerador. Urra um pouco no kick-down (quando se pressiona totalmente o acelerador). Motor com cabeçote simples, duas válvulas por cilindro, não tem tanta elasticidade em alta quanto um multiválvulas. O desempenho com álcool é melhor pelos 0,9 kgfm de torque a mais, além de mais 8 cv de potência.
Câmbio
Trocas do câmbio automático de seis marchas nem sempre são suaves. Ocorrem trancos. E na maioria das vezes não há redução ao diminuir a velocidade. Para tanto, faz-se necessário reduzir a marcha manualmente em descida, por meio de teclas na parte superior da alavanca, para poupar o sistema de freio. Assim, usa-se o freio motor engatando manualmente a segunda ou primeira marcha evitando sobrecarga no freio. Computador de bordo registrou média de 7 km/l no ciclo urbano e 14 km/l na estrada. Ambos com gasolina.
Quanto custa?
O Chevrolet Onix Activ 2019 tem preço sugerido de R$ 62.990 e com câmbio automático, de R$ 68.390. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Muito bom o manual do proprietário do Onix, com muitos dados técnicos, e de leitura fácil. O sistema OnStar com pacote exclusive também é de série. Opcionais são câmbio automático e controlador eletrônico de velocidade.